Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 02-12-2022
    Copa do Mundo
    Sede funcionará apenas com atendimentos agendados e delegacias regionais encerram expediente às 14h nos dias 2 e 5 de dezembro
  • 02-12-2022
    Direito
    Isenção do rodízio é ampliada para médicos da Grande São Paulo
  • 01-12-2022
    50 ANOS DE EXERCÍCIO PROFISSIONAL
    Cremesp presta homenagem a médicos de São José do Rio Preto e Araçatuba
  • 01-12-2022
    Câmara Técnica de Clínica Médica
    Especialistas debatem a importância da insulina sérica na prevenção da síndrome metabólica
  • Notícias


    25-08-2022

    Revista do Cremesp

    Nova edição da Ser Médico aborda temas sensíveis da Ginecologia e Obstetrícia

    A última edição da revista  Ser Médico tem como tema principal a história e a atualidade da Ginecologia e Obstetrícia, abordando desde os primeiros procedimentos obstétricos aos assuntos sensíveis e contemporâneos da especialidade.  

    O entrevistado da publicação, Michael Buchanan, repórter da BBC News,  detalha sua investigação jornalística sobre o escândalo no sistema de saúde do Reino Unido, envolvendo mortes evitáveis de bebês e sofrimento desnecessário de grávidas com indicação de cesariana, mas que passaram por parto normal. Entre as causas que levaram a essa situação, ele aponta a política de estímulo ao parto natural, que exaltavam hospitais com taxas reduzidas de cesarianas. 

    Ainda dentro do tema especial, a edição aborda assuntos como desvirtuamento do conceito de “parto humanizado”, pela difusão favorável ao parto normal a qualquer custo, muitas vezes em detrimento de uma cesariana que evitaria desfechos desfavoráveis. A visão deturpada do conceito de “violência obstétrica” e os decorrentes estigmas sobre especialistas dessa área médica também são assuntos tratado no tema especial da publicação.  

    Já a editoria de Tecnologia da Ser Médico esclarece sobre as novas normas da telemedicina no Brasil, por meio de artigo que aborda as principais mudanças promovidas pela última resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), publicada neste ano. 

    A nova edição da revista também conta um pouco da história de uma psiquiatra e proprietária de canil, que – além de criadora de cães campeões nacionais e internacionais – desenvolveu o primeiro projeto de cinoterapia do Estado de São Paulo. 
    A matéria de turismo, que percorre a rota de vinícolas da Serra da Mantiqueira, unindo belas paisagens à degustação de vinhos e à culinária regional, também é destaque da edição.   

    A revista Ser Médico é uma publicação trimestral do Cremesp, distribuída para mais de 170 mil médicos do Estado de São Paulo. Acesse a versão digital da publicação.
     


    Este conteúdo teve 1032 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2022 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 133 usuários on-line - 1032
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.