Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 11-01-2025
    Guarulhos - prerrogativas
    Cremesp enfrenta novamente políticos que invadem hospitais e violam prerrogativas médicas e se reúne com médicos para adoção de medidas
  • 09-01-2025
    Serviços cartoriais
    Cremesp leva Unidade Móvel aos médicos dos hospitais de São Paulo
  • 09-01-2025
    Cerimônia
    Cremesp realiza primeira entrega de carteiras médicas em 2025 aos recém-formados
  • 08-01-2025
    CAMPINAS E REGIÃO
    Cremesp responde a abuso do poder público contra médicas em Campinas
  • Notícias


    08-01-2017

    Luto

    Falece Daniel Serrão, médico português que se tornou referência mundial em Bioética


    O médico português Daniel Serrão, especialista em Anatomia Patológica e Bioética, morreu no Hospital da Trofa (Portugal) neste dia 8 de janeiro (domingo), aos 88 anos, de problemas respiratórios decorrentes de um atropelamento na cidade do Porto, ocorrido há dois anos. 

    O médico e acadêmico foi membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, durante 15 anos, e da Academia Pontifícia para a Vida, instituição criada pelo Papa João Paulo II. Participou também da elaboração da Declaração Universal do Genoma Humano como patrimônio da humanidade na Unesco.

    Para Dalton Ramos, professor da Universidade São Paulo (USP) na área de Bioética e membro da Pontifícia Academia Pro Vita, um aspecto que definia Serrão era o seu amor pela vida e, consequentemente, o quanto trabalhou em defesa dela por meio da área da Bioética.

    Bioeticista consagrado
    “Além da grande influência acadêmica, Serrão foi um dos maiores nomes da Bioética no cenário de Portugal, sendo o responsável por introduzi-la na história das universidades portuguesas. No Brasil, também teve extrema importância, com significativas participações em congressos e eventos, com sua forte presença  no cenário acadêmico, incentivando e inspirando os graduandos”, afirma Ramos.

    Serrão formou-se no curso de Medicina em 1951, e concluiu seu doutorado em 1959. A partir de 1961, foi professor na Universidade do Porto e, em 1969, prestou serviço no hospital militar de Luanda, atuando como professor catedrático de Anatomia Patológica, em 1971. Tornou-se referência internacional pelas suas investigações na área da Bioética. Foi uma figura importante para o cenário da Igreja Católica mundial. Amigo de João Paulo II, Serrão foi o primeiro convidado a assessorar o Papa nas questões da Bioética. 

     

    Tags: bioéticafalecimento.

    Este conteúdo teve 30 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2025 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 485 usuários on-line - 30
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.