NOTÍCIAS
Últimas Notícias
Ato histórico - Cremesp em campo
MEC determina providências nas inconsistências de revalidação de diplomas de Medicina da Unirg após alertas sistemáticos do Cremesp
Reconhecimento profissional
Familiar de paciente relata atendimento excepcional realizado pela neurocirurgiã Monise Zaccariotto
Evento científico
Cremesp participa de debates na Jornada Paulista de Cirurgia Plástica
Expediente
Conselho não terá atendimento no feriado e expediente será retomado na sexta-feira (05/06/26)
Notícias
|
19-09-2014 |
JC nº 318 |
Edição do mês de setembro traz vários destaques. Clique e confira, na íntegra, todo o conteúdo |
|
“Abertura de novas escolas é uma irresponsabilidade do governo federal” “Teremos um futuro preocupante, com aumento de processos éticos ou judiciais e um desprestígio cada vez maior da classe médica junto à sociedade” A autorização indiscriminada para abertura de 39 novas escolas de Medicina no País é duramente criticada por Florisval Meinão, médico otorrinolaringologista, com doutorado pelo Iamspe, e presidente reeleito da Associação Paulista de Medicina (APM). Nesta entrevista ao Jornal do Cremesp, ele também comenta a necessidade de avaliação externa para egressos de Medicina e os resultados obtidos pelo Programa Mais Médicos. Fala ainda sobre o compromisso e responsabilidade da nova diretoria da APM, na gestão que se inicia, para que a entidade possa continuar exercendo importante papel na prestação de serviços para os médicos, na defesa de uma saúde de qualidade para a população e da valorização profissional do médico junto à sociedade. O MEC autorizou recentemente a abertura de mais 30 escolas de Medicina no País. Qual será o impacto dessa política no ensino médico? Quais podem ser as consequências dessa falta de hospitais-escola e de docentes?Com certeza teremos uma piora ainda maior na qualidade de formação desses médicos. Isto é particularmente perigoso, pois são profissionais que cuidam da vida humana, portanto coloca-se em risco a população que atendida por eles. Deve-se destacar que o reflexo desta situação se dará em um prazo de oito a dez anos, quando qualquer mudança de rumo será muito difícil. Provavelmente, no futuro, teremos um cenário preocupante, com aumento do número de processos éticos ou judiciais e um desprestígio cada vez maior da classe médica junto à sociedade. O governo argumenta que o aumento do acesso ao atendimento em locais distantes se deu graças ao Programa Mais Médicos. Em sua opinião, isso de fato vem acontecendo? Qual a alternativa para suprir a falta de médicos em regiões distantes e viabilizar a expansão da assistência com qualidade? O Exame do Cremesp completa 10 anos com uma média superior a 50% de reprovação. Uma avaliação externa no final do curso deveria se tornar obrigatória em todo o País? O senhor acaba de ser reeleito presidente da Associação Paulista de Medicina (veja matéria na pág. 12). Quais as metas da nova diretoria? Quer acessar outras matérias do Jornal nº 318? |



