107 como a prerrogativa sine qua non de se valorizar a individualização do medicamento homeopático, que significa a aplicação do princípio da semelhança entre a totalidade de sintomas característicos do indivíduo e as manifestações patogenéticas despertadas pelas substâncias nos experimentadores humanos (p. 374) De outro modo, essa dualidade na formação vivenciada por médicos homeopatas, que precisam lidar com eventuais conflitos entre racionalidade homeopática e racionalidade biomédica, pode distorcer e comprometer a integridade de sua prática profissional 10: Na formação de médicos homeopatas na Escola Kentiana do Rio de Janeiro (EKRJ), observou-se uma cisão entre a compreensão teórica do modelo homeopático e sua aplicação clínica. (...) Apesar de produzirem discurso compatível com a racionalidade homeopática, prescreviam medicamentos subordinados a uma perspectiva da entidade nosológica, própria da racionalidade biomédica (p. 219) Importa de igual forma discutirmos a formação técnica do médico homeopata, alicerçada em sólidos conteúdos que consigam inserir diversas competências no processo de ensino-aprendizagem da homeopatia: conhecimentos, habilidades e atitudes. Destemodo, a elaboração de umamatriz de competências para o ensino da homeopatia, composta de conhecimentos, habilidades e atitudes, vem sendo defendida por diversos autores, que concordam sobre a importância de seu ensino se dar ainda no período da graduação, durante o curso de Medicina 11,12 . A adoção de uma matriz de competências para o ensino da homeopatia deve considerar o disposto nas DCNs e permitir que o ensino de homeopatia possa contribuir de forma paradigmática por meio de uma formação médica humanizada e centrada no doente11. Mesmo nas escolas médicas que atualmente contam com o ensino da homeopatia (e de outras práticas médicas heterodoxas), deve-se ampliar a presença deste ensino no currículo obrigatório de graduação, aumentando a integração desta disciplina com as demais disciplinas do curso de graduação em Medicina, valorizando um modelo de cuidado integrativo, humanizado e centrado nas pessoas (pacientes e familiares)12. O ensino da homeopatia (ou do modelo homeopático de assistência) pode,
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