TODOS OS SAÚDE EM PAUTA |
ÚLTIMOS SAÚDE EM PAUTA |
|
Saúde em pauta
Agosto Dourado
Estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças, menores de 5 anos, em todo o mundo
A semana da amamentação no Brasil ganhou o nome de Agosto Dourado, e está sendo adaptada pelo Ministério da Saúde, que coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999, por meio da distribuição de cartazes e folders. A campanha é celebrada entre os dias 1° e 7° de agosto, e busca colaborar, incentivar e informar as mães de todo mundo sobre a importância do aleitamento para a saúde e desenvolvimento das crianças de até dois anos ou mais.
Segundo a Sociedade Goiana de Pediatria, os benefícios são para ambos — a mãe amamentar seu bebê após o parto ajuda o útero a voltar ao tamanho normal brevemente, reduz o sangramento e previne anemia materna e limita risco de câncer de mama e de ovários. Para a criança, também há benefícios: protege contra doenças, proporciona melhor crescimento e desenvolvimento, previne a formação incorreta dos dentes e problemas na fala.
Logo após o nascimento, nos primeiros dias, a mãe produz o colostro que é diferente do leite maduro, pois contém mais proteínas e menos gorduras, caracterizado por uma composição mais viscosa, com proteínas que atuam na defesa do corpo do bebê. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, diz que não há tempo certo para cada mamada, o bebê está satisfeito quando solta um dos seios espontaneamente.
Por ser um alimento completo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é indicado praticar a amamentação durante os seis primeiros meses de vida do bebê, sem introduzir nenhum alimento complementar á dieta.
Fontes:
http://www.iamspe.sp.gov.br/8547-2/
https://www.marinha.mil.br/saudenaval/aleitamento-materno-agosto-dourado