

CAPA

EDITORIAL (pág. 2)
João Ladislau Rosa - Presidente do Cremesp

ENTREVISTA (pág. 3)
Tim Swanwick

LEGISLAÇÃO (pág. 4)
Limites da atuação do médico e do farmacêutico

MAIS MÉDICOS (pág. 5)
As falhas do Programa em São Paulo

SAÚDE SUPLEMENTAR (pág. 6)
Contratualização formal dos médicos

MOVIMENTO MÉDICO (pág. 7)
Plano de Carreira

ENSINO MÉDICO (pág. 8)
Avaliação de egressos

ENSINO MÉDICO (pág. 9)
Opinião acadêmica

PLENÁRIA TEMÁTICA (pág. 10
Trote, preconceito e assédio

EBOLA (pág. 11)
Medidas de precaução

AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág. 12)
Inauguração

JOVENS MÉDICOS (pág. 13)
Falsificação de atestado médico

ANUIDADE 2015 (pág. 14)
Desconto para PJ

BIOÉTICA (pág. 15)
Avanço tecnológico e acesso dos pacientes

GALERIA DE FOTOS

AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág. 12)
Inauguração
Delegacia Metropolitana Sul inaugura novo espaço
Presidente João Ladislau, coordenador Carlos Alberto Campos e o superintendente Jorge Roberto Dib
A Delegacia Metropolitana Sul do Cremesp dispõe agora de quase o dobro de espaço da antiga unidade. Inaugurada em 16 de outubro, a nova sala está situada na Avenida Adolfo Pinheiro, 1.001, Santo Amaro, onde os médicos poderão desfrutar de maior conforto e agilidade no atendimento.
“O Conselho precisa acompanhar o crescimento do número de médicos no Estado e no município, adequando as instalações para atender a demanda e melhorar o serviço interno oferecido. As delegacias são pontos de trabalho avançados, próxima aos médicos, com o objetivo de facilitar a relação com o Conselho”, comentou o presidente do Cremesp, João Ladislau Rosa, que esteve presente na inauguração das novas instalações da delegacia metropolitana.
Durante o evento, foi prestada uma homenagem em memória de Luis Alcídes Manreza, delegado do Cremesp na Zona Sul, que faleceu no dia 24 de dezembro de 2011. Na ocasião, também foi realizada uma reunião de Câmara Revisora, com a participação do presidente e dos conselheiros Carlos Alberto Herrerias de Campos, Aizenaqui Grimaldi de Carvalho, Krikor Boyaciyan, Otelo Chino Júnior e Marli Soares.
Além das atividades internas do Conselho, João Ladislau Rosa, como presidente do Cremesp, também participou de:
- 18/09 – Reunião com a Superintendência do Hospital Universitário da USP;
- 26/09 – Pleno do Conselho Estadual de Saúde – Estadualização dos hospitais públicos e Processos de formação em Medicina no Estado de São Paulo – na sede da Secretaria Estadual de Saúde;
- 01 e 02/10 – II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2014, e solenidade de posse dos conselheiros federais, na sede da Associação Médica de Brasília/DF;
- 08/10 – Reunião com os presidentes do Simesp e da APM;
- 09/10 – Palestra sobre preenchimento de Atestado de Óbito e Atestado Médico, no auditório do Hospital Municipal Arthur Ribeiro Saboya;
- 10/10 – Palestra sobre o tema Ética Médica, direcionado aos residentes e médicos do corpo clínico do Hospital Regional de Cotia;
- 15/10 – Reunião entre a Diretoria do CFM e os presidentes dos CRMs, na sede do CFM, em Brasília/DF;
- 17/10 – Jantar comemorativo ao Dia do Médico, na APM.
Eventos
Médicos com mais de 50 anos de profissão são homenageados
A exemplo de anos anteriores, o Cremesp homenageou os colegas médicos paulistas que atuam na profissão há mais de 50 anos. A solenidade, em alusão ao Dia do Médico – comemorado em 18 de outubro –, estava prevista para o dia 5 de novembro, no Centro de Convenção Rebouças, na capital paulista.
Durante a cerimônia estava previsto um coquetel para os convidados e entrega de diplomas, como forma de homenagear dezenas de profissionais pelas décadas dedicadas em prol do outro.
Além dos colegas médicos homenageados, o evento contaria com a presença do presidente do Cremesp, João Ladislau Rosa, e de outros representantes de entidades médicas do Estado de São Paulo.
Cremesp realiza simpósio de Bioética no Tatuapé
A palestra Atuação do médico em Cuidados Paliativos e o medo de processo judicial, apresentada pelo conselheiro do Cremesp, Reinaldo Ayer, foi um dos temas discutidos durante simpósio realizado pelo Cremesp, no Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio (HMCC), em Tatuapé, no dia 1 de outubro. O evento contou com o apoio do Centro de Bioética do Cremesp, e do Comitê de Bioética e da Diretoria Técnica do hospital.
Também foram abordados os temas: Formação e Intenção do Grupo de Apoio às Comissões de Bioética dos Hospitais de São Paulo, Atuação do Grupo de Estudos de Cuidados Paliativos do HMCC – Tatuapé, Cuidados Paliativos na Enfermaria e UTI e Cuidados Paliativos na Pediatria.
Clube do Fígado
O caso de um tumor gastrointestinal (GIST) foi discutido durante a 7ª edição do Clube do Fígado, realizado no dia 7 de outubro, sob a coordenação de Henrique Setti Barroso, da Escola Paulista de Medicina (Unifesp/EPM). O encontro também discutiu a diferenciação entre carcinoma de vesícula e colecistite.
Ensino médico
Centro de Bioética da EPM formula novos projetos com estudantes e docentes
Idealizado em 2012, o Centro de Bioética da Escola Paulista de Medicina, da Unifesp, pretende inserir a Bioética na nova grade curricular dos acadêmicos. Para isso, foram realizadas reuniões com internos do 5º e 6º ano de Medicina, que resultaram na criação de projetos de ensino, enviados posteriormente à comissão de reforma curricular. O Centro de Bioética é composto por especialistas de diversas áreas, como Filosofia, Pediatria, História, Cirurgia, Enfermagem, Direito, entre outras.
O projeto prevê também a criação de espaços informais de discussão na universidade e a promoção de treinamento para os docentes. “Pretendemos expandir a experiência para toda universidade”, afirma Gaspar de Jesus, conselheiro do Cremesp e coordenador do programa de pós-graduação em Ciência Cirúrgica da EPM/Unifesp.
Nota de facecimento
O médico e professor da Escola Paulista de Medicina, Unifesp, Jesus Pan Chacon, faleceu no dia 10 de outubro, em São Paulo. Formado pela instituição em 1949, seguiu, com destaque, todos os passos acadêmicos – graduação, doutoramento e livre docência – até chegar ao cargo de professor titular da disciplina de Gastroenterologia da EPM, onde permaneceu de 1981 a 1992.
Para o conselheiro do Cremesp, Gaspar de Jesus Lopes, o professor Pan Chacon “ficará para sempre na memória saudosa de todos os seus discípulos e amigos”.