

CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Resolução CFM nº 1805/2006: "Nosso humilde reconhecimento do limite do possível diante da natureza da pessoa humana"

ENTREVISTA (JC pág. 3)
Acompanhe um bate-papo informal com o reitor da Universidade Federal da Bahia, Naomar de Almeida Filho

ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Educação Médica Continuada: Módulo sobre Diabetes reuniu público recorde em Presidente Prudente

ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
Exame do Cremesp 2007: índice e aprovação inferior a 60% preocupa

ATIVIDADES 3 (JC pág. 6)
Dia Nacional de Protesto dos Médicos: movimento pela qualidade de atendimento à saúde

ATIVIDADES 4 (JC pág. 7)
Codame: mais de 12 mil pessoas já participaram dos Fóruns Regulamentadores de Publicidade Médica realizados pelo Cremesp

ESPECIAL (JC págs. 8 e 9)
Acompanhe os resultados da Pesquisa Datafolha sobre as condições de trabalho dos médicos paulistas

GERAL 1 (JC pág. 10)
A regulamentação de procedimentos farmacêuticos em debate. Confira as conclusões

GERAL 2 (JC pág. 11)
Em Opinião de Conselheiro, José Henrique Vila aborda Atestado de Óbito

GERAL 3 (JC pág. 12)
Fórum discute segurança e condições de trabalho do médico perito

GERAL 4 (JC pág. 13)
Coluna do CFM: conselheiro aborda temas como escolas de Medicina, dengue e revisão do Código de Ética

ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
O tema desta edição para o Canal Alerta Ético é o atendimento ao idoso

GERAL 5 (JC pág. 15)
Primeira edição do simpósio internacional sobre cuidados paliativos apresenta grupo de estudos

NATAL (JC pág. 16)
O Conselho Regional de Medicina de São Paulo deseja a todos um Natal de paz e reflexões para o novo ano que se aproxima

