

CAPA

EDITORIAL
A Eleição Presidencial e o SUS

CONSELHO
Cremesp lança Caderno de Ética em Ginecologia e Obstetrícia

ENTREVISTA
“O contrário da violência não é a não violência. É a cidadania”

ARTIGOS
Emílio César Zilli e Nabil Ghorayeb

GERAL 1
Formulários brancos precisam ser preenchidos com mais atenção

GERAL 2
Terapia de Reposição Hormonal exige maior cautela

ESPECIAL
O programa de Saúde dos presidenciáveis

DESTAQUE
Hospital Santa Catarina: quase um século de bons serviços

ATUALIZAÇÃO
Programa de Hepatites Virais adota medidas preventivas

GERAL 3
De Olho no Site do Cremesp

AGENDA
Mini rodada de Anestesiologia é realizada em Santo André

GERAL 4
Cirurgia em pessoa com mais de 70 anos

AIDS
Conferência de Barcelona aponta o futuro da epidemia

GALERIA DE FOTOS

CONSELHO
Cremesp lança Caderno de Ética em Ginecologia e Obstetrícia

O caderno de “Ética em Ginecologia e Obstetrícia”, do Cremesp, foi lançado no último dia 17 de agosto durante o VII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia. Idealizado pela Câmara Técnica de Saúde da Mulher e coordenado pelo conselheiro Cristião Fernando Rosas, o livro faz parte da série de publicações que o Cremesp vem lançando nos últimos anos, dirigidas a determinadas especialidades ou áreas específicas de atuação do médico. “O objetivo da publicação é esclarecer dúvidas relacionadas à prática diária dos especialistas, sob uma proposta de mudanças na postura profissional que possam imprimir uma abordagem mais humanizada para a assistência médica às mulheres”, informou Cristião.
A publicação é de autoria coletiva e contou com a colaboração de vários profissionais ligados à área, que contribuíram com suas especifidades na elaboração dos 34 temas desenvolvidos nos dez capítulos da obra. Entre as temáticas dos capítulos estão: Responsabilidade Médica, Princípios Bioéticos, Consentimento Esclarecido, Relação com Pacientes e Familiares, Prontuário e Segredo Médico, Direitos Sexuais e Reprodutivos, Ética em Tocoginecologia, Plantão, Internação, Alta e Remoção de Pacientes.
O coordenador do livro destaca a parceria da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp), que têm representantes na Câmara Técnica de Saúde da Mulher do Cremesp. Os fatores relacionados à má-prática do exercício da medicina nessa área foram o foco das preocupações dessa Câmara Técnica no último ano, assunto que foi analisado exaustivamente, culminando no livro. O presidente do Cremesp, Gabriel David Hushi, destacou que “ginecologistas e obstetras deparam-se com dilemas éticos e bioéticos com maior freqüência porque seu campo de atuação é amplo e complexo, incluindo a reprodução e o nascimento”.
Especialidade responde por 12% das denúncias e 30% dos processos
A elaboração do caderno “Ética em Ginecologia e Obstetrícia” exigiu um levantamento detalhado nas seções de Denúncias e Processos Disciplinares do Cremesp. Do conjunto de especialidades médicas, Ginecologia e Obstetrícia aparecem como as mais denunciadas, respondendo por 12% das denúncias e por 30% dos processos. O trabalho incluiu a pesquisa dos artigos do Código de Ética Médica mais infringidos, concluindo que os conflitos mais freqüentes da relação médico-paciente poderiam ser evitados com uma abordagem mais humanizada.
Entre outros dados analisados pelo livro, estão os fornecidos pelo levantamento do Cremesp, no período de 1997 e 98, sobre as condições de atendimento a partos e nascimentos em 99 hospitais públicos e privados do Estado de São Paulo. “Embasada pela consistência dos dados estatísticos e amparada por normativas e leis, a publicação será uma importante ferramenta de consulta rápida e fácil frente aos dilemas éticos no dia-a-dia da profissão”, finalizou Cristião.
BIREME
Parceria irá capacitar médicos O Centro Latino Americano e do Caribe de Informações em Ciência da Saúde (Bireme) – órgão ligado à Organização Pan-americana da Saúde (Opas) e à Organização Mundial de Saúde (OMS) – e o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) estão em fase final de conversação para a assinatura de um convênio de cooperação entre as duas entidades. Pelo Cremesp, os diretores Moacyr Esteves Perche, José Cássio de Moraes e Maria Luiza Machado estão trabalhando nesta nova parceria. Pela Bireme, os responsáveis são o diretor Abel Laerte Packer e a coordenadora de serviços cooperativos de informação, Carmem Verônica Mendes Abdala.
O convênio tem três objetivos: proporcionar cursos de capacitação de médicos no uso da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); fazer cursos ministrados em parceria com as bibliotecas das escolas médicas do Estado; e transformar a biblioteca do Cremesp em cooperante da Bireme para possibilitar a indexação do material de divulgação do Conselho a esse sistema. Os cursos são destinados aos médicos e professores e, possivelmente, poderão começar ainda no segundo semestre deste ano. “Devemos fazer dois cursos piloto e então montar cerca de 20 cursos até o final de 2002”, diz Moacyr Perche.
O objetivo é proporcionar uma forma de educação continuada, ensinando os profissionais de saúde a utilizar os recursos da BVS. “As bibliotecas das escolas médicas já demonstraram interesse, fizemos um levantamento das que têm estrutura para realizar os cursos e estamos em fase de assinatura do convênio”, conclui Moacyr.
A proposta de parceria está sendo enviada a Washington, EUA, onde será assinada pelos representantes da Opas e da OMS.