CAPA
PONTO DE PARTIDA (pág.1)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp
ENTREVISTA (pág. 4)
José Feliciano Delfino Filho
CRÔNICA (pág. 10)
Tufik Bauab*
EM FOCO (pág. 12)
Voluntários do Sertão
SINTONIA (pág. 15)
Emerson Elias Merhy*
DEBATE (pág. 18)
A relação médico-paciente e a internet
GIRAMUNDO (págs. 24 e 25)
Curiosidades da ciência e tecnologia, da história e atualidade
SAÚDE NO MUNDO (pág. 26)
O sistema de saúde público no Japão
HISTÓRIA DA MEDICINA (pág. 30)
Epidemias: os grandes desafios permanecem
CARTAS & NOTAS (pág. 33)
Conexão com o usuário a um clique
HOBBY (pág. 34)
Alexandre Leite de Souza
PONTO COM (págs. 38/39)
Informações do mundo digital
CULTURA (pág. 40)
Imperdíveis exposições da Pinacoteca
TURISMO (pág. 42)
Das flores de Bali ao enxofre do Ijen
LIVRO DE CABECEIRA (pág. 47)
Dica de leitura de Desiré Carlos Callegari *
FOTOPOESIA( pág. 48)
Adélia Prado
GALERIA DE FOTOS
CULTURA (pág. 40)
Imperdíveis exposições da Pinacoteca
Museu paulista terá, entre outras, mostras de Giacometti, Carlos Cruz-Diez, Lygia Pape e de renomados fotógrafos, ao longo do ano
Vistas do Brasil, de Jean-Julien Deltil
O homem que caminha, de Alberto Giacometti
Além do importante acervo permanente, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, na capital paulista, apresentará em 2012 exposições imperdíveis. De 26 de março a 17 de junho, ocorrerá a primeira mostra no Brasil das obras do escultor, pintor e desenhista Alberto Giacometti (1901-1966), considerado um dos maiores nomes do modernismo. Os visitantes poderão apreciar cerca de 80 esculturas, a maioria em bronze; 30 pinturas, 60 obras sobre papel e 30 fotografias do artista.
Caroline, de Alberto Giacometti
Induction chromatique, de Carlos Cruz-Diez
No segundo semestre, de 14 de julho a 23 de setembro, acontecerá a primeira grande retrospectiva do artista venezuelano Carlos Cruz-Diez, 87 anos, representante do movimento Cinético. Intitulada Carlos Cruz-Diez: cor no tempo e no espaço, a exposição contará com mais de 150 trabalhos nas mais variadas técnicas, como pintura a óleo, fisiocromias, adições cromáticas, induções cromáticas, esboços e outros suportes bidimensionais utilizados por ele a partir da década de 50.
A mostra Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo, iniciada em outubro de 2011, continuará retratando a história da arte no Brasil, por meio de pinturas, esculturas, gravuras e fotografias. A data de seu término não está definida. Em O papel de parede, exposição que também envolve o Musée du papier peint, de ¬Rixheim, na França, serão mostradas as matrizes originais e os estudos para a composição do papel de parede panorâmico Vistas do Brasil, de Jean-Julien Deltil. A Arte no Brasil abrange, também, a exposição O Retrato do Brasil (parte I), que reúne obras de fotógrafos retratistas, fotos-pinturas, máquinas de retrato 3X4 e registros dos fotógrafos Mario Cravo Neto, Otto Stupakoff, Madalena Schwartz, Cristiano Mascaro, Eustáquio Neves, Elza Lima, Flavia Damm, Sebastião Salgado, Maria Sampaio e Márcio Lima.
A Estação Pinacoteca, espaço cultural vinculado à Pinacoteca do Estado de São Paulo – localizada no antigo prédio do Dops, a cerca de três quadras da sede do museu –, trará a primeira exposição de Lygia Pape (1928-2006), de 17 de março a 13 de maio. A mostra reunirá cerca de 200 trabalhos da artista, entre pinturas, xilografias, desenhos, livros, filmes, objetos e intervenções.
(Colaborou: Flávia Knispel)
SERVIÇO
Pinacoteca do Estado de São Paulo:
Praça da Luz, 2, São Paulo, SP. Tel. 11-3324-1000
Estação Pinacoteca e Memorial da Resistência de São Paulo: Largo General Osório, 66, São Paulo, SP. Tel. 11-3335-4990
Ingressos: R$ 6,00 de domingo a sexta-feira
Aos sábados, a entrada é gratuita.