67 na individualização terapêutica em cada caso (homeopatia), sendo de menor validade interna a aplicação — a terapêuticas genuinamente individualizadoras — de modelos pré-validados para terapêuticas, que se assentam no pressuposto da similaridade entre os seres humanos (alopatia). É possível que, com os aguardados avanços da farmacogenômica e medicina de precisão, tais modelos venham a ser apropriadamente desenvolvidos e usualmente aplicados. O conhecimento científico, decorrente da aplicação de um método ou caminho racionalmente escolhido, é contingente e falível. Não é neutro, pois pode estar viciado de diversos modos, alguns decorrentes do próprio método usado pela ciência, e outros por influência de interesses extra-científicos. Não existem verdades últimas na ciência médica, e as verdades transitórias são aplicadas na esperança de que possam ser benéficas aos pacientes e à sociedade. A redução das incertezas, e o consequente aumento da racionalidade, é o objetivo central de todos os esforços historicamente desenvolvidos pelos médicos que buscam a verdade, com lealdade aos seus pacientes. REFERÊNCIAS 1Lewin K. Field theory in social science: selected theoretical papers. London: Tavistock, 1952. p.169 2Brasil. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (Resolução CNE/CES 03/2014). Diário Oficial da União, Brasília-DF, Seção 1, p. 08-11, 2014. 3Argyris C, Schön D. Theory in practice: increasing professional effectiveness. San Francisco: Jossey-Bass, 1975 4Scliar M. A paixão transformada: História da Medicina na literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p.59 5Teixeira MZ. Homeopatia: desinformação e preconceito no ensinomédico. Rev. bras. educ. méd ; 31(1): 15-20, jan.-abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ rbem/a/R9VsYGkTTyqWfwzr4rQYT5Q/?lang=pt 6Dantas F. Percepções dos professores demedicina emrelação à homeopatia. In: Congresso Brasileiro de Educação Médica, 32, Niterói, 1994. Anais. Niterói-RJ, 1994. 7O’Connell JL, Dantas F. Percepção dos acadêmicos de medicina sobre práticas médicas heterodoxas. In: Congresso Brasileiro de Educação Médica,33, Porto Alegre, 1995. Anais. Porto Alegre, 1995. 8Sackett DL, Richardson WS, RosenbergW, Haynes RB. Evidence-based Medicine:
RkJQdWJsaXNoZXIy NjAzNTg=