GALERIA DE FOTOS

ATIVIDADES 4 (JC pág. 7)
Codame: mais de 12 mil pessoas já participaram dos Fóruns Regulamentadores de Publicidade Médica realizados pelo Cremesp
CODAME
Lavínio Camarim durante palestra no fórum de Franca
Em dois anos de atuação, fórum discute limites éticos da propaganda médica
Com o propósito de diminuir a incidência de processos – publicidade médica foi a quarta causa de processos aos médicos no Cremesp, de 2000 a 2006, segundo estudo recente feito pela instituição – e mostrar aos profissionais da medicina quais são os limites eticamente aceitáveis para a publicação de tratamentos, a Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) promove, há dois anos, em diversas cidades do Estado, o Fórum Regulamentador de Publicidade Médica.
Mais de 12 mil pessoas, na maioria médicos, já presenciaram as discussões em cidades do Estado de São Paulo e do país. A Codame tem sido convidada a se apresentar em workshops, simpósios e congressos nacionais de especialidades médicas. Em novembro esteve no Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, em Curitiba, onde seu coordenador, o conselheiro do Cremesp, Lavínio Camarim, falou a uma platéia de cerca de mil pessoas. A Codame também tem se apresentado em universidades e hospitais. Em novembro, na Capital, foi realizada palestra ao corpo clínico do Hospital São Cristóvão, na capital.
Franca
A 28ª edição do Fórum Regulamentador de Publicidade Médica aconteceu no dia 22, em Franca. Com o tema Propaganda e Ética Médica, Legislação e Propostas de Ações, o evento foi realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil daquela cidade. A presidência da mesa esteve a cargo do delegado regional do Cremesp, Carlos Riad Aoude.
Estudo revela resultados similares nas
câmaras de julgamento do Cremesp
Estudo realizado pelo diretor corregedor geral do Cremesp, o conselheiro Krikor Boyaciyan (foto), apresenta um balanço inédito dos processos que tramitaram pelas Câmaras de Julgamento de Processos e pelo Pleno do Cremesp – para o qual são remetidos quando não há unanimidade das sentenças – ao longo de 2006.
A cada semana foram agendadas cinco sessões de julgamento por Câmara – que é composta por dez conselheiros – e para o Pleno, com a presença de, no mínimo, onze membros. Pelos resultados apresentados, entre janeiro e dezembro do ano passado, foram realizados ao todo 624 julgamentos pelas quatro câmaras e 49 pelo Pleno do Cremesp.
Na Câmara I, dos 194 processos que lhe coube, 110 médicos foram absolvidos e 84 considerados culpados (43%); na Câmara II, de 151 médicos julgados, 96 foram absolvidos e 55 penalizados (36,4%); na Câmara III, de 141 julgamentos, 69 foram inocentados e 72 condenados (51,1%); e na Câmara IV, dos 138 julgamentos, 80 médicos foram tidos como não culpados e 58 receberam penalidades (42%).
Já no Pleno I – composto por membros das Câmaras I e II –, houve 18 julgamentos, sendo metade penalizada (50%); e no Pleno II – composto por membros das Câmaras III e IV – de 31 médicos julgados, 12 foram absolvidos e 19 receberam penas (61,3%).
“Entendemos que o equilíbrio e a homogeneidade das sentenças proferidas por cada uma das Câmaras e pelo Pleno do Cremesp representam uma conduta criteriosa de análise dos casos em julgamento, baseada estritamente nos princípios do Código de Ética Médica”, analisou o corregedor Boyaciyan.
O estudo apresentou ainda percentuais sobre as penas disciplinares referentes a cada uma das quatro Câmaras de Julgamento, aplicáveis aos infratores da ética profissional, em aviso reservado ou em publicação oficial, que mantiveram os per¬centuais de condenação e absolvição em patamares semelhantes.
JULGAMENTOS POR PLENO (2006)
Pleno - Médicos julgados - Não culpados - Culpados
I (I e II) 18 9 9 (50,0%)
II (III e IV) 31 12 19 (61,3%)
Total 49 21 28 (57,2%)
JULGAMENTOS POR CÂMARA (2006)
Câmara - Médicos julgados - Não culpados - Culpados
I 194 110 84 (43,3%)
II 151 96 55 (36,4%)
III 141 69 72 (51,1%)
IV 138 80 58 (42,0%)
Total 624 355 269 (43,1%)
Sigilo
Os processos ético-profissionais tramitam em sigilo nos Conselhos Regionais de Medicina onde os médicos estão inscritos, ou ainda, no caso de a infração ética ter sido cometida em local onde o médico não possua inscrição, onde ocorreu o fato, conforme estabelece o Código de Ética Médica.
As Câmaras de Julgamento de Processos – formadas por pelo menos seis conselheiros – proferem as sentenças, para as quais cabem recursos ao Pleno do Conselho Regional – formado por no mínimo 11 conselheiros – e às Câmaras ou Pleno do Conselho Federal de Medicina.
O trabalho completo sobre os julgamentos realizados pelo Cremesp pode acompanhado a seguir:
MEDICINA EM EVIDÊNCIA
Novo portal para atualização profissional já pode ser acessado na internet
O novo portal do Cremesp, Medicina em Evidência, já está no ar e pode ser acessado por médicos de todas as regiões do país, através da internet. O objetivo da iniciativa é disponibilizar ao profissional, de forma rápida e direta, os resumos das principais atualizações nas diversas especialidades médicas.
No portal científico do Cremesp, em razão de uma importante parceria selada com o Centro Cochrane do Brasil, os médicos já contam com um conteúdo especializado, num primeiro momento subdividido em quatro especialidades (Clínica Geral, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria). Outros canais de informações como Artigos Científicos Gerais, Atualização Profissional, Biblioteca Virtual, Links Interessantes, Eventos (nacionais e internacionais) demonstram e asseguram um crescimento exponencial de conteúdo de qualidade em curto prazo.
O portal inaugurará, na primeira quinzena de dezembro, uma área especial com vídeos de entrevistas. A meta é disponibilizar aos médicos cadastrados, aulas de educação continuada, fóruns de publicidade médica, conferências, palestras, sim¬pósios, enfim, os principais eventos realizados pelo Cremesp.
E, a partir de janeiro de 2008, todos os médicos cadastrados no portal terão acesso às meta-nálises publicadas no periódico Evidence Based Medicine, cuja assinatura eletrônica realizada pelo Cremesp visa colocar o colega frente às mais importantes e recentes revisões científicas internacionais, atualizadas semanalmente.
O portal está em fase dinâmica de ajustes, de conteúdo e layout. Durante esta primeira etapa, vários e-mails foram enviados ao Cremesp, parabenizando a iniciativa. A expectativa é que o conteúdo se multiplique quantitativa e qualitativamente ao longo do tempo, e contribua para a atualização profissional constante do médico.
Sugestões e comentários pelo e-mail: editoria@medicinaemevidencia.org.br