

CAPA

EDITORIAL
Planos de Saúde

ENTREVISTA
James Drane: "Quando não há atenção ao sofrimento do paciente não existe compaixão"

OPINIÃO
Antônio Pereira Filho

ARTIGOS
Os convidados deste mês são Michel Lotrowska (economista representante dos Médicos Sem Fronteiras) e Lenir Santos (advogada especializada em Direito Sanitário)

UNIVERSIDADE
Violência contra a Mulher

SAÚDE SUPLEMENTAR
Novas regras para os Planos de Saúde

ESPECIAL
Novo Ministro da Saúde define prioridades de gestão

ATUALIZAÇÃO
Câncer colorretal: a prevenção é sempre a melhor solução

SAÚDE OCUPACIONAL
Acidentes de Trabalho e Profissionais da Saúde

GERAL
Entre outros temas, em foco Lipostabil, Autogestão em Saúde, Agrotóxico em Alimentos

SERVIÇOS
Destaque para a criação de Agências de Controle de Doenças e Promoção de Saúde

CURTAS
Convocações, Editais e Oportunidades

RESOLUÇÃO
Regulamentação para cirurgias ao vivo

BIOÉTICA
Simpósio Bioética e Meio Ambiente

GALERIA DE FOTOS

SERVIÇOS
Destaque para a criação de Agências de Controle de Doenças e Promoção de Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo instituiu comissão técnica para elaborar proposta de criação da Agência de Controle de Doenças e Promoção de Saúde. Uma das primeiras medidas anunciadas pelo novo Secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, o órgão deverá garantir suporte e orientação às autoridades estaduais e municipais para dinamizar as ações de controle e eliminação de riscos à saúde da população.
“Ao lado da manutenção de conhecidas endemias, temos o retorno de doenças antes eliminadas, a possível introdução de novas patologias emergentes em outras partes do mundo e novos riscos ambientais, que representam ameaça para a população e desafios para o sistema de saúde, exigindo respostas rápidas e eficientes do setor público”, diz uma das justificativas para a criação da Agência Agência de Controle de Doenças e Promoção de Saúde.
A Comissão Técnica para a elaboração da proposta de criação da Agência é composta por: Luiz Jacintho da Silva, superintendente da Superintendência de Controle de Endemias Sucen da SES, que presidirá a Comissão; Silvia Rossi Cabral Milanello, assistente da Coordenação dos Institutos de Pesquisa; José Dínio Vaz Mendes, assessor técnico de Gabinete da SES; José Cassio de Moraes, diretor do Centro de Vigilância Epidemiológica; Marisa Lima de Carvalho, diretora do Centro de Vigilância Sanitária; Cristiano Correa de Azevedo Marques, diretor do Instituto Adolfo Lutz; Neide Yumie Takaoka, diretora do Instituto Pasteur; Vasco Carvalho Pedroso de Lima, diretor do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e Artur Olhovetchi Kalichman, diretor do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids; além de um representante da Coordenadoria de Recursos Humanos da SES.
Temporariamente, até a efetiva constituição da Agência, o Centro de Vigilância Epidemiológica, o Centro de Vigilância Sanitária, o Instituto Adolfo Lutz, o Instituto Pasteur, o Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids e o Instituto de Infectologia Emílio Ribas serão coordenados, tecnicamente, pela Superintendência de Controle de Endemias - Sucen.
Hospital São Paulo inaugura Banco de Leite
O Hospital São Paulo, ligado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), inaugurou, no dia 12 de dezembro, seu primeiro Banco de Leite. A unidade já iniciou os atendimentos em janeiro de 2003, auxiliando as crianças que, por algum motivo, não podem ser amamentadas por suas mães.
O Banco de Leite - que além de pasteurizar o leite humano, incentiva a prática do aleitamento materno – integra o Centro de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (Ciaam), que também foi inaugurado no mesmo dia, na zona sul da cidade de São Paulo. Este conta, inclusive, com salas de aula, onde serão ministrados cursos para futuras mães e profissionais.
Segundo Ana Cristina Freitas de Vilhena, diretora do Ciaam, o novo centro possibilitará a centralização de ações relacionadas ao aleitamento, facilitando o desenvolvimento de atividades ligadas à assistência, ensino e pesquisa em amamentação. “São medidas que contribuem para a diminuição da morbidade e mortalidade infantil, ainda muito altas no Brasil”, ressalta a diretora.
Pronto-Socorro da Santa Casa tem novas instalações
A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo inaugurou, no dia 16 de dezembro de 2002, sua nova área de pronto-atendimento. Com as instalações reformadas, reequipadas e ampliadas, é considerado agora um dos maiores da cidade de São Paulo, com 2.850 m2.
No local, o atendimento clínico e cirúrgico, exclusivamente realizado pelo SUS, supera 120 mil pacientes por ano; é referência em urgências e emergências da Secretaria Estadual da Saúde e do serviço de resgate da Polícia Militar.
O novo pronto-socorro conta, ainda, com uma área exclusiva para atendimentos de urgência, com local que pode melhor receber pacientes socorridos pelo resgate, tornando também mais direto o acesso do heliponto às salas de reanimação e cirurgia. A obra foi iniciada em 5 de abril de 2002 e contou com recursos do Projeto Urgência e Emergência do Ministério da Saúde.
Na cerimônia de inauguração, compareceram autoridades como o Senador e ex-Ministro da Saúde, José Serra; o Ministro da Saúde na ocasião, Barjas Negri; o então secretário do Estado da Saúde, José da Silva Guedes, e o secretário municipal da Saúde de São Paulo, Paulo Carrara de Castro.
Zona Leste de São Paulo recebe unidade oftalmológica
O Instituto da Visão da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com a prefeitura de São Paulo e a Fundação Internacional Lions Clubs inaugurou, no dia 21 de dezembro, uma Unidade Oftalmológica Cirúrgica Avançada na Zona Leste da capital.
O novo centro, que funciona no Hospital Alípio Corrêa Neto, no bairro de Ermelino Matarazzo, atenderá a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). Cirurgias de catarata, aplicações de laser em pacientes com olho diabético, casos de glaucoma e transplantes de córnea serão alguns dos procedimentos realizados pela unidade que, a partir de junho de 2003 resolverá casos de maior complexidade.
Durante a cerimônia de inauguração estiveram presentes o secretário de Saúde licenciado do município de São Paulo, Eduardo Jorge; o reitor da Unifesp, Hélio Egydio Nogueira, e o representante do Lions Club, Mario Miura.