CAPA
PONTO DE PARTIDA
Editorial de Isac Jorge Filho: Pequenas Mudanças
POESIA
Miguel Carlos Vitalino, escritor e médico pneumologista
ENTREVISTA
A psiquiatra Carmita Abdo é a convidada especial desta edição
CRÔNICA
Ser filho de médico - José Simão
SINTONIA
Gravidez na adolescência
CONJUNTURA
Medicina Esportiva
DEBATE
Reprodução assistida para portadores de HIV
MEIO AMBIENTE
Compostos químicos e a saúde
COM A PALAVRA
A inveja não é só ruim - Carlos Amadeu Botelho Byington
HOBBY DE MÉDICO
Xadrez - No tabuleiro do doutor
HISTÓRIA DA MEDICINA
Tempo de criação 1951-1956
TURISMO
São Luiz do Paraitinga - Histórica, caipira e festeira
CULTURA
Corpos Pintados: mostra já percorreu 32 museus do mundo
CARTAS & NOTAS
Novo projeto gráfico da sua revista
LIVRO DE CABECEIRA
A Viagem Vertical - Enrique Vila-Matas
GALERIA DE FOTOS
CARTAS & NOTAS
Novo projeto gráfico da sua revista
Ser Médico tem novo projeto gráfico
A nova diagramação interna apresentada a partir desta edição da Ser Médico, faz parte do projeto de reformulação e modernização dos veículos de comunicação do Cremesp que incluem também o Jornal do Cremesp e os sites www.cremesp.org.br e www.bioetica.org.br
A capa – que antes apresentava um detalhe de imagem dentro de uma faixa retangular – passa a ter foto na página inteira. No miolo da revista, as páginas antes divididas em duas colunas passam a ser intercaladas – duas colunas para abertura de matéria e três para as seguintes. Com a mudança, a revista ganhará um pouco mais de espaço para texto. Outra novidade: a versão on line da revista – disponível no site do Cremesp – será maior que a versão impressa. Os textos editados e adequados ao espaço da revista impressa estarão disponíveis na íntegra no site. O mesmo será feito com as fotos.
"Em todo processo que culminou nesta edição, procuramos fazer alterações sem abrir mão da qualidade e da missão da Ser Médico”, informou o diretor de comunicação do Cremesp, Luiz Carlos Aiex Alves (foto ao lado). “Ajustes são importantes a qualquer publicação. Mesmo aquelas consideradas boas precisam ser aprimoradas para acompanhar os novos tempos”, completa. “Aguardamos as opiniões dos colegas que queiram se manifestar sobre a nova roupagem da revista”, finaliza Aiex.
Cartas
Livro de Cabeceira
“Em primeiro lugar parabenizo a todos pela excelente qualidade da revista Ser Médico. E, na seqüência, queiram registrar nossos elogios ao dr. Moacyr Fernandes de Godoy, cardiologista de São José do Rio Preto, pela indicação do Livro de Cabeceira A Síndrome do Status, que realmente nos ensina ser de pouca inteligência e injusto ressaltar com vigor as deficiências e limitações das pessoas, como regra geral. O estudo feito por Michael Marmot vem reforçar o entendimento de que não é possível ser aceito por todos, pois enquanto uns aplaudirão nossas obras, nossos oscars, outros os rejeitarão; se é justo e perfeito será perseguido pelos que não são. E, parabéns aos que puderem sobreviver neste mundo ingrato”.
Marcos Daniel Arroyo Monteiro
CRM 117.736
Museu da Loucura
“Obtive conhecimento do artigo sobre o Museu da Loucura, publicado na Revista ‘Ser Médico’ do Cremesp nº 30, Jan/Fev/ Mar/05. ( ...) agradecemos pela divulgação do Museu e ressaltamos que o artigo ficou muito bom ( ...)”
Lucimar P. Silva
Coordenadora do Museu da Loucura
Henry Moore na Pinacoteca
A escultura Mother and Child de Henry Moore ilustra a capa e a página 18 desta edição. A obra faz parte do acervo da exposição Henry Moore - Uma Retrospectiva, na Pinacoteca do Estado até 12 de junho. A mostra apresenta 117 esculturas, 72 desenhos e 55 gravuras produzidas entre 1920 e 1980 pelo artista britânico. A reprodução foi autorizada pela Henry Moore Foundation, por meio do British Council, que trouxe a exposição ao Brasil. A foto da obra foi feita por Osmar Bustos.