CAPA
PONTO DE PARTIDA (PÁG. 1)
Cremesp 60 anos: Medicina ética e decisões históricas
ENTREVISTA (PÁG. 4)
Nelson Guimarães Proença
CRÔNICA (PÁG. 12)
O mundo correu tanto que parou
HISTÓRIA (PÁG. 14)
Defesa da ética médica e vanguardismo
REPERCUSSÃO (PÁG. 34)
O que significa o Cremesp?
EM FOCO (PÁG. 36)
Perfil do médico paulista está em transformação
COMUNICAÇÃO (PÁG. 38)
Comunicação
CULTURA (PÁG. 41)
A Medicina nas obras de Tide Hellmeister,o mestre da colagem
FUTURO
Os próximos 60 anos
FOTOPOESIA (PÁG. 48)
Fotopoesia
GALERIA DE FOTOS
COMUNICAÇÃO (PÁG. 38)
Comunicação
Os meios de comunicação do Cremesp têm cumprido, ao longo das últimas décadas, o importante papel de divulgar para médicos e sociedade todas as atividades do Conselho, assim como assuntos relevantes para o exercício da Medicina, políticas da saúde, temas culturais e sociais. Dos primeiros boletins, há cerca de 40 anos, à profusão de mídias atuais, a comunicação tem acompanhado as tendências da área, incluindo os avanços digitais, divulgando informações com rapidez e qualidade.
A Ser Médico, o Jornal do Cremesp e os sites do Conselho são avaliados, periodicamente, por pesquisas de opinião qualitativas e quantitativas, que revelam uma grande penetração desses meios entre os médicos. As tiragens do jornal e da revista são grandiosas: 144 mil exemplares cada um. Ambos podem ser acessados, também, na Internet, tanto no portal www.cremesp.org.br como no aplicativo “Cremesp Publicações”, disponível na Play Store e na Apple Store.
A abrangência do portal pode ser medida pelo número de acessos: cerca de 2 milhões por mês. E, nos últimos anos, as mídias sociais do Conselho também se revelam, por meio de números, um sucesso entre os médicos e a sociedade.
Jornal do Cremesp
O Cremesp existia há 22 anos quando teve seu primeiro meio do comunicação próprio, em 1979. Tratava-se do Jornal do Cremesp, que era apresentado como “boletim oficial”, com oito páginas e periodicidade trimestral. Era um enorme avanço, promovido por uma das mais inovadoras gestões, a que fora eleita em 1978.
“Por um Conselho que se manifeste” era a primeira frase do editorial da edição inaugural. Uma das matérias era um debate sobre o direito dos médicos de fazerem greve. Ao longo de sua trajetória, passou a ter um ritmo mensal, sendo publicado em 16 páginas, que trazem notícias sobre as principais atividades desenvolvidas pelo Conselho e de interesse dos médicos.
Portal
O Cremesp adaptou-se, e vem se adaptando, rapidamente, às novas mídias surgidas em decorrência do maior advento tecnológico de comunicação do último século, a Internet. Ainda no final dos anos 90, quando essa ferramenta revolucionária era bastante incipiente, o Conselho lançou o site www.cremesp.org.br. Limitado para os padrões de hoje, era, entretanto, na época, um grande e inovador passo.
Pouco tempo depois, em outubro de 2001, o site se transformava em portal, totalmente reestruturado, tanto no visual como no conteúdo. Dentre os vários avanços, trazia as versões on-line do Jornal do Cremesp e da revista Ser Médico, além das inúmeras publicações setoriais. Passou também a disponibilizar as informações institucionais a respeito da Diretoria, Delegacias Regionais, Departamentos, Câmaras Técnicas e demais comissões permanentes do Cremesp, assim como os serviços prestados aos médicos e empresas: Guia Médico, atualização do cadastro e Cartão DSV-Médico (Capital), dentre outros.
Além do portal, outros sites do Cremesp apresentam importantes conteúdos on-line e também são muito acessados: o www.bioetica.org.br, do Centro de Bioética do Cremesp; o www.cremesp.org.br/planosdesaude, sobre os planos de saúde de baixa cobertura e o www.cremespeducacao.org.br, sobre educação médica continuada. Ao longo das duas últimas décadas, muitos outros sites e hotsites foram criados, e, depois, desativados, em função de campanhas temporárias feitas pelo Conselho.
