NOTÍCIAS
Últimas Notícias
Ato histórico - Cremesp em campo
MEC determina providências nas inconsistências de revalidação de diplomas de Medicina da Unirg após alertas sistemáticos do Cremesp
Reconhecimento profissional
Familiar de paciente relata atendimento excepcional realizado pela neurocirurgiã Monise Zaccariotto
Evento científico
Cremesp participa de debates na Jornada Paulista de Cirurgia Plástica
Expediente
Conselho não terá atendimento no feriado e expediente será retomado na sexta-feira (05/06/26)
Notícias
|
22-04-2026 |
Avante Comissão do Médico Jovem |
Reunião ordinária anuncia fórum estadual e avança em pautas estratégicas da formação médica |
|
Organizado pela Comissão do Médico Jovem, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) realizou, nesta segunda-feira (20), um encontro com o deputado federal Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) para debater pautas prioritárias relacionadas à violação dos atos privativos da medicina, a formação médica, residência e o respeito à Lei do At Médico, com propostas atualmente em tramitação no Congresso Nacional. A reunião, mediada pelo presidente e coordenador da comissão Angelo Vattimo, contou com a participação da diretoria do Cremesp, conselheiros e representantes de renomadas instituições da medicina, entre eles escolas médicas e organizações sociais. Também estiveram presentes mais de 40 convidados, entre participantes presenciais e online, incluindo representantes da área da saúde, como Ronaldo Laranjeira, diretor-presidente da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), e os ex-conselheiros Ruy Tanigawa e Nivio Moreira. Na abertura, o presidente do Cremesp, Angelo Vattimo, destacou a relevância do encontro, a importantíssima presença do conselheiro federal de São Paulo no CFM Francisco Cardoso, e anunciou a realização do Fórum Estadual do Médico Jovem, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Segundo ele, a iniciativa será fundamental para enfrentar desafios que impactam a profissão, especialmente entre os médicos em início de carreira. “É preciso que saíamos das notas na internet e passemos a ouvir esses profissionais e estruturar ações que atendam às suas demandas. Precisamos fortalecer nossa interlocução e garantir que essas pautas avancem no Congresso Nacional, e hoje temos a honra de receber em nossa casa o Deputado Federal Paulo e Conselheiro Federal Francisco”, afirmou. O deputado Paulo Bilynskyj ressaltou que a Medicina brasileira enfrenta desafios estruturais e defendeu maior conscientização da categoria sobre a perda de prerrogativas ao longo do tempo. “Um dos papéis do CFM e dos conselhos regionais é justamente ampliar essa consciência sobre o que já foi perdido e o que ainda está em risco”, afirmou. Ele também destacou a construção de uma agenda legislativa da saúde baseada nas demandas dos próprios médicos. “Com as mudanças no cenário político a partir de 2027, é essencial que a categoria esteja preparada para participar ativamente desse processo”, disse. O conselheiro Francisco Eduardo Cardoso Alves enfatizou que uma das prioridades do CFM é garantir segurança e perspectivas para o médico jovem, com acesso à formação continuada, ao mercado de trabalho e a oportunidades de desenvolvimento profissional. Ao abordar os desafios atuais, ele apontou a verticalização da saúde como uma das principais preocupações. Segundo Cardoso, esse modelo — em que um mesmo grupo controla diferentes etapas da assistência — pode impactar a autonomia médica. “Em alguns casos, quando o profissional não segue protocolos estabelecidos por essas redes, acaba sendo substituído”, alertou. Ele também chamou atenção para a crescente concentração de estruturas no setor e para a necessidade de enfrentar práticas que possam comprometer a ética e a autonomia profissional, ao mesmo tempo em que reforçou a importância de combater o mau exercício da Medicina. Durante o debate, foram discutidas questões como o desinteresse pela residência médica, a escassez de professores e preceptores qualificados e a defesa das prerrogativas da categoria. Os participantes destacaram ainda a importância de fortalecer o papel do médico na sociedade — especialmente no início da carreira — e de ampliar sua atuação diante dos desafios contemporâneos da profissão, o que será foco no Fórum Estadual do Médico Jovem, que ainda trará temas atuais como o curso de vanguarda em Inteligência Artificial que vem sendo realizado pelo Cremesp na Capital e Interior do estado. Ao final do encontro, foram designados membros para atuar na organização do Fórum do Médico Jovem, reforçando o compromisso do Cremesp com a defesa da Medicina, o diálogo institucional com o Congresso Nacional e o aprimoramento da formação médica no país. Cremesp, progresso e ordem! Fotos: Marina Bonfim |




