CAPA
PÁGINA 1
Nesta edição
PÁGINA 4 a 9
Entrevista
PÁGINA 10 E 11
Crônica
PÁGINA 12 A 26
Dossiê/Vacinas/História
PÁGINA 27 A 29
Tecnologia
PÁGINA 30 E 31
Opinião
PÁGINA 32 A 35
Hobby
PÁGINA 36 A 39
Agenda Cultural
PÁGINA 40 E 41
Medicina no mundo
PÁGINA 42 A 46
Turismo
PÁGINA 47
Resenha
PÁGINA 48
Fotopoesia
GALERIA DE FOTOS
PÁGINA 1
Nesta edição
SER MÉDICO
ACOMPANHA AS MUDANÇAS DO CREMESP
O Cremesp apresenta nesta edição da Ser Médico uma grande mudança de linha editorial e projeto gráfico, marcando o início de um novo período em sua história. Graficamente, procuramos tornar a revista mais moderna e visualmente mais leve e objetiva, incluindo infográficos e linhas do tempo que enriqueçam as matérias e deixem sua leitura mais fluida.
Quanto à nova linha editorial, a meta é divulgar temas de ampla discussão na sociedade, presentes no exercício da medicina, produzindo conteúdo de qualidade que forneça ao médico substrato para debater e esclarecer dúvidas de colegas, familiares, amigos e pacientes, e combatendo a pseudociência. Já nesta edição apresentamos o tema Vacinas, bastante atual e cujo esclarecimento de dúvidas e mitos depende dos médicos, principalmente em decorrência dos riscos à saúde pública provocados pela queda na cobertura vacinal e pelo aparecimento de militância anti-vacinação.
Este e os próximos temas de capa serão abordados em pelo menos três editorias diferentes, antes fragmentadas em temas distintos: História da Medicina, Em Foco (atualidades) e Fronteiras (novas pesquisas e o panorama futuro). Para escrever os artigos, convidaremos autores de renome acadêmico.
A seção Entrevista contará com médicos que se destacaram no cenário paulista, nacional e internacional, para compartilhar suas trajetórias com nossos leitores, a exemplo, neste número, dos quase centenários drs. Manlio Napoli e Walter Bloise, e do dr Arrigo Raia, de 106 anos. A Crônica passará a ser escrita e ilustrada por médicos, para que relatem experiências que os marcaram no dia a dia da profissão, como o tema deste número, que trata da comunicação de notícias ruins a familiares, experiência que praticamente todo médico um dia já vivenciou.
Na segunda metade da revista, buscaremos divulgar temas culturais e artísticos, turismo e hobby de médicos, além de uma nova seção trazendo uma agenda cultural, visando contribuir com a ampliação de horizontes do médico, que muitas vezes se perde em rotinas de plantões e estudos. As novas seções de Tecnologia e Internacional trarão conteúdo aplicado à medicina, como o desta edição, que aborda a importância do combate às fake news na saúde. A seção de Cartas será ampliada e, para tanto, convidamos todos a escrever notas e comentários sobre as matérias desta edição, a serem publicados no próximo número da revista.
Esperamos assim fortalecer a Ser Médico como ferramenta de aproximação entre médicos e o Cremesp, além de promover a boa medicina e difundi-la junto à sociedade. Boa leitura!
Edoardo Filippo de Queiroz Vattimo,
Coordenador do Departamento de Comunicação