

Últimas Notícias
Formação médica
Cremesp defende urgência em aprovação de projeto que torna obrigatório o exame de proficiência em Medicina
RQE INTOCÁVEL! DECISÃO NACIONAL
Cremesp derruba Resolução da AMB e garante validade do título de especialista
RQE INTOCÁVEL! DECISÃO NACIONAL
Cremesp derruba Resolução da AMB e garante validade do título de especialista
Vitória judicial
CFM e Cremesp se unem para barrar prescrição de receitas por farmacêuticos
Notícias
11-04-2016 |
Ensino médico |
Cremesp discute parceria com National Board of Medical Examineer para avaliar progressão do ensino médico em São Paulo |
Criado em 1915, o NBME é uma instituição independente que, junto ao United States Medical Licensing Examination (USMLE) e a Federation of State Medical Boards (FSMB), avalia o conhecimento médico em etapas, às quais os estudantes de Medicina dos Estados Unidos e Canadá e os profissionais devem passar para poder exercer a profissão nos EUA (veja box). Em recente visita ao Brasil para o Simpósio Internacional sobre Avaliação de Desempenho dos Egressos de Medicina, o médico português Nuno Sousa, que é membro do Comitê Executivo do NBME, conheceu em detalhes o Exame do Cremesp. Ele também teve uma reunião com os coordenadores da prova, o presidente do Conselho, Bráulio Luna Filho, e o conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira. Para Sousa, que também é professor titular e pesquisador da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Minho em Portugal, o Exame do Cremesp e o NBME têm muito em comum, principalmente em relação à análise dos resultados. O professor destacou ainda que “ambas as provas têm como meta a melhoria da assistência à saúde, o que tem um enorme valor social”. “O trabalho efetuado pelo Cremesp na dimensão da avaliação tem sido notável. A confiança que foi alcançada está bem espelhada pelo número de candidatos que, no último ano, fizeram a prova, mesmo sem que esta fosse obrigatória”, opina Sousa.
O professor acredita que é possível estabelecer parâmetros entre o National Board of Medical Examineer e o Exame do Cremesp, uma vez que ambas as instituições estão empenhadas em um objetivo principal: melhorar os cuidados de saúde por meio da avaliação. Na reunião com os coordenadores do Exame do Cremesp, o professor acenou com a possibilidade de levar uma proposição de parceria ao Comitê Executivo do NBME, caso os responsáveis pela prova brasileira elaborassem uma proposta. Ele se prontificou a trabalhar em conjunto com o Cremesp para estabelecer uma colaboração benéfica para todos que partilham esses valores em comum. “Espero, muito brevemente, poder ser mais concreto quanto a datas. Mas o que é seguro, neste momento, é que iremos trabalhar para a construção dessa colaboração”, assegurou.
Como é feita a avaliação do Board nos Estados Unidos O United States Medical Licensing Examination, mais conhecido pela sigla USMLE, é um exame para o exercício da Medicina introduzido em 1992, nos Estados Unidos. Trata-se de uma avaliação em várias etapas, desenvolvida pela Federation of State Medical Boards(FSMB) e pela National Board of Medical Examineer (NBME), e deve ser realizada por estudantes de Medicina ou médicos para a obtenção da licença profissional.
Tags: ensino médico, NBME, exame, Medicina, avaliação, desempenho. |