A campanha de valorização 2016 e um balanço das negociações com operadoras de planos de Saúde ao longo deste ano de 2015, foram as principais pautas do encontro com representantes das entidades médicas realizado na sede da Associação Paulista de Medicina (APM) neste 24 de novembro.
O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo esteve representado na reunião por Renato Azevedo, 1º Secretário, e João Ladislau Rosa, 2º Tesoureiro.
Para Azevedo, a organização da Comissão Estadual de Honorários Médicos e o empenho da diretoria de Defesa Profissional da APM são fundamentais para as negociações com as seguradoras e operadoras de saúde. "É importante ressaltar que este embate é antigo e precisamos entender que não podemos esfriar nosso movimento. Só ganharemos o que buscamos se nos organizarmos e lutarmos”, enfatizou.
Ladislau lembrou que a coesão de todas as entidades estaduais é imprescindível, evidenciando a robustez do movimento médico no Estado de São Paulo. "Somente desta maneira, unindo todas as entidades e as sociedades de especialidades, conseguiremos avançar”, acrescentou.
Segundo o presidente da APM, Florisval Meinão, é extremamente positivo o fato de os médicos anteciparem seu calendário de mobilização porque, de acordo com a lei 13.003, planos e seguros devem apresentar suas propostas de acordo à classe até o final de março de cada ano letivo. "Agora teremos um tempo mais adequado para o envio das reivindicações e para negociar dentro do prazo que a legislação estabelece. O movimento está se adequando à nova dinâmica imposta pela lei e construirá uma estratégia forte para resgatarmos honorários e melhorar a assistência aos pacientes”, disse.
Eixos 2016
1) Reajuste linear para consultas e procedimentos;
2) Fator de qualidade com 100% para todos prestadores. Bonificação para os que atingirem os critérios de qualidade (Residência, título de especialista e pós-graduação);
3) Reajustes baseados unicamente em índices cheios. Proibição de uso fracionado;
4) Denúncia ao Ministério do Trabalho das empresas que não negociarem.
A pauta da campanha de valorização de 2016 será encaminhada a todas as empresas de saúde suplementar nos próximos dias.
Fonte: APM
Tags: operadoras, planos de saúde, reivindicações, APM, reunião, eixos.
|