

CAPA

EDITORIAL
Editorial de Desiré Carlos Callegari

POSSE 1
Conheça a diretoria do 3º período da gestão 2003-2008

ENTREVISTA
Desiré Callegari fala sobre metas e expectativas da nova diretoria

POSSE 2
Aqui estão os membros da nova diretoria do Cremesp

SAÚDE EM AÇÃO
Acordos e parcerias fortalecem entidades médicas e de saúde

ESPECIAL
I Congresso do Cremesp: número de participantes comprova acerto na escolha dos temas

ATIVIDADES DO CONSELHO 1
Falsos médicos: medidas adotadas pelo Conselho visam coibir atuação

ATIVIDADES DO CONSELHO 2
Cremesp amplia sua biblioteca: novo espaço cria ambiente ideal para pesquisa e leitura

DEBATE
Tema da vez: a gestão da Saúde por Organizações Sociais

AGENDA
A participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe médica

TOME NOTA
O Alerta Ético desta edição aborda o descaso no atendimento

GERAL
Destaque: a situação da Santa Casa de Franca

HISTÓRIA
A história do primeiro hospital do Brasil

GALERIA DE FOTOS

ATIVIDADES DO CONSELHO 2
Cremesp amplia sua biblioteca: novo espaço cria ambiente ideal para pesquisa e leitura
Biblioteca do Cremesp é ampliada
Reinaugurada em 1º de abril em um ambiente maior, com um acervo de mais de 1.350 livros catalogados e mais de 20 títulos de revistas estrangeiras e nacionais predominantes em Ética e Bioética, a biblioteca do Cremesp Dr. Flamínio Fávero está aberta ao público. O usuário não necessita ser médico, realizar cadastro ou obter carteirinha para freqüentá-la, mas a consulta ao acervo somente pode ser feita no local, não sendo possível empréstimos.
A biblioteca disponibiliza a seus visitantes, além da legislação em saúde, obras relacionadas ao direito médico (responsabilidade civil, teoria jurídica sobre Ética Médica) e referências básicas (dicionários, guias, enciclopédias, manuais). Não há livros de especialidades médicas: as obras são estritamente ético-jurídicas.
O acervo obedece aos critérios de classificação e organização da National Library of Medicine (NLM). Os livros estão dispostos em uma área de aproximadamente 40 m2. Na sala de leitura – com 30 m2 – estão à disposição três computadores para pesquisa, com acesso à internet de banda larga.
Há acompanhamento diário, por parte dos funcionários responsáveis pelo departamento, de normas pertinentes ao exercício da Medicina e à Ética Médica, publicadas nos diários oficiais federal, estadual e municipal. A atualização é disponibilizada integralmente na página principal do Portal do Cremesp e enviada, também, por meio eletrônico aos Conselhos e médicos cadastrados na lista da biblioteca – que já somam mais de 300. No site, há facilidade na busca de referências de livros e revistas, além de seus respectivos sumários.
O próprio usuário da biblioteca faz sua consulta, tem acesso à estante e manuseia a obra de interesse, embora os funcionários estejam à disposição para orientar. É oferecido serviço de fotocópia. Para consultar a biblioteca, no 1º andar, o interessado deve se dirigir à recepção do Cremesp, na rua da Consolação, 753, de segunda à sexta-feira, das 9h30 às 17 horas.
Programa de Educação Continuada
terá módulos na Capital e no Interior
Dando seqüência ao seu Programa de Educação Continuada, o Cremesp promoverá mais três módulos, no mês de maio: na Capital, em São José do Rio Preto e em Santos. O Programa dá ênfase ao paciente e o nível das apresentações é acessível a todo médico atuante. As inscrições são gratuitas. O objetivo é levar informações práticas e diretas de especialidades para os não-especialistas e também para médicos residentes e em aprimoramento profissional.
Ao abordar com profundidade temas mais gerais do diagnóstico e do tratamento, o programa leva informações essenciais aos médicos que trabalham na linha de frente, que iniciam o processo de assistência ao paciente. Na cidade de São Paulo, o tema será Ginecologia e Obstetrícia – Diagnóstico e Tratamento das Principais Causas de Mortalidade Materna; em São José do Rio Preto, o tema será Pediatria, e em Santos, Cardiologia.
Para acompanhar a programação completa dos módulos, nas três cidades, clique AQUI