Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 23-05-2024
    Conversa com o Cremesp 
    Sextanistas da Unifesp-EPM recebem a autarquia 
  • 22-05-2024
    Artigos científicos
    Trabalhos inéditos da JMRR serão lançados em congresso do Cremesp
  • 21-05-2024
    Publicidade médica
    Cremesp apresenta palestra para diretores e médicos do Hospital Sírio-Libanês
  • 21-05-2024
    Alerta de golpe
    Cremesp não efetua qualquer tipo de cobrança ou solicita dados pessoais por SMS e WhatsApp
  • Notícias


    30-03-2023

    Departamento de Fiscalização

    Vistorias do Cremesp cresceram 25% em 2022

    O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) registrou um aumento de 25% no número de fiscalizações realizadas em 2022, em comparação ao ano de 2021. No total, foram efetuadas 1491 vistorias no ano passado, em diversos equipamentos de saúde, públicos e privados, em todo o Estado. Veja gráfico 1

    O Departamento de Fiscalização do Conselho ampliou a equipe e intensificou as ações em todo o Estado, tendo buscado apoio de órgãos como Ministério Público, Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros, entre outros, para sanar irregularidades encontradas.

    Para Daniel Kishi, conselheiro e coordenador do Departamento de Fiscalização (DEF) do Cremesp, a expectativa é ampliar e intensificar as fiscalizações ainda mais, com apoio de instituições como Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo (CVS) e Comando do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CCBPMESP), entre outros órgãos competentes a fim de garantir a regularização das unidades de saúde.

    De acordo com o coordenador do DEF, o Cremesp tem identificado falhas importantes na base das estruturas de saúde, referentes à documentação legal mínima necessária para o devido funcionamento dessas unidades. Diante de tais constatações, a autarquia deu início a reuniões com o MPSP e o CCBPMESP, para buscar solução a essas e outras questões levantadas nas fiscalizações efetuadas. 

    Só em 2022, o Cremesp expediu mais de 500 ofícios para informar as irregularidades encontradas em vistorias realizadas em unidades de saúde, para instituições como MPSP, CVS, Secretarias Municipais e Estadual de Saúde, e Conselhos de classe de profissionais de saúde, entre outros. O próximo encontro previsto pelo Conselho para tratar desse assunto deve ser com o CVS.

    Mais de 4,5mil fiscalizações

    A gestão atual do Cremesp foi responsável por cerca de 4520 mil vistorias em todo o Estado de São Paulo, entre 18 de outubro de 2018 e 31 de dezembro de 2022. 

    Em 2022, o DEF recebeu 1491 pedidos de diligências, tendo concluído, até o final do ano, 1464 (98%) das fiscalizações demandadas Veja Gráfico 2. Em relação à origem das vistorias realizadas, a maioria foi demandada pelo próprio Cremesp (603), seguida do MPSP (212). Dentre os estabelecimentos de saúde fiscalizados, os mais frequentes foram os hospitais (379), seguidos dos Centros Diagnósticos (143) e das Unidades Básicas de Saúde (126). Veja Gráfico 3.

    “Todas as ações empenhadas pela atual gestão do Cremesp para alavancar o Departamento de Fiscalização - como o reforço da equipe, a reestruturação estratégica do departamento, a incorporaçãoda Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame), responsável pelas diligências virtuais com foco na Publicidade Médica e a criaçãoda Câmara de Pareceres em Fiscalização (CPFIS) para analisar os relatórios de vistoria -, têm como objetivo principal dar mais celeridade às tomadas de decisão, além de levar ao conhecimento e buscar apoio das entidades competentes, para sanar as irregularidades identificadas”, conclui Daniel.  


    Este conteúdo teve 81 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 417 usuários on-line - 81
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.