CAPA
PÁGINA 3
Editorial
PÁGINA 4
Ensino médico
PÁGINA 5
Balanço da gestão 2013-2018
PÁGINA 6
Balanço da gestão - Prestação de contas
PÁGINA 7
Entrevista - Lavínio Nilton Camarim
PÁGINAS 8 E 9
Defesa profissional
PÁGINAS 10 E 11
Serviços
PÁGINA 12
Jovem médico
PÁGINA 13
Comunicação e Bioética
PÁGINA 15
Agenda da Presidência
PÁGINA 16
Ressonância
GALERIA DE FOTOS
PÁGINA 16
Ressonância
CFM aprova descontos nas anuidades 2019 a pedido do Cremesp e CRMs
O Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou descontos de 60% aos médicos jovens na primeira anuidade e de 80% para as pessoas jurídicas, em atendimento às solicitações da atual gestão (2013- 2018) do Cremesp e dos demais CRMs. A medida
altera a Resolução que fixa as anuidades de 2019. “Esse resultado deveu-se a um esforço contínuo dos CRMs e do CFM, que vinham discutindo o tema há algum tempo e agora foi concretizado”, destacou o presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim. O
valor da anuidade é de R$ 750 para o próximo ano. A Resolução também amplia o
desconto, de 50% para 80%, para as pessoas jurídicas com até dois médicos, enquadradas na primeira faixa de capital social (R$ 50.000).
CFM esclarece informações contraditórias
Devido a notícias contraditórias sobre a Resolução 2.185/18 veiculadas em redes sociais, o CFM emitiu uma nota esclarecendo que o processo de elaboração dessa norma aconteceu ao longo do primeiro semestre deste ano, com ampla participação das tesourarias do CFM e dos CRMs. De acordo com a nota, o texto aprovado não foi influenciado por pleitos de candidatos ou chapas que disputaram as eleições para os CRMs. O foco principal da norma foi atender às necessidades dos médicos, ampliando alguns benefícios que já existiam em exercícios anteriores, em consideração ao impacto da crise econômica sobre a categoria.
O CFM esclarece que “a isenção total do pagamento da anuidade aos Conselhos de Medicina não depende de discricionariedade ou de vontade política de conselheiros, conforme tem sido divulgado. Trata-se de matéria amparada pelas Leis nº 3.268/1957 e nº 12.514/2011, cuja alteração depende de aprovação de proposta pelo Legislativo Federal”.
Cremesp e Coren-SP discutem aprimoramento na área de processos
Com o objetivo de discutir questões comuns das áreas de processos do Cremesp e do
Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), representantes de ambas autarquias reuniram-se, em 13 de setembro, na sede desta Casa, para troca de experiências e informações sobre a rotina e os sistemas dos respectivos departamentos
de processos e fiscalizações.
Representando o Cremesp na reunião, o corregedor Krikor Boyaciyan manifestou satisfação com “a troca de experiências entre a duas instituições, que atuam em questões próximas, para a garantia da prática ética dos profissionais da saúde”.
Também participaram do encontro Osvaldo Pires Simonelli e Luis André Aun Lima,
superintendente jurídico e chefe da seção de Processos do Cremesp, respectivamente;
e, representando o Coren-SP, Fernanda Azevedo, coordenadora de processos éticos; Vagner Urias, gerente executivo de fiscalização; e Lanny Hino, gerente de fiscalização.
Debate analisa sofrimento psíquico nas escolas médicas
O sofrimento psíquico nas escolas médicas foi o tema principal da Plenária Temática
promovida pelo Cremesp, em 17 de agosto, e organizada pela conselheira e coordenadora da Câmara Temática Interdisciplinar sobre Violência nas Escolas Médicas (Camtivem), Katia Burle. “Diversas violências permeiam as escolas médicas, por isso é importante discutir e pensar em soluções para o problema”, salientou o vice-presidente do Conselho, Renato Françoso. Também participaram do encontro membros da Câmara, conselheiros do Cremesp, estudantes e representantes de escolas de Medicina.
Avaliação em Medicina é destaque de encontro nacional dos CRMs
Representantes dos Conselhos médicos do país participaram do Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina, realizado entre os dias 12 e 14 de setembro, em Brasília. O presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim, apresentou palestra com o tema Exame Obrigatório de Ensino e Egressos do Curso de Medicina. A avaliação em
Medicina foi um dos assuntos de destaque do encontro e recebeu apoio dos presentes.
Também foram discutidos a terceirização do trabalho médico, planos populares
e os aspectos éticos da Medicina estética.