Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 11-10-2024
    Presidência da República
    Cremesp se reúne com o ex-presidente Michel Temer para discutir importantes temas da Medicina
  • 10-10-2024
    Solenidade em Piracicaba
    Cremesp realiza entrega de carteiras médicas aos recém-formados da Anhembi Morumbi
  • 10-10-2024
    Edital
    Cremesp abre inscrições para o credenciamento de peritos grafotécnicos
  • 10-10-2024
    Atividade médica
    Cremesp realiza julgamento simulado com médicos de Limeira
  • Notícias


    30-04-2013

    Renato Azevedo

    As ações do movimento médico

    “Mantida a união das entidades, é possível fazer muito mais pelos médicos e pela saúde da população”


    O movimento médico brasileiro é hoje uma ação coletiva que une esforços coordenados de diferentes representações em defesa dos médicos e da sociedade. São entidades criadas ao longo da história pelos próprios médicos e pela legislação, às quais foram atribuídas personalidades e obrigações específicas.

    A natureza jurídica desigual das entidades médicas, as diferenças de estrutura e de função, e até mesmo as variadas convicções filosóficas, sociais e políticas dos membros dessas instituições não impediram a criação de uma unidade do movimento médico e a concordância em torno de determinados princípios e de pautas conjuntas.

    O senso comum e a reciprocidade guiam a atuação dos conselhos, associações, sindicatos, academias e sociedades de especialidades, irmanados na superação dos imensos desafios que atualmente se impõem à Medicina. 

    A capacidade de diálogo e de união das entidades talvez seja um diferencial em relação a outros movimentos sociais divididos internamente ou  mesmo cooptados por governos, pelo mercado e por interesses menores.

    Conforme temos demonstrado nos nossos estudos da Demografia Médica, em parceria com o CFM, os 400 mil médicos brasileiros formam um mosaico de perfis, e inserções no mercado de trabalho, compondo uma diversidade profissional que exige atenção cada vez mais qualificada das entidades representativas.

    A unidade das entidades médicas passou a ser uma exigência ante os obstáculos ao exercício profissional digno: as más condições de remuneração e trabalho, as tentativas de aumentar o efetivo de médicos no Brasil de maneira irresponsável, a degradação do ensino médico, as deficiências do SUS e as práticas aviltantes dos planos de saúde privados.

    Ao longo do mês de abril, os médicos demonstraram a capacidade de mobilização de suas entidades, ao reunir 500 representantes no Senado Federal; serem recebidos pela Presidente Dilma Roussef; participarem de marcha em Brasília, em defesa  da destinação de um mínimo de 10% da receita da União para o SUS; convocarem um novo Dia Nacional de Alerta aos Planos de Saúde, visando avanços nas negociações por melhores honorários; e atuarem nos estados e municípios pela implantação de planos de carreira para os médicos  do setor público.

    O balanço é positivo, e mantida a união das entidades nos estados e em nível nacional, é possível fazer muito mais pelos médicos e pela saúde da população.

     

    Renato Azevedo Júnior é presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.

    O texto acima foi reproduzido do Editorial da edição 302 do Jornal do Cremesp - abril 2013.

    Tags: editorialJornal do Cremespmovimento médico.

    Veja os comentários desta matéria


    Há + de 20 anos esperamos pela aprovação do plano de carreiras, e até hoje só temos visto ações pequenas com resultados pequenos
    Jose Oscar

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 87 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 668 usuários on-line - 87
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.