

CAPA

EDITORIAL (pág.2)
Renato Azevedo Júnior, presidente do Cremesp

ENTREVISTA (pág.3)
José de Filippi Júnior

DEPENDÊNCIA QUÍMICA (pág.4)
Saúde mental

SAÚDE PÚBLICA (pág.5)
Gravidez na adolescência

PRÓ-SUS (pág.6)
Trabalho médico na saúde pública

ESPECIALIDADES (pág.7)
Nova área de atuação médica

COLUNA CFM (pág.8)
Artigos dos representantes de São Paulo no Conselho Federal

AGENDA DA PRESIDENCIA (pág.9)
Participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe

EXAME DO CREMESP (pág.12)
Em reunião, faculdades de Medicina recebem resultados

SUPLEMENTO ESPECIAL (pág.2)
Edição 300: a luta do Cremesp em defesa dos médicos e da sociedade

SUPLEMENTO ESPECIAL (pág.3)
Edição 300: diferentes fases gráficas retratam a evolução do Cremesp

SUPLEMENTO ESPECIAL (pág.4)
Edição 300: relato das atuações do Cremesp como agente da sociedade (Parte 1)

SUPLEMENTO ESPECIAL (pág.5)
Edição 300: JC relata atuação do Conselho como agente da sociedade (Parte 2)

SUPLEMENTO ESPECIAL (pág.6)
Edição 300: o JC também mostrou as lutas para a melhora da saúde pública

SUPLEMENTO ESPECIAL (pág.7)
Edição 300: entidades na luta por melhor atendimento na saúde suplementar

SUPLEMENTO ESPECIAL (pág.8)
Edição 300: Cremesp manifesta sua posição por um ensino de qualidade

GALERIA DE FOTOS

AGENDA DA PRESIDENCIA (pág.9)
Participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe
Medidas do MEC não terão impacto na distribuição de profissionais
Presidentes dos CRMs na sede do CFM
A alteração nos critérios de abertura de cursos médicos no Brasil foi um dos temas discutidos pelos presidentes dos 27 Conselhos de Medicina de todo o país, reunidos no dia 6 de fevereiro, na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília. Para autorizar a abertura de novos cursos, o Ministério da Educação (MEC) irá considerar a demanda de médicos em cada Estado e o número de vagas já existentes. Estados com relação maior que 1,3 vaga por 10 mil habitantes terão limites mais restritivos para abertura de cursos.
Para o presidente do Cremesp, Renato Azevedo, presente à reunião, as novas medidas, isoladamente, não terão efeitos sobre o problema de distribuição de profissionais pelo país. Segundo Azevedo, não há evidências de que o médico se fixa na região onde foi formado, mas onde há melhor remuneração. Para ele, uma política de alocação de médicos passa, necessariamente, pela criação de um plano de carreira de médicos no SUS.
O presidente do CFM, Roberto d’Ávila, também acredita que somente a criação de uma carreira de Estado e uma política de interiorização da assistência em saúde irão garantir a fixação de profissionais nas áreas de difícil provimento.
A reunião contou ainda com a participação do conselheiro representante de SP junto ao CFM, Desiré Callegari; do coordenador do Departamento Jurídico, Henrique Carlos Gonçalves; do corregedor, Krikor Boyaciyan; e do vice-corregedor, Rodrigo Durante Soares.
A reforma do Código de Processo Ético-profissional foi outro tema discutido pelos presidentes, que também assistiram à apresentação do estudo Demografia Médica no Brasil.
Além das atividades internas do Conselho, Renato Azevedo,
como presidente do Cremesp, também participou de:
- Reunião com escolas médicas para apresentação dos resultados do Exame do Cremesp, na sede, em 21/01;
- Inauguração da Delegacia Regional do Cremesp em Limeira, com a participação dos conselheiros Denise Barbosa e Renato Françoso Filho, em 30/01;
- Inauguração da Delegacia Regional do Cremesp de Ribeirão Preto, em 27/02;
Regionais
Cremesp reinaugura delegacia de Limeira
Instalada no centro da cidade, nova sede traz mais conforto, segurança e acessibilidade
Após passar por reformas, a regional do Cremesp de Limeira foi reinaugurada no dia 30 de janeiro. A reformulação visa padronizá-la às demais delegacias do Estado, proporcionando mais conforto, segurança e acessibilidade aos seus usuários. Estavam presentes na solenidade o presidente do Conselho, Renato Azevedo Júnior, a coordenadora das Delegacias do Interior, Denise Barbosa, e o conselheiro responsável pela Delegacia de Limeira, Renato Françoso Flho.
Françoso informou que a edificação, situada em posição estratégica no centro do Estado, é polo referencial de assistência médica à região – abrange os municípios de Araras, Conchal, Cordeirópolis, Iracemópolis, Leme, Pirassununga e Santa Cruz da Conceição. Instalada no centro de Limeira, conta com o trabalho de sete profissionais da cidade e arredores. “Sua reforma era aguardada para adequação às necessidades atuais de demanda e funcionalidade”, declarou.
Denise afirma que após as reformas das demais unidades, serão feitas manutenções preventivas com periodicidade de até três anos, para possíveis restaurações. Também estão previstas as reaberturas das delegacias de Ribeirão Preto e Jaú nos meses de fevereiro e março, respectivamente. As unidades regionais têm a finalidade de descentralizar os serviços administrativos, judicantes e cartoriais prestados pelo Conselho aos médicos e habitantes do interior.
Françoso e Azevedo, com Denise e delegados regionais na solenidade
Prestação de contas
Edital de convocação
O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo no uso das atribuições que lhe conferem a Lei nº. 3.268/57, regulamentada pelo Decreto 44.045/58, e consoante o disposto nos artigos 23 parágrafo único, 24 incisos I e II, e 25 parágrafo único, do mencionado dispositivo legal, CONVOCA os senhores médicos regularmente inscritos neste Regional e que estejam quite com suas anuidades, para participarem da Assembleia Geral Ordinária que será realizada no próximo dia 22 de fevereiro (sexta-feira), em primeira convocação às 16h, em sua sede, situada na Rua da Consolação, 753, e em segunda convocação às 16h30, tendo como Ordem do Dia a seguinte pauta: a) Prestação de Contas do exercício de 2012; b) Alienações de imóveis do CREMESP, que poderão ser ofertados como dação em pagamento na aquisição de novos imóveis, em decorrência das atuais dimensões não comportarem o atendimento e a estrutura administrativa adequada; c) Outros assuntos.
São Paulo, 03 de janeiro de 2013.
Renato Azevedo Júnior - Presidente
Bráulio Luna Filho Diretor - 1º Secretário
(publicado no DOE – Diário Oficial do Estado de São Paulo em 12 de janeiro de 2013)