CAPA
PONTO DE PARTIDA (pg. 1)
Renato Azevedo Júnior - presidente do Cremesp
ENTREVISTA (pág.4)
Marcia Angell
HISTÓRIA (pág. 9)
Estados Unidos, por Gore Vidal
CRÔNICA (pág. 12)
Luis Fernando Verissimo*
ESPECIAL BOLÍVIA 1 (págs.14 a 25)
A realidade precária dos cursos de Medicina particulares
ESPECIAL BOLÍVIA 2 (págs.14 a 25)
Depoimentos sobre a formação médica em escolas particulares
CABECEIRA (pág. 27)
Por Reinaldo Ayer*
CONJUNTURA (págs. 28 a 31)
Longevidade e cuidados com o idoso
GIRAMUNDO (págs. 32-33)
Curiosidades de ciência e tecnologia, história e atualidades
PONTO COM
Informações do mundo digital
SUSTENTABILIDADE (pág. 36)
Idec, 25 anos
CULTURA (pág. 38)
A flauta encantada do mago do choro
HOBBY
Campeonato de Futebol de Equipes Médicas
GOURMET (pág. 44)
“Cozinhando eu relaxo”
FOTOPOESIA (pág. 48)
Paulo Leminski
GALERIA DE FOTOS
SUSTENTABILIDADE (pág. 36)
Idec, 25 anos
Parceiro do Cremesp em várias lutas, Instituto de Defesa do Consumidor tem sua história vinculada à tomada de consciência do consumidor brasileiro
O banco cobrou taxas abusivas? O plano de saúde negou cobertura? Comprou um produto novo que não funciona? O serviço de telefonia foi cobrado indevidamente? Não recebeu a mercadoria adquirida via internet? Esses e outros casos são vividos, todos os dias, por milhares de pessoas e, se você ainda não se viu em situação semelhante, sinta-se privilegiado.
A orientação ao consumidor sobre quais são seus direitos, nesses casos, é fundamental. Com esse objetivo foi fundado o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), associação sem fins lucrativos criada por consumidores em 21 de julho de 1987. Nesses 25 anos, comemorados agora, o instituto conquistou inúmeras vitórias para a sociedade ao promover a educação, a conscientização, a defesa dos direitos do consumidor e a ética nas relações do consumo. Algumas de suas ações contaram com a parceria do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp).
A primeira luta da entidade focou os testes de hipersensibilidade na aplicação das injeções de penicilina, de nome comercial Benzetacil. O Idec avaliou 56 farmácias e observou que elas não contavam com procedimento padronizado e nem equipamento ou pessoal especializado para o teste. A investigação contribuiu para a criação de uma Portaria específica publicada pela Secretaria de Saúde de São Paulo, em 1994. Desde então, o instituto não parou de colaborar para a defesa do consumidor.
Ações como o apoio para a criação do Código de Defesa do Consumidor, em 1990; a reivindicação para reaver as perdas da correção monetária nas cadernetas de poupança dos planos econômicos governamentais Verão e Collor, em 2001; e a luta judicial, em 2006, pelos direitos das mulheres que engravidaram, mesmo usando o anticoncepcional Microvlar, em 1998 – conhecido como o caso das ‘pílulas de farinha’ –, fazem parte da história do Idec.
Testes de produtos
Além disso, o instituto testa e compara produtos e serviços disponíveis no mercado e realiza pesquisas, publicando os resultados da avaliação em seu site e na Revista Idec, disponível para associados e assinantes. Importante veículo de comunicação com os associados e pioneira sobre os direitos do consumidor, a publicação existe desde 1995 – na época com o nome de Consumidor S.A.
Defesa do SUS e luta pela regulamentação dos Planos de Saúde fizeram parte das parcerias entre o Idec e o Cremesp
Abuso dos bancos também foi tema de publicação do instituto
Mensal, a revista divulga as avaliações técnicas sobre produtos, entrevistas com consumidores, especialistas e órgãos diversos sobre assuntos do dia a dia dos cidadãos. Também divulga histórias de consumidores que receberam orientações em ações contra empresas e dicas sobre como exercer seus direitos, garantindo assim o máximo equilíbrio e conforto nas relações entre empresa e cliente.
Para comemorar seus 25 anos, o Idec realizou, recentemente, um seminário sobre o Consumo e Cidadania: Os novos consumidores e os desafios para garantir seus direitos, propondo uma reflexão sobre como assegurar uma relação de consumo mais ética, transparente, justa, sustentável e equilibrada no atual cenário da economia brasileira.
O instituto também se associa a outras entidades da área de direito do consumidor. É membro pleno da Consumers International, federação que congrega mais de 250 associações de consumidores de todo o mundo. Faz parte do Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor, criado para o fortalecimento do movimento dos consumidores no Brasil, Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (Abong), e participa efetivamente de diversas redes temáticas nacionais e internacionais do segmento.
Parceria com o Cremesp
Desde 1993, Idec e Cremesp têm uma história de parcerias e de trabalhos conjuntos, no acompanhamento crítico da regulamentação dos planos de saúde, por uma política de medicamentos genéricos e no lançamento de campanhas e publicações em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), pela regulamentação da publicidade de bebidas e alimentos, além da discussão sobre erro médico.
Conheça as atividades do IDEC