GUIA_DE_BOAS_PRATICAS_NA_DIVULGACAO_MEDICA

GUIA DE BOAS PRÁTICAS NA DIVULGAÇÃO MÉDICA 44 11. EVENTOS O médico tem o dever de declarar conflitos de interesse quando participar de eventos e debates (ou em qualquer veículo de comunicação), como webinários e mesas redondas organizados por leigos e abertos ao público em geral pelas plataformas de internet. Essa regra é idêntica para os speakers de laboratórios nos congressos e outros eventos médicos. Também vale ressaltar que, obrigatoriamente, todo evento precisa ter um médico como seu responsável técnico, devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina. Em geral, não é possível expor imagens de consultas ou procedimentos em tempo real nas redes sociais. A exceção são as palestras ou participações em eventos científicos fechados, destinados apenas a médicos e estudantes de Medicina. Neles, é permitido utilizar imagens com transmissão em tempo real, de aplicação de técnicas de abordagem. Mas, para isso, é necessário obter autorização prévia do paciente ou de seu representante legal. O médico deve ter atenção também para