CAPA
PONTO DE PARTIDA (pág. 1)
Compromisso com a população e a classe médica
ENTREVISTA (pág. 4)
Ian Frazer
CRÔNICA (pág. 10)
Parece Mentira. Só que não...
CONJUNTURA (pág. 12)
"O oposto da paz é fanatismo e morte"
ESPECIAL (pág. 12)
Assistência à saúde atrás das grades
EM FOCO (pág. 22)
Lítio e neuroproteção
SINTONIA (pág. 27)
Pet terapia
GIRAMUNDO (pág. 30)
Arte, genética e ciência
PONTO COM (Pág. 32)
Mundo digital e tecnologia científica
HOBBY (pág. 34)
Adriano Segal
GOURMET (Pág. 38)
Tadeu Franconieri
CULTURA (pág. 42)
Aralquém Alcântara
CARTAS & NOTAS (pág. 47)
Cremesp reivindica mais investimentos na Saúde
FOTOPOESIA (pág. 48)
No circo
GALERIA DE FOTOS
CARTAS & NOTAS (pág. 47)
Cremesp reivindica mais investimentos na Saúde
Cremesp reivindica mais investimentos na Saúde
E entra com ação contra Ministério da Saúde por improbidade administrativa, além de pedir saída de Ricardo Barros da pasta
Mais investimentos na Saúde e a saída do atual ministro da pasta, Ricardo Barros. Estas foram reivindicações que lideranças médicas fizeram durante manifestação na Avenida Paulista, no início de agosto. “Não podemos mais tolerar o fechamento de leitos públicos, um financiamento inadequado da Saúde, com congelamento de verbas e falta de investimentos, e as últimas declarações do ministro, dizendo que os médicos fingem que trabalham”, afirmou Lavínio Nilton Camarim, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), ao relatar os problemas que os profissionais enfrentam todos os dias ao tentar atender a população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Camarim também destacou que o movimento é apartidário e que os profissionais da saúde e políticos precisam somar forças para que a população possa ter uma saúde pública de qualidade.
Também estiveram presentes à manifestação, pelo Cremesp, os conselheiros Renato Françoso Filho, vice-presidente; Antonio Pereira Filho, coordenador de Comunicação; Kátia Burle dos Santos Guimarães, Eurípedes Balsanufo Carvalho e Ruy Yukimatsu Tanigawa.
Improbidade
Além disso, o Cremesp entrou com representação contra o Ministério da Saúde por improbidade administrativa, no início de agosto. A decisão foi tomada após a Comissão de Orçamento e Financiamento do Conselho Nacional de Saúde (Cofin/CNS) reprovar o Relatório Anual de Gestão 2016, do Ministério da Saúde, por não ter aplicado o montante mínimo constitucional em ações e serviços públicos de saúde.
O Cremesp também questionou o Ministério da Educação em relação à abertura de novos cursos de Medicina privados – seis apenas no Estado de São Paulo –, sem o compromisso de que fará uma efetiva fiscalização para garantir a qualidade do ensino e a boa formação do futuro profissional.
“Acabei de ler a revista. Parabéns! Textos muito interessantes e bem escritos!”
André Ivan Petroucic Filho
Cremesp 14.495
“Sou aluna do quarto ano da PUC-Campinas e gostaria de parabenizá-los pelo site e pela revista Ser Médico. Além disso, quero saber como faço para receber esta importante revista, com temas tão pertinentes e enriquecedores para os médicos e para quem está treinando para ser uma”.
Elaine Alves da Silva
N.R. – Agradecemos o interesse pela Ser Médico e informamos que ela está disponível para downloads gratuitos no aplicativo “Cremesp Publicações”, na Apple Store e na Play Store.