

CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Os resultados da reforma administrativa realizada pelo Conselho nos últimos cinco anos

ENTREVISTA (JC pág. 3)
Dráuzio Varella - em entrevista exclusiva ao JC - confirma seu comprometimento com a Medicina e a Literatura

ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Interesse pelos módulos de Educação Continuada do Cremesp confirma sucesso da iniciativa também no interior do Estado

ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
Módulos de atualização profissional do Cremesp, na capital, reúnem público recorde na grande maioria dos temas

ATIVIDADES 3 (JC pág. 6)
Destaque para o 4º Encontro Estadual de Diretores Clínicos do Estado de São Paulo

ESPECIAL (JC págs. 7-8-9)
Confira os detalhes da nova Cédula de Identidade Médica e as novidades no atendimento informatizado aos profissionais do Estado

GERAL 1 (JC pág. 10)
Manifestação em Brasília: pela defesa da implantação plena do SUS e valorização do trabalho médico

ENSINO MÉDICO (JC pág. 11)
Divulgada lista de cursos de Medicina sob intervenção do MEC

GERAL 2 (JC pág. 12)
Destaques: o dia-a-dia da médica Sônia Antonini e o sucesso da 29ª edição do Congresso da Socesp

GERAL 3 (JC pág. 13)
Conselheiros do CFM escrevem sobre escolas médicas e qualidade de ensino

ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
Computador para a emissão de receitas e pedidos de exames. Sim ou não?

GERAL 4 (JC pág. 15)
II Congresso de Bioética de Ribeirão Preto: evento promete repetir sucesso da primeira edição

ARTIGO (JC pág. 16)
Cirurgia Geral: Programa Avançado. Segunda especialidade cirúrgica mais procurada na FMUSP

ENCARTE SOBRE ELEIÇÕES - 1
Eleição Cremesp 2008-2013: voto por correspondência agora também na Capital

ENCARTE SOBRE ELEIÇÕES - 2
Processo eletivo será misto: médicos poderão votar por correspondência e pessoalmente

ENCARTE SOBRE ELEIÇÕES - 3
Procedimentos para registro de chapas de candidatos a membros efetivos e suplentes

ENCARTE SOBRE ELEIÇÕES - 4
A legislação brasileira impede que médico estrangeiro vote na eleição dos Conselhos. Por que?

