CAPA
PONTO DE PARTIDA (pág. 1)
João Ladislau Rosa - Presidente do Cremesp
ENTREVISTA (págs. 4 a 9)
Robert Gallo
CRÔNICA (págs. 10 e 11)
Fabrício Carpinejar*
ESPECIAL (págs. 12 a 17)
Violência e saúde pública
SINTONIA (págs. 18 a 21)
A saúde do adolescente preocupa OMS
EM FOCO (págs. 21 a 23)
Tchekhov
SOLIDARIEDADE (págs. 24 a 28)
Médicos na Amazônia
LIVRO DE CABECEIRA (pág. 29)
Dica de Alfredo de Freitas Filho*
GIRAMUNDO (págs. 30 a 31)
Curiosidades & Novidades
PONTO COM (págs. 32 a 33)
Informações do mundo digital
HISTÓRIA DA MEDICINA (págs. 34 a 36)
Cardano, o visionário do Renascentismo
HOBBY (págs. 37 a 39)
Correr (fora do dia a dia...) também é esporte de médico!
TURISMO (págs. 40 a 43)
Descobrindo terras e sabores peruanos
CULTURA (págs. 44 a 47)
Salvador Dalí em Sampa
FOTOPOESIA (pág. 48)
Paulo Bomfim
GALERIA DE FOTOS
GIRAMUNDO (págs. 30 a 31)
Curiosidades & Novidades
Nem campanha de vacinação escapa...
A CIA enviou uma carta, em maio último, a reitores de 13 escolas de saúde pública dos Estados Unidos anunciando que não vai mais usar campanhas de vacinação como disfarce para operações de inteligência. Em 2011 – pasme! –, uma campanha contra a pólio em Abbottabad, no Paquistão, foi usada pela agência de inteligência norte-americana para tentar extrair o DNA de crianças, visando identificar familiares de Osama Bin Laden, então o homem mais procurado do mundo, na tentativa de encontrar o terrorista.
Sangue novo
Sangue de ratos jovens combate a “degeneração progressiva da função cognitiva e as alterações na estrutura cerebral” que ratos envelhecidos sofrem. A conclusão é de um estudo divulgado pela revista Nature, realizado na Universidade de Stanford (EUA). Melhorias nas aptidões de aprendizagem e memória aconteceram porque o sangue dos ratos jovens possibilitava a ativação de uma proteína no hipocampo, uma parte do cérebro importante para a memória, concluíram os cientistas, que realizarão mais estudos antes de aplicar seus resultados em humanos.
Ateísmo
Fé na ciência faz bem
Os mesmos benefícios encontrados na religião podem também ser usufruídos por aqueles que acreditam na ciência, de acordo com estudo realizado pelo Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford , nos Estados Unidos, divulgado recentemente. Ricardo Monezi, do Centro de Estudos em Medicina Comportamental da Unifesp, destaca que, ao acreditar na ciência, o cérebro entende o conhecimento como algo maior e, com os avanços tecnológicos, ela passou a ser vista como uma possibilidade de ajudar o ser humano. Assim como o religioso tem segurança em Deus, para o ateu é importante saber que a medicina pode socorrê-lo. “O que faz a diferença é acreditar”, destaca Monezi.
Mais pacíficos?
Na história da humanidade, a religião sempre foi um dos principais fatores de conflito, muitas vezes provocando guerras. Em contrapartida, o último estudo do Global Peace Index – GPI (Índice de Paz Global), baseado em 20 indicadores econômicos e sociais de 144 países, mostra que os melhores colocados no ranking de paz e riqueza são aqueles em que a maioria da população não tem religião: Suécia (85%), Dinamarca, Noruega e Islândia. O inverso, conclui a pesquisa, ocorre em países com alto índice de religiosidade, como o Brasil. Os dados são de 2013.
Depressão x Ômega 3
Idosos com depressão têm pouco ômega 3 no organismo, mostra estudo realizado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (FMRP/USP). A pesquisa foi realizada com 70 idosos do sexo feminino, sendo 35 com depressão, que apresentaram 1,97% de concentrações de ômega 3 no soro; enquanto que os 35 sem depressão apresentaram 2,44%. Porém, a nutricionista Marina Balieiro Cetrulo, autora do estudo, enfatizou que o déficit de ômega 3 em pessoas depressivas pode não estar associado apenas à ingestão alimentar, mas também à interação da dieta com o metabolismo.
Vida artificial
Pesquisa realizada por uma equipe internacional de cientistas, na NYU Langone Medical Center, publicada na revista Science, introduziu um grande avanço na biologia sintética, ao inserir um cromossomo personalizado em levedura de cerveja. Estudos similares já foram realizados em bactérias e vírus, mas essa foi a primeira vez que se utilizaram células mais complexas – um terço da sequência genética da levedura é igual ao DNA humano –, criando um organismo vivo que transmite genes artificiais para seus descendentes. Para a ciência, o estudo significa a possibilidade de criar, futuramente, vida artificial.
Imagens deslumbrantes
As fotos vencedoras do International Garden Photographer of the Year, deste ano, estão sendo exibidas em exposições pela Europa. Mas não é preciso ir até lá para ver as esplêndidas imagens do concurso internacional de fotografia de jardins, sediado na Inglaterra. Basta acessar: http://www.igpoty.com/competition01/winners.asp?parent=winners. As imagens classificadas nas sete edições anuais do concurso podem ser apreciadas clicando a coluna no alto da página inicial, à esquerda. A competição é aberta a pessoas de qualquer país, não havendo distinção entre fotógrafos amadores e profissionais.
A luz da economia
A cidade de Coimbra, em Portugal, se tornará a primeira no mundo a ser toda iluminada com lâmpadas LED. Serão instalados até o próximo ano, 35 mil pontos de iluminação pública com essa tecnologia, que permitirão uma economia de até 70% dos gastos com energia elétrica. A novidade faz parte do projeto chamado Transparence, que procura aumentar a transparência e a honestidade do mercado dos serviços energéticos em toda Europa. O projeto é financiado pelo programa Energia Inteligente Europa (IEE) e reúne 20 países.
(Colaborou: Rodrigo Carani)