CAPA
PONTO DE PARTIDA (pág.1)
Bráulio Luna Filho
ENTREVISTA (págs. 4 a 9)
José Cláudio Casali da Rocha
CRÔNICA (págs. 10 a 11)
Antonio Prata*
EM FOCO (págs. 12 a 15)
Lygia da Veiga Pereira
ESPECIAL (Pág. 16 a 29)
Ditadura (1964-1985)
GIRAMUNDO (págs. 30 a 31)
Medicina & Ciência
PONTO.COM (págs. 32 a 33)
Ciência no mundo digital
SINTONIA (págs. 34 a 37)
Emocional x Profissional
CULTURA (págs. 38 a 42)
Africa Africans
CARTAS & NOTAS (pág. 43)
Espaço dos leitores
GOURMET (Pág. 44 a 47)
Pão caseiro
FOTOPOESIA (pág. 48)
Alex Polari
GALERIA DE FOTOS
PONTO.COM (págs. 32 a 33)
Ciência no mundo digital
De olho na ciência e na tecnologia
Pesquisa recente realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em conjunto com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (associação privada sem fins lucrativos), mostra que, apesar de o brasileiro demonstrar curiosidade sobre a área, ainda é muito baixo o acesso a informações científicas e tecnológicas, principalmente nos grupos sociais de menor escolaridade e renda do País. Intitulada Percepção Pública da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, a pesquisa mostra que o tema é o quinto em atrair atenção da população, atrás de Medicina e Saúde, Meio Ambiente, Religião e Economia, ultrapassando o interesse em Arte e Cultura, Esportes, Moda e Política. Confira o resultado do estudo completo no endereço:
http://pt.slideshare.net/MCTI/sumrio-executivo-percepo-pblica-da-ct-2015-cgee
Entrega pelos céus
Um drone levou uma caixa de 4,5 kg de medicamentos até uma clínica médica, em uma região rural remota dos Estados Unidos, na primeira entrega oficial realizada por esse tipo de veículo voador não tripulado, no hemisfério Norte. A ação foi a primeira autorizada pela Associação de Aviação dos EUA, em parceria com a Nasa, e concluída por drone produzido pela empresa australiana Flirtey, que já faz entregas por meio desses equipamentos na Nova Zelândia, onde o serviço é regulamentado. A operação demorou meia hora, uma a menos do que a entrega quando feita por carro. A histórica entrega pode ser vista no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=xEm7bI_meQY
Aplicativo para Eventos Adversos
A ocorrência de Eventos Adversos (EAs) antes, durante e depois de cirurgias já pode ser registrada pelos médicos anestesistas, por meio de um aplicativo de smartphone, disponível para Android e iOS.
O Sistema de Relato de Incidentes em Anestesia (SRIA) foi desenvolvido pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo em parceria com o Anesthesia Quality Institute, com o objetivo de mapear os casos de EAs no País. Para garantir a confidencialidade das informações, elas são transmitidas para um servidor de maneira segura, criptografadas e mantidas protegidas de acesso externo.
Bolha ideológica
Sua timeline do Facebook tem sempre gente que pensa como você? Segundo um estudo publicado na revista Science, por três pesquisadores da Universidade de Michigan – também funcionários do Facebook –, se isso acontece, a responsabilidade é mais do usuário e suas escolhas individuais do que do código do site. Como a rede social tenta mostrar cada vez mais o que o dono do perfil quer ver, o conteúdo visualizado é selecionado através de suas interações. Esse mecanismo, porém, pode causar uma espécie de bolha ideológica, na qual o usuário nunca estaria exposto a opiniões diferentes das dele.
Mais conexão
Uma nova versão do wifi, o Wifi Aware, foi apresentada pela Wi-Fi Alliance, organização comercial sem fins lucrativos que inclui as maiores potências da tecnologia, após três meses de pesquisas. A nova rede permite que dispositivos geograficamente próximos troquem informações entre si, como o Bluetooth e o NFC, mas usando o perfil do usuário para personalizar o que é relevante. Ela será suportada por vários dispositivos e de forma multiplataforma. A expectativa é que as redes sociais lancem aplicativos para o Aware ainda neste ano.
Ser Médico recomenda
Piper Verdusco, de 11 meses, tem um elevado grau de miopia e, depois de tentar resistir ao primeiro par de óculos, surpreende-se e abre um sorriso emocionante ao ver a mãe, Jessica Sinclair, nitidamente, pela primeira vez. O momento foi gravado e postado por Jessica pouco depois da consulta com o oftalmologista. Em um mês, o vídeo já tinha sido visualizado cerca de um milhão e meio de vezes no Youtube, e muitas mais nas redes sociais, onde foi compartilhado por centenas de milhares de pessoas. Ele pode ser acessado AQUI.
O que o Google sabe sobre você?
Pode ser que você não saiba, mas o Google, gigante da internet, monitora praticamente todos os seus passos no ambiente virtual. Não só o que você informa, mas também o que ele consegue deduzir conforme seu comportamento nas redes. Entre os históricos que a companhia mantém está o de pesquisa, com dados detalhados das buscas já realizadas; de localização, as pesquisas por voz, seu histórico de busca no Youtube e de vídeos assistidos no canal. Todos podem ser vistos na aba “Informações pessoais e Privacidade” da página de gerenciamento da sua conta. Além disso, o Google traça seu perfil para direcionar anúncios que sejam mais eficientes para as empresas parceiras. Para consultá-lo, acesse: na janela “Seu perfil no Google” clique no pequeno lápis, no alto, à direita.
(Colaborou: Natália Oliveira)