Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 11-04-2025
    Defesa das Prerrogativas e Ato Médico
    Cremesp se reúne com secretários da pasta de segurança do Governo de SP para iniciar projeto Muralha Médica e proteger o médico de agressões
  • 10-04-2025
    Formação médica
    Cremesp defende urgência em aprovação de projeto que torna obrigatório o exame de proficiência em Medicina
  • 04-04-2025
    RQE INTOCÁVEL! DECISÃO NACIONAL
    Cremesp derruba Resolução da AMB e garante validade do título de especialista
  • 04-04-2025
    RQE INTOCÁVEL! DECISÃO NACIONAL
    Cremesp derruba Resolução da AMB e garante validade do título de especialista
  • Notícias


    24-11-2011

    Ensino médico

    Em 2011, 46% dos estudantes de medicina que participaram do Exame do Cremesp foram reprovados

    Alto índice de reprovação é consequência de abertura indiscriminada de escolas médicas, diz presidente do Conselho


    Renato Azevedo fala aos jornalistas sobre os resultados do Exame, após a coletiva de imprensa  


    A edição de 2011 do  Exame Cremesp, que avalia o desempenho dos  estudantes do sexto ano de medicina das escolas paulistas, revelou, mais uma vez, um alto índice de reprovação (46%) entre os participantes. O resultado é considerado preocupante pelo presidente do Cremesp, Renato Azevedo.  “Estão abrindo escolas médicas sem qualidade e, em consequência, formando médicos despreparados”, denunciou Azevedo. Ele lembrou que cerca de 70 escolas médicas foram abertas no país nos últimos oito anos, e, a maioria delas, sem hospital escola. 

    Os principais  resultados  da avaliação de 2011 foram apresentados pelo presidente do Conselho e pelo coordenador do Exame do Cremesp, Reinaldo Ayer de Oliveira, em coletiva à imprensa, às 10h30 desta quarta-feira (9/11).  Ayer chamou atenção para o baixo desempenho dos estudantes avaliados no acumulado das edições. Nos últimos sete anos, 4.821 formandos participaram do exame, dos quais 2.250 (46,6%) foram reprovados.  “ Há uma tendência de reprovação, que fica em torno dos 50% e persiste desde a primeira prova aplicada pelo Cremesp, em 2005, até 2011”,  analisou Ayer. “É preciso discutir um sistema de avaliação externa das escolas médicas”, afirmou o coordenador.  Já Renato Azevedo defendeu a obrigatoriedade de um exame de avaliação dos formandos em medicina nos moldes do que vem sendo realizado pelo Cremesp. 


    Reinaldo Ayer durante entrevista na sede do Cremesp 

    A participação no Exame  do Cremesp não é obrigatória e nem requisito para a habilitação ao exercício da medicina. A avaliação visa contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no país e o estudante aprovado recebe um certificado que pode ser útil no currículo profissional. As provas da 7ª edição foram aplicadas em 2/10, em 14 municípios paulistas - São Paulo, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Catanduva, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté. Os testes reuniram 120 questões de nove áreas básicas: Bioética, Ciências Básicas, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia, Pediatria, Saúde Mental e Saúde Pública.  Para acessar a íntegra do documento entregue a imprensa com os principais resultados do Exame do Cremesp clique aqui.  

    Fotos: Osmar Bustos

            

    Tags: Cremespexame2011ensinomédicoRenato AzevedoReinaldo Ayercoletivaimprensa46%.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 47 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2025 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 418 usuários on-line - 47
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.