TODOS OS SAÚDE EM PAUTA |
ÚLTIMOS SAÚDE EM PAUTA |
|
Saúde em pauta
Dia Mundial do Câncer
Saiba quais são as estimativas da doença para 2025 e conheça formas diárias de prevenção
Celebrado anualmente em 4 de fevereiro, o Dia Mundial do Câncer, completa duas décadas neste ano. Para marcar a data, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), lançou a publicação Estimativa 2020: Incidência do Câncer no Brasil, visando conscientizar e promover informações consolidadas sobre a doença à população.
O levantamento traz a projeção do órgão para os casos novos de câncer referentes a cada ano, calculados a partir de informações coletadas pelos 27 Registros de Base Populacional existentes no país, que, por sua vez, integram os dados dos 321 Registros Hospitalares do Câncer. Segundo o estudo, os tipos mais incidentes no Brasil serão os de pele não melanoma, mama, próstata, cólon e reto, pulmão e estômago.
De acordo o INCA, a epidemia global da doença tende a aumentar nos próximos anos. Atualmente, 7,6 milhões de pessoas no mundo morrem em decorrência da patologia a cada ano e, dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos. Caso não sejam tomadas medidas urgentes para reverter este quadro, a previsão para 2025 é de 6 milhões de mortes prematuras anuais.
Estima-se que 1,5 milhão de óbitos poderiam ser evitados com a adoção de estratégias adequadas e voltadas à elucidação da população sobre a doença. O Dia Mundial do Câncer é uma oportunidade para disseminar informações sobre sua prevenção e controle e, por isso, o INCA, como membro da União Internacional para Controle do Câncer (UICC), está promovendo a campanha #IAmAndIWill (#EusouEuvou), desde 2019, para aumentar a exposição e o engajamento social em torno da temática.
Medidas preventivas
Segundo a entidade, o câncer não possui uma causa única, tendo diversos fatores externos (presentes no meio ambiente) e internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas), que podem interagir de inúmeras formas, dando início ao surgimento da doença.
Sendo assim, há ações preventivas diárias que podem ser realizadas para reduzir os riscos de desenvolver a patologia:
- Não fume. Ao fumar, são liberadas mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas;
- Alimente-se bem. Opte por uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras e cereais integrais, e pobre em alimentos ultraprocessados, como os intitulados "pronto para consumo";
- Mantenha seu peso corporal adequado. Invista em uma alimentação saudável e pratique atividade física;
- O aleitamento materno é a primeira ação da alimentação saudável, e pode proteger as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil;
- Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, utilizando sempre a proteção adequada, como chapéu e protetor solar;
- Evite a ingestão de bebidas alcoólicas.
- Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo de câncer do colo do útero a cada três anos;
- Vacine contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.
Fonte: INCA