ACUPUNTURA - Área de atuação: Sem área de atuação

Voltar


ACUPUNTURA

    A acupuntura é uma técnica de tratamento que faz parte da denominada Medicina Tradicional Chinesa. Recentemente foi reconhecida como especialidade médica, haja visto que para a sua prática é necessário ter conhecimento da racionalidade específica dessa ciência originária do oriente.

    A acupuntura, como medicina, utiliza diversas áreas do conhecimento médico, como a anatomia, fisiologia, semiologia, fisiopatologia, diagnose e tratamento, e para a formação de um especialista, é necessário o conhecimento dessas matérias, além do conhecimento específico. Por tratar-se de uma racionalidade nascida em outra cultura, há alguns milhares de anos, tem ela uma forma peculiar de interpretar os fenômenos fisiológicos e patológicos, descreve-los, formular um diagnóstico e a partir daí propor princípios de tratamento. Acupuntura significa puncionar com agulhar (acu = agulha; punctura= puncionar). Um tratamento efetuado por essa técnica é feito mediante a introdução de finas agulhas de aço em locais pré-determinados da pele, os chamados pontos de acupuntura. Os pontos utilizados para determinada doença não são necessariamente localizados no local do aparecimento dos sintomas. É através da estimulação desses pontos que se processa seu efeito terapêutico, seja analgésico, hormonal, imunomudulador ou neurovegetativo.

    O interesse do ocidente pela acupuntura surgiu da evidência das suas propriedades terapêuticas, já que na China e em outros países do Oriente a mesma vem sendo praticada com sucesso para o tratamento de grandes populações. Diante dessa realidade, ainda na década de setenta, a Organização Mundial da Saúde elaborou uma recomendação destinada aos países membros, na qual recomendava a adoção da acupuntura como técnica terapêutica para um número aproximado de 40 doenças dos mais diversos sistemas do organismo.Ainda nessa década surgiram os primeiros trabalhos que reconheciam a acupuntura como método capaz de estimular a liberação de substâncias neurohumorais com efeito analgésico, as endorfinas. A partir desse fato a acupuntura passou a ter mais credibilidade como matéria científica, e assim estudada mais e mais no mundo todo. Hoje são inúmeros os trabalhos que demonstram sua eficácia no tratamento da dor das mais diversas origens e localizações, na regeneração nervosa em problemas oftálmicos, em distúrbios funcionais viscerais, na indução do parto, em doenças reumáticas, nas seqüelas de acometimentos do sistema nervoso central, em processos alérgicos e muitos outros. A acupuntura agrega a sua prática alguns outros elementos de estimulação terapêutica, como o calor através de folhas de artemísia vulgaris, a chamada moxabustão, as ventosas, a eletroestimulação acoplada as agulhas e a emissão de raios de laser de baixa intensidade. São outras formas de estimular os pontos, sendo, contudo, cada uma delas apropriada a um diagnóstico bem determinado. Por tratar-se de uma técnica antiga, como ressaltado, e ligada a uma outra racionalidade, baseia-se eminentemente na semiologia para a confecção do diagnóstico. Contudo, dado à evolução da medicina, reconhece-se a necessidade dos exames complementares para que esta não seja aplicada isoladamente em condições em que outra formas de tratamento sejam melhor indicadas.

    No Brasil a acupuntura médica está organizada em torno do Colégio Médico de Acupuntura (CMA), entidade filiada a Associação Médica Brasileira e promotora do primeiro concurso de especialista em acupuntura (TEAc) realizado em âmbito nacional em outubro de 1999. O CMA é composto por membros em igual proporção das duas sociedades representativas dos médicos acupunturistas, a Associação Médica Brasileira de Acupuntura (AMBA) e a Sociedade Médica Brasileira de Acupuntura (SMBA).

    A AMBA-RJ e a SOMA-RJ, regionais das associações brasileiras, ao aderirem à Central de Convênios, nessa primeira etapa do processo de credenciamento de médicos acupunturistas, resolveram aceitar o nome de todos os médicos praticantes associados às duas entidades para constar na lista apresentada neste livro. Tal decisão se deve ao fato de que, até o presente momento, só ter sido realizado um concurso para a titulação de Especialistas em Acupuntura. Contudo, aqueles que prestaram exame e obtiveram o Título de Especialista em Acupuntura, terão registrado ao lado de seus nomes a sigla TEAc, para a sua melhor orientação.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

Imagem
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 603 usuários on-line - 38
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.