GALERIA DE FOTOS

ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Interesse pelos módulos de Educação Continuada do Cremesp confirma sucesso da iniciativa também no interior do Estado
Educação Médica Continuada reúne centenas de médicos
em todo o Estado
Araraquara
O 28º módulo do Programa de Educação Médica Continuada em Araraquara foi realizado no dia 3 de abril, com destaque para temas de interesse prático, tais como: Momento Ético (Renato Ferreira da Silva); Diabetes (Marco Antônio Fernandes Dias); Insuficiência coronariana (Maurício de Nassau Machado). O evento foi prestigiado por cerca de quarenta pessoas e, segundo informou o conselheiro José Manoel Bombarda, “o resultado do encontro foi satisfatório e agradou o público de forma geral, de modo que surgiram várias sugestões de temas a serem discutidos futuramente, como a hepatite e a tuberculose”, afirmou.
Ourinhos
Foi realizado, no dia 10 de abril, na Associação Paulista de Medicina da cidade de Ourinhos, o 30º módulo do Programa de Educação Médica Continuada, com os seguintes temas gerais de interesse prático: Momento ético (conselheiro da região de Marília, Alfredo Rafael Dell´Aringa); e Dor torácica (conselheiro e coordenador do Programa na Capital, José Henrique Andrade Vila).
Votuporanga
Sob a coordenação da Delegacia do Cremesp de São José do Rio Preto foi realizado, em 14 de abril, o 31º módulo do Programa de Educação Médica Continuada, na Associação Paulista de Medicina de Votuporanga. Foram tratados temas gerais de interesse prático: Abertura (José Eduardo Pereira); Infecção urinária (João Fernando Pícollo de Oliveira); Dengue (Luciana Souza Jorge); Acidente vascular cerebral (Fábio de Nazaré Oliveira); Asma – abordagem prática (Suzana Renata Perez Orrico). “Os temas foram bem atuais e tivemos uma ótima freqüência dos médicos da cidade. Foi excelente”, afirmou o delegado da Regional, José Eduardo Pereira.
Olímpia
No dia 25 de abril, a Delegacia de Barretos realizou o 32º módulo do Programa de Educação Médica Continuada, na Intermed de Olímpia. Os temas analisados foram: Diagnóstico precoce de Neoplasias (José Altino); Insuficiência Coronariana (Maurício de Nassau Machado); Crise Hipertensiva (José Fernando Vilela Martin) e Diabetes (Luciana Neves Cosenso Martin). No Momento Ético foi realizado um debate sobre as estatísticas da atividade de judicância do Cremesp. Segundo o delegado superintendente Carlos Marcelo Borges Santiago, os eventos no Interior surpreendem: “como sempre a repercussão é extremamente satisfatória, em cidades pequenas como Olímpia há poucos médicos e eles trabalham na rede pública. Para esses profissionais, o curso é muito bem-vindo, pois eles têm oportunidade de tirar várias dúvidas”, declarou o delegado.
Jales
O 33º módulo do Programa de Educação Médica Continuada, organizado pela Delegacia de São José do Rio Preto, aconteceu no dia 28 de abril em Jales. Os temas discutidos foram de interesse prático: Momento Ético (José Eduardo Pereira), em que foi analisado eticamente um caso clínico; Infecção urinária (João Fernando Pícollo de Oliveira); Febre Amarela (Luciana Souza Jorge); Acidente vascular cerebral (Fábio de Nazaré Oliveira) e Asma – Uma abordagem prática (Suzana Renata Perez Orrico). “A freqüência foi muito boa, considerando o número de médicos da localidade, e as palestras transcorreram com muito brilhantismo”, afirmou José Eduardo Pereira, delegado regional do Cremesp.
Presidente Prudente debate
atestado médico
Cerca de 350 médicos, residentes, gestores de saúde e internos da faculdade de medicina local lotaram o auditório da Sociedade de Medicina de Presidente Prudente, no dia 24 de abril, para debater temas relacionados a atestado médico. O evento, que se estendeu até a madrugada, contou com as palestras Prontuário e Atestado Médico (Henrique Carlos Gonçalves) e Atestado de Óbito (Jaime de Oliveira Gomes).
Segundo o conselheiro do Cremesp na região e organi¬zador do evento, Henrique Liberato Salvador, “como Presidente Prudente não tem SVO (Serviço de Verificação de Óbito), o curso ensinou a padronização e o correto preenchimento do atestado de óbito”. Além disso, acrescentou, o presidente do Cremesp “prontificou-se a colaborar para que a cidade disponha do serviço”.
No fechamento do encontro, os presentes participaram de um debate, cuja discussão girou em torno de temas como a realidade regional; as responsabilidades éticas e legais pela emissão e guarda dos documentos; e os limites do médico assistente e do médico perito.
Além de Salvador, Henrique Carlos e Oliveira estiveram presentes no módulo – uma parceria do Cremesp com a Sociedade de Medicina de Presidente Prudente, Diretoria Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde: Adhemar Anzai (presidente da Sociedade de Medicina de Presidente Prudente); Maria Izabel Franzão (secretária municipal de Saúde); Marisa Naban (coordenadora da Assistência Médica Municipal), Sérgio Luiz Cordeiro (diretor clínico do Hospital Universitário local); Arlindo Munuera (presidente da Câmara Municipal); e Luiz Hermínio Dell Porto (presidente do Sindicato dos Médicos de Presidente Prudente).