

CAPA

PÁGINA 2
"Arrumando a Casa" para resgatar a Medicina

PÁGINA 3
Audiência online moderniza serviços e otimiza recursos

PÁGINA 4 E 5
Finanças

PÁGINAS 6 E 7
Mais Médicos

PÁGINA 8 E 9
Telemedicina

PÁGINAS 10 E 11
Desinformação

PÁGINA 12
Mudanças na Comunicação

GALERIA DE FOTOS

PÁGINA 12
Mudanças na Comunicação
Mudanças na comunicação
Revista Ser Médico já circula com novo projeto gráfico e editorial
Os médicos paulistas receberam, em meados de janeiro, a nova revista Ser Médico, que teve seus projetos gráfico e editorial reformulados. Os conteúdos foram atualizados, seguindo temas do cotidiano e da carreira do médico, além daqueles que são discutidos no mundo (como no Jama - Journal of American Medical Association) e que envolvem a sociedade em geral.
A mudança faz parte da reestruturação que vem sendo implantada na Comunicação do Conselho. O Cremesp está ampliando a interação da entidade com o médico, produzindo conteúdo de relevância técnica e ética para os profissionais. As mudanças incluem, ainda, a reestruturação dos outros meios impressos e digitais, como o Jornal do Cremesp, que deixou de circular na versão em papel.
Convocações e editais passam a ser divulgados pelo site do Cremesp
O Cremesp passou a disponibilizar em seu site as convocações e editais que eram publicados na versão impressa do Jornal do Cremesp. A convergência desse material para a modalidade online está de acordo com o Código de Processo Ético-Profissional e tem a chancela do Conselho Federal de Medicina (CFM). Os editais já podem ser consultados em Serviços > Editais. O conteúdo se apresenta tal como foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE).
Conselho edita livro sobre assédio moral na formação médica
O Cremesp publicou o livro Assédio moral na formação médica: conscientizar para combater, destinado a médicos residentes, acadêmicos e demais interessados. A publicação tem por objetivo conscientizar a categoria sobre esse grave e crescente problema, que é uma realidade durante a formação médica, além de discutir e propor medidas para o enfrentamento e prevenção desse tipo de comportamento.
A obra, lançada em abril deste ano, foi organizada pelos médicos Edoardo Filippo de Queiroz Vattimo, conselheiro e coordenador da Assessoria de Comunicação do Cremesp; e Elio Belfiore, delegado regional em Campinas.
Obra também traz subsídios para melhor reconhecimento do problema
O livro revisa, amplia e atualiza a versão “cartilha”, lançada online pelo Cremesp em 2018, trazendo também elementos do direito que tratam do assédio moral; subsídios para o melhor reconhecimento do problema; e medidas individuais e institucionais que podem ser adotadas contra os abusos.
Assédio moral na formação médica: conscientizar para combater é o primeiro livro editado pela atual gestão do Conselho.