

CAPA

EDITORIAL
Voto ético

ENTIDADES MÉDICAS
Cremesp terá site exclusivo sobre Bioética

ENTREVISTA
Procurador alerta para os riscos das falsas cooperativas

DEBATE
O Juramento de Hipócrates deve ser revisado ou substituído?

GERAL 1
Planos de Saúde

ELEIÇÕES 2002
Médicos candidatam-se ao Legislativo

ELEIÇÕES 2002
Candidatos ao governo do Estado de São Paulo apresentam programas para a Saúde

GERAL 2
Serviço de destaque

ATUALIZAÇÃO
Apnéia do sono tem alta taxa de mortalidade

GERAL 3
De olho no site

AGENDA
Cremesp faz reunião com Corpo de Bombeiros

CURTAS
Julgamentos simulados

GERAL 4
Parecer

EVENTO
Brasil sediará o VI Congresso Mundial de Bioética

GALERIA DE FOTOS

ELEIÇÕES 2002
Médicos candidatam-se ao Legislativo

Conforme aviso divulgado na edição de julho do Jornal do Cremesp (nº 179), publicamos a seguir um mini-currículo de médicos candidatos a cargos no Legislativo estadual e federal.
Estadual
Ana Maria Alencar
“PSB, número 40121. É psiquiatra e médica do trabalho. Bandeira de luta: pela melhoria da qualidade da saúde dos trabalhadores e das mulheres”.
Carlos Neder
“PT, número 13666. É médico sanitarista e mestre em Saúde Pública pela Unicamp. Foi secretário municipal da Saúde em São Paulo e vereador eleito com 40 mil votos. Participou da CPI do PAS”.
David Zylbergeld Neto(David Neto)
“PTB, número 14018. Residência em clínica médica no Hospital Matarazzo (1977-1979), título de especialista em clínica médica, ex- secretário de Saúde e Medicina Preventiva de Carapicuiba/SP (gestão 2001); autor de 520 publicações relativas à questão sócio-política nacional”.
Fausto Figueira
“PT, número 13713. Foi coordenador do plano de saúde da Cosipa, diretor do hospital Guilherme Álvaro e do SUDS-52, presidente do Sindicato dos Médicos da Baixada Santista e diretor da Federação Nacional dos Médicos e do Conselho Regional de Medicina”.
João Felisberto dos Reis
“PMDB, número 15656. Vereador de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004 em Capivari/SP, presidente da Câmara de Vereadores daquela cidade, de 1997 a 1998, presidente da Unimed de Capivari há 12 anos, pós-graduação em Gestão Empresarial Avançada Latu Sensu pela USP”.
Mário Hato
“PDT, número 12012. Federalizou a Escola Paulista de Enfermagem, instituiu a carteira assinada para médicos residentes, regulamentou a profissão de auxiliar de enfermagem e a prática da acupuntura. Tem como proposta instalar um fórum de debates para aperfeiçoar o SUS”.
Milton Flávio Lautenschlager
“PSDB, número 45101. É médico urologista e professor de Medicina da Unesp, em Botucatu. Foi diretor do Hospital das Clínicas da Faculdade e um dos responsáveis pelo início dos transplantes renais na região. Foi secretário municipal de Saúde e Meio Ambiente”.
Paulo Kron
“PSDB, número 45617. É médico assistente do Instituto do Coração do HCFmusp, tendo atuação no PAM Várzea do Carmo e no Hosp. Municipal Vila Nova Cachoeirinha. Propõe o Regime Jurídico Único para os servidores do Estado, como forma de corrigir as distorções salariais, em especial, da classe médica”.
Pedro Tobias
“PSDB, número 45100. É médico há 22 anos, especialista em doenças da mama e câncer ginecológico. Eleito deputado estadual em 1998, lutou pela retomada das obras do Hospital Regional de Bauru, que estarão prontas este mês, e também conquistou o Instituto Regional de Câncer de Mama”.
Regina Parizi
“PT, número 13900. Médica sanitarista e primeira mulher presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo defende o direito à saúde e a ética, a valorização dos médicos e profissionais de saúde, atendimento digno a todos os pacientes e a regulamentação dos planos de saúde”.
Sônia Goulart Ishikawa
“PSDB, número 45888. Presidente da Associação dos Médicos do Poupatempo e idealizadora desse projeto para os municípios. Lutará por bolsa complementar para universitários e para que as pessoas tenham acesso à medicação gratuita”.
Tenilson Amaral Oliveira “PSB, número 40125. Ginecologista dos hospitais Leonor M. de Barros, Hospital M. do Tatuapé e Albert Einstein. Formado pela PUC-Sorocaba, com mestrado e doutorado pela USP. Foi diretor do Sindicato dos Médicos de São Paulo e coordenador do Fórum por uma Política Nacional de Medicamentos Genéricos”.
Federal
Angela Guadagnin
“PT, número 1317. É pediatra e ex-prefeita de São José dos Campos. Na Câmara, é vice-líder do PT e titular da Comissão de Seguridade Social. Participou de várias CPI’s e comissões especiais. Suas prioridades são saúde, assistência social, criança e adolescente, meio ambiente e defesa da vida”.
Arlindo Chinaglia
“PT, número 1322. Médico e deputado estadual em 1991 e deputado federal desde 1995. Foi secretário de implementação das subprefeituras de São Paulo e teve papel de destaque nas CPIs dos medicamentos e das fraudes contra o INSS, assim como na regulamentação dos planos de saúde”.
Jamil Murad
“PC do B, número 6513. É médico, trabalhou nos Hospitais das Clínicas, Brigadeiro e do Servidor Público Estadual. Foi diretor do Sindicato dos Médicos de São Paulo até 1990. Integra a Comissão de Saúde e Higiene da Assembléia Legislativa, o movimento SOS – SUS e a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Pública”.
José Aristodemo Pinotti
“PMDB, número 1551. Slogan da campanha: Excelência na saúde pública é possível. Desejo voltar ao processo político para fazer o que sempre fiz como reitor, secretário da Educação, da Saúde e deputado federal: lutar pela livre escolha, maior abrangência dos planos, tabelas e salários dignos”.
Roberto Gouveia
“PT, número 1321. Deputado estadual pelo PT, é médico sanitarista, formado pela USP. É autor do Código de Saúde do Estado de São Paulo, da lei dos direitos dos usuários, da lei do banimento do amianto, do novo Código Sanitário e da lei contra a discriminação aos portadores do vírus HIV, entre outras”.
Sérgio Antonio Nechar
“PDT, nº 1239. Oncologista, é professor da Faculdade de Medicina de Marília desde 1980. Foi presidente da APM/regional de Marília de 1990 a 93, fundador e ex-presidente da Unimed de Marília, ex-vereador da cidade (1996-2000). Lutará por saúde, trabalho e educação, sobretudo na região”.
Talmir Rodrigues
“PSB, número 4009. É médico há 20 anos, atendendo na região de Presidente Prudente/SP, crianças e adolescentes e portadores de deficiência, fundador do Condef, Ação-Familiar do Brasil, Assoc. do Rosário, Gepac, Repres. da Fed. Internacional do Direito de Viver”.
Walter Feldman
“PSDB, número 4570. É médico, formado pela EPM, em 1977. Foi eleito duas vezes vereador de São Paulo; eleito deputado estadual pela primeira vez em 1994. Foi líder do governo Mário Covas na Assembléia Legislativa e secretário de Estado da Casa Civil, em 1997. Em 2001, foi escolhido presidente da Assembléia Legislativa”.