

Últimas Notícias
Vitória judicial
CFM e Cremesp se unem para barrar prescrição de receitas por farmacêuticos
Nova dinâmica
Atendimento em regionais não precisa de agendamento
Por liminar, não!
Reunião entre Cremesp e ministro do CNJ, Luís Roberto Barroso, busca proibir a abertura de faculdades de Medicina por liminares
Revista científica
Disponível a 3ª edição da Journal of Medical Resident Research (JMRR)
Notícias
10-10-2011 |
Psoríase e Vitiligo |
Encontro na Câmara Municipal focou a qualidade de vida do paciente |
O encontro, na Câmara Municipal de São Paulo, contou com a presença de aproximadamente 1.300 pessoas, dentre elas, o diretor e segundo-tesoureiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Nacime Salomão Mansur, participante ativo da mesa de discussões sobre perguntas feitas pela plateia. Para Cid Yazigi Sabbag, diretor do Centro Brasileiro de Estudos em Psoríase, combater a ignorância em relação à psoríase e ao vitiligo, com informação, é a principal arma contra a doença. “O encontro deste ano abordou questões práticas referentes aos portadores destas doenças, incluindo temas voltados à convivência do paciente com sua ‘grande família’, que reúne além dos parentes diretos, pessoas que convivem com o ele no dia a dia, como amigos e colegas de trabalho”. O Encontro de Psoríase foi criado por Sabbag e pelo médico e vereador (PV-SP) Gilberto Natalini.
Ao final foi apresentada uma Carta Compromisso (abaixo) com o relato das ações desenvolvidas desde o Encontro de 2010 e aquelas que serão realizadas até maio de 2012, quando serão celebrados os 10 anos consecutivos do Grande Encontro de Psoríase e Vitiligo. Carta Compromisso “A partir dos Encontros realizados anteriormente, vários objetivos já foram alcançados, como a criação do projeto de lei, que hoje é o de nº 286/07, incluindo a psoríase na pauta da saúde pública da cidade de São Paulo. Foi selado acordo com o PAM Maria Zélia, que adquiriu uma máquina de fototerapia e hoje o ambulatório tem uma área especializada no tratamento da doença. A Secretaria Municipal de Saúde publicou um decreto instituindo o programa de psoríase na cidade de São Paulo, além da conquista de mais um Centro de Psoríase, no Ambulatório de Especialidades Maurice Pate-Penha, por meio de uma emenda parlamentar de autoria do médico e vereador Gilberto Natalini. A impressão de 300.000 cartilhas educativas e como compromisso para o próximo ano ficaram: inclusão da odontologia nos próximos encontros, aquisição de mais uma máquina de fototerapia, agora para a zona sul e a inclusão da terapia em família no tratamento da psoríase e do vitiligo.”
|