Mídias sociais
O Cremesp está em todas as mídias sociais relevantes, como Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, Linkedin e Flickr. Atualmente, esses meios digitais alcançam mais de 50 mil seguidores. O Facebook do Conselho tem alcance médio de 1 milhão de pessoas, mensalmente, enquanto que o Instagram, por exemplo, teve crescimento de 35% neste semestre.
Assessoria de Imprensa
A Assessoria de Imprensa é o elo entre o Conselho e a mídia. Em razão do espaço, cada vez maior, dedicado por todos os veículos de comunicação à saúde e à Medicina, o Cremesp tornou-se importante fonte de informação, sendo procurado diariamente por jornalistas para a concessão de entrevistas e posicionamentos sobre os mais variados temas. Organização de entrevistas coletivas, redação de artigos, monitoramento de imagem, divulgação de conteúdo de interesse da categoria e da sociedade, são algumas das atribuições da assessoria.
Publicações
Um dos destaques da atividade editorial do Cremesp é a produção de publicações e manuais de grande utilidade prática para os médicos, profissionais e serviços. Nos últimos 20 anos, foram editados 73 livros, todos com downloads disponíveis no portal do Conselho (http://www.cremesp.org.br/?siteAcao=Publicacoes).
Campanhas
Outra iniciativa de comunicação do Cremesp são as campanhas, que têm como foco o exercício digno da Medicina, a valorização profissional e a defesa da saúde da população. Elas acontecem diariamente no site e nas redes sociais do Conselho; na revista Ser Médico e no Jornal do Cremesp, assim como em eventos presenciais e campanhas publicitárias.
Comunicação interna
Desde 2016, o Conselho estruturou a comunicação interna com seus 350 funcionários e funcionárias, de maneira planejada e sistemática, por meio de boletins, comunicados e campanhas.
Livro
O livro Cremesp 60 anos - Valores, atitudes e desafios foi lançado em 21 de outubro último, durante a cerimônia comemorativa do aniversário do Conselho, no Teatro Municipal de São Paulo. Disponível para consulta pública na Biblioteca da entidade, a obra guarda a memória que, segundo o presidente do Cremesp, Lavínio Camarim, “estende-se para além do universo corporativo dos médicos e médicas e alcança toda a sociedade”.
Ser Médico também faz aniversário: 20 anos!
Nestes 60 anos do Cremesp, comemora-se também 20 anos da Ser Médico. Desde sua primeira edição, em outubro de 1997, a revista inovou e imprimiu sua marca em meio às publicações das entidades médicas, ao mostrar, por meio de sua linha editorial, que ser médico é ser humano. Suas pautas abrangem temas médicos, políticas de saúde, questões sociais e históricas, hobbies, cultura, gastronomia e literatura, entre outros.
O primeiro número da revista ressaltava em seu editorial: “A Ser Médico foi precedida por um amplo e exaustivo processo de discussão e consulta, tanto na escolha do corpo editorial quanto do conteúdo e forma. O produto que ora entregamos à classe médica não é final. É apenas o ponto de partida para uma publicação a ser aperfeiçoada a cada número, com periodicidade trimestral”. E assim tem sido. Ao longo desse tempo, a revista renovou seu conteúdo, agregando novas editorias, e sua apresentação gráfica foi modernizada, paulatinamente, de acordo com as tendências de design gráfico de cada período.
Os assuntos do primeiro número já indicavam suas características, com a publicação de uma entrevista com a escritora francesa Viviane Forrester, autora do livro O horror econômico, no qual ela critica o neoliberalismo. Trazia também, entre outros, uma crônica de Carlos Heitor Cony, artigos de Moacyr Scliar sobre História da Medicina e do professor do Instituto Oscar Freire da USP, Marco Segre; um debate sobre o ensino médico e uma matéria sobre a escultora francesa Camille Claudel.
Durante suas duas décadas de existência, renomados entrevistados brasileiros e internacionais, médicos ou outros profissionais, falaram sobre assuntos candentes da Medicina ou sobre temas sociais; debates abordaram questões polêmicas e contemporâneas; e matérias e artigos trataram das mais diversas pautas da Saúde.
Que venham muitos outros aniversários!