CAPA
EDITORIAL
Ponto de Partida
ENTREVISTA
Pierre Lévy: Medicina & Internet
CRÔNICA
Luis Fernando Veríssimo
EM FOCO
Gêmeos
TELEMEDICINA
Raul Cutait
DEBATE
A Medicina e os Laboratórios
SINTONIA
Wilson Luiz Sanvito
COM A PALAVRA
Aureliano Biancarelli
LIVRO DE CABECEIRA
"A Linha de Sombra"
CULTURA
Arte Naif
HISTÓRIA DA MEDICINA
Cirurgias das Amígdalas
GOURMET
Penne ao contadino
CARTAS & NOTAS
Comentários e agradecimentos
POESIA
Gregório de Mattos
GALERIA DE FOTOS
CARTAS & NOTAS
Comentários e agradecimentos
BONITO“A drª Priscila M. de Andrade, que clinica em Vargem Grande do Sul (SP), entregou a meu sogro, Pedro dos Santos Tatoni, um exemplar da revista Ser Médico (...) nº 23, na qual pude apreciar uma reportagem sobre Bonito, em Mato Grosso do Sul.
Na qualidade de primeiro presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Bonito), ex-secretário de Turismo deste município e proprietário da Pousada Olho d´Água, venho parabenizar este CRM pela qualidade da matéria publicada: a precisão das informações, o português corretíssimo e, principalmente, a excelência das fotografias e da impressão elevam a matéria publicada pela Ser Médico a uma das melhores que já vi em 14 anos de atividade turística em Bonito.
Parabéns aos editores que souberam eleger o autor e fotógrafo Luciano Candisani para assinar essa matéria.”
Henrique Ruas Pereira Coelho
Hildebrando e Hipócrates
“Parabenizo a revista Ser Médico em seu número 23, ano VI, pela possibilidade de lermos 2 grandes artigos: a entrevista com Luís Hildebrando e, mais adiante, “Cultivando Hipócrates”. Ambas matérias têm em comum fazerem parte da história da Medicina. A primeira, a história oculta da medicina, que poucos historiadores têm coragem de resgatar e a segunda, que geralmente é a cultivada pelos historiadores, como é o próprio Museu da Faculdade de Medicina da USP. Neste museu, a história “oculta” da medicina não tem destaque. Considero que a exemplo de qualquer interpretação histórica, fatos de todas as vertentes devam receber atenção, senão correremos o risco de passarmos para as novas gerações a história oficial dos tempos de ditadura militar.”
Arnaldo Lichtensein
QUALIDADE E LEVEZA
“Está muito bom o trabalho que vocês estão realizando. A Revista Ser Médico passará, com certeza, para a história do jornalismo brasileiro. Textos sérios, uma diagramação muito bem construída, imagens escolhidas com cuidado, nem parece um trabalho tupiniquim, mas ela está aí para provar que é possível fazer um jornalismo sério com qualidade e leveza.”
Carlos Alberto Pessoa Rosa
LEITURA DE CONSULTÓRIO
“Esporadicamente (quando aguardo consulta em salas de espera de consultórios médicos) tenho apreciado os excelentes artigos da revista Ser Médico, publicada por este Conselho. A publicação é primorosa e a meu ver um veículo ímpar para a divulgação de cultura geral; além das informações da área médica (tratadas de forma clara e acessível) que também podem ser apreciadas pelas pessoas sem conhecimento médico, propiciando o enriquecimento pessoal. Parabéns!
Sou psicólogo e também apreciador de publicações que vêm contribuir para meu aprimoramento pessoal (...)”.
Uriel de Carvalho
AGRADECIMENTOS
Agradecemos a “Metido a Sebo” livraria pelo empréstimo de material que auxiliou na edição deste número da Ser Médico.
CAPA
O detalhe da capa desta edição da Ser Médico foi extraído do quadro acima, entitulado “Há! Se fosse assim ...” de Rodolpho Tamanini Netto, um dos expoentes da arte naïf brasileira. O paulistano Tamanini é um autodidata, de traço firme e colorido suave. As paisagens marítimas e urbanas são características de suas obras. O Brasil é um dos grandes representantes da arte naïf no mundo e esta edição da revista dedica uma matéria especial sobre o assunto nas páginas 36 a 40.
Sugestões e críticas podem ser enviadas via Correio, fax ou e-mail para os endereços e números que constam do expediente da Revista. Reservamo-nos o direito de editar ou publicar parcialmente as cartas enviadas.