CAPA
PONTO DE PARTIDA (pág. 1)
Mauro Gomes Aranha de Lima - Presidente do Cremesp
ENTREVISTA (pág. 4)
Rubens Belfort Jr.
CRÔNICA (pág. 10)
Mariana Kalil
SINTONIA (pág. 12)
Tempos Líquidos
ESPECIAL (pág. 16)
Agrotóxicos
EM FOCO (pág. 22)
Sarcopenia
CONJUNTURA (pág. 26)
O maior de todos os vazios
GIRAMUNDO (pág. 30)
Arte, genética e ciência
PONTO COM (Pág. 32)
Mundo digital & tecnologia científica
HISTÓRIA DA MEDICINA (pág. 34)
Freud, Sherlock Holmes e Coca-cola
CULTURA (pág. 38)
A escola que revolucionou o design e a arquitetura
TURISMO (pág. 42)
Dubrovnik, a pérola do Adriático
MÉDICOS QUE ESCREVEM (pág. 46)
Música barroca e psicanálise
FOTOPOESIA (pág. 48)
Como nossos pais
GALERIA DE FOTOS
PONTO COM (Pág. 32)
Mundo digital & tecnologia científica
O poder da tinta
As imagens são incríveis e parecem efeito de computação gráfica. Algumas chegam a parecer tão reais quanto uma foto captada pela Nasa. Mas, surpreenda-se, muitas são feitas apenas com materiais orgânicos ou com objetos diversos e inusitados – como tintas mergulhadas na água –, além da utilização de lentes fotográficas macro de alta resolução.
Os vídeos são criados e disponibilizados pelos youtubers do MacroRoom. Confira em: http://macroroom.com/news/
Uber nas alturas
Já imaginou pegar um táxi aéreo? Não um jatinho fretado, mas um táxi mesmo? Em alguns anos, isso será possível. Em nova parceria com a Embraer, a empresa Uber pretende implantar uma nova modalidade de serviço aéreo até 2020. O acordo visa fabricar veículos elétricos denominados VTOLs, que se diferenciam dos helicópteros por não emitirem poluentes e serem mais silenciosos. Os táxis aéreos deverão estar disponíveis, primeiramente, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e no Texas, nos Estados Unidos, ajudando a reduzir o tempo dos usuários no trânsito.
Plataforma para a saúde
Depois de ganhar um prêmio de um milhão de dólares, um médico da Libéria pretende criar uma plataforma digital global para treinar, apoiar e conectar trabalhadores da área da saúde, a Academia de Saúde Comunitária. Raj Panjabi – vencedor do prêmio TED Prize, que prestigia projetos com potencial de resolver grandes problemas envolvendo comunidades em todo o mundo – foi, também, o fundador da Last Mile Health, Organização Não Governamental que, em 10 anos, atendeu dezenas de milhares de pacientes e ajudou a treinar 1.300 pessoas para acabar com o ebola. Se quiser conhecer mais a respeito da ONG, acesse: http://lastmilehealth.org
Melhor ainda
O Google Earth já era bom e ficou melhor ainda para quem quer conhecer o mundo inteiro sem sair de casa. Com atualização recente, o famoso software ganhou novas funções, como o botão “Estou com sorte”, que sorteia um lugar no mundo, dando informações e guiando o usuário diretamente para lá, por meio dos gráficos em 3D. Já com a função “Voyager” é possível acessar pequenas experiências informativas e conhecer os pontos turísticos de grandes cidades a partir de qualquer ângulo. Tem também alguns vídeos em 3D, além dos 2D, dos itinerários de tours guiados de cidades, além de inúmeras informações sobre os pontos de destaque. Para executar o novo Google Earth, é necessário baixar o Google Chrome. O acesso a ambos é possível em: https://www.google.com.br/intl/pt-PT/earth
Esconda-se quem puder
Por mais simples que sejam as fotos postadas nas redes sociais, algoritmos podem extrair delas informações importantes, principalmente se forem adicionados dados de smartphones, câmeras de segurança, GPS e microfones.
Por meio de metadados, é possível descobrir onde você esteve, com quem e em qual horário. Até mesmo placas de restaurantes ou detalhes ao fundo da foto podem ser pistas, assim como o horário pode ser descoberto pela posição das sombras.
Algoritmos são capazes de identificar indivíduos em vídeos de câmeras de segurança até mesmo pelo modo de andar. E não para por aí: pesquisadores do Instituto Nacional de Informática do Japão anunciaram que copiaram a impressão digital de uma pessoa, por meio de uma foto de câmera digital comum, a três metros de distância.
Adeus, notícias falsas?
A proliferação de notícias falsas na internet – as chamadas fake news – vêm sendo motivo de preocupação e debate em todo o mundo. Contudo, o Wikitribune promete ajudar a reverter a situação. Criado pelo fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, o site colaborativo será lançado com o objetivo de conter a difusão cada vez maior de notícias falsas, reunindo jornalistas e uma comunidade de voluntários para produzir reportagens, com acesso gratuito e sem propagandas. Por isso, dependerá dos leitores para se financiar. Segundo Wales, a veracidade das reportagens poderá ser facilmente verificada porque será publicado o material usado como fonte.
Colaborou: Ana Clara Scarabelli