Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 15-04-2025
    Fórum
    Cirurgiões plásticos debatem técnicas controversas em evento promovido pelo Cremesp
  • 11-04-2025
    Defesa das Prerrogativas e Ato Médico
    Cremesp se reúne com secretários da pasta de segurança do Governo de SP para iniciar projeto Muralha Médica e proteger o médico de agressões
  • 10-04-2025
    Formação médica
    Cremesp defende urgência em aprovação de projeto que torna obrigatório o exame de proficiência em Medicina
  • 04-04-2025
    RQE INTOCÁVEL! DECISÃO NACIONAL
    Cremesp derruba Resolução da AMB e garante validade do título de especialista
  • Notícias


    08-11-2013

    Psiquiatria

    Cremesp lança livro que aborda aspectos práticos e éticos de Medida de Segurança


    João Ladislau, Mauro Aranha e Quirino Cordeiro 

    Medida de Segurança – Uma questão de Saúde e Ética é a mais nova publicação do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), lançada nesta sexta-feira (8/11), na sede da Casa. Prevista no Código Penal, a Medida de Segurança é aplicada a pessoas que cometeram delitos, porém, no momento da infração, não tinham capacidade de discernir sobre a ilegalidade do ato. Sendo assim, não tem caráter punitivo, mas o de oferecer tratamento ao indivíduo, eliminar sua periculosidade, além de garantir sua integridade e a ordem social.

    Para abordar os aspectos práticos e a violação aos direitos humanos de pessoas sob Medida de Segurança, a Câmara Técnica de Psiquiatria do Cremesp organizou a publicação, composta por 15 artigos de especialistas da Medicina e do Direito.

    O livro descreve a situação desumana  em que se encontram internos de hospitais de custódia do Estado de São Paulo.


    Ladislau: publicação abre espaço para reflexão sobre universo esquecido

    Durante o lançamento, o presidente do Cremesp, João Ladislau Rosa, lembrou que o Conselho tem primado pela abordagem de temas polêmicos e importantes para sociedade por meio de suas Câmaras Técnicas.  Na apresentação do livro, Ladislau Rosa descreve o abandono e o desrespeito aos direitos humanos das pessoas com transtorno mental que cometeram ações ilegais. “A publicação abre espaço para uma reflexão sobre um universo esquecido e discriminado, que só vem à tona quando, aos olhos da opinião pública, o autor de um crime chocante é supostamente protegido pelo manto da inimputabilidade”.

     


    Aranha: medida não é aplicada da forma prevista, com zelo à dignidade e humanidade

    O vice-presidente do Cremesp, Mauro Gomes Aranha de Lima  -  um dos organizadores do livro, junto com Quirino Cordeiro  -  destacou que a Medida de Segurança não é aplicada da forma prevista, com zelo à dignidade e humanidade. “A experiência nos mostra que, cada vez mais, as pessoas que estão em Medida de Segurança não são tratadas pelo Estado como pacientes, mas como pessoas que cometeram delitos penais”, afirmou. Aranha ressaltou também  que a publicação sobre Medida de Segurança é a segunda de uma série de três obras - a primeira, Saúde Mental e Perda de Liberdade, foi lançada em setembro de 2013; e a terceira está prevista para o início de 2014.

    Simultâneo ao lançamento, o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Caetano Lagrasta Neto, um dos autores do livro, apresentou palestra sobre o tema Segurança e liberdade: esboço ou proposta para uma sociedade justa, ainda que amanhã.

     

    Para fazer o download gratuito da obra, completa, clique AQUI.

     

     

    Fotos: Osmar Bustos

     

     

     

     

    Tags: PsiquiatriamedidasegurançalivroCremespdireitoshumanos.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 40 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2025 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 630 usuários on-line - 40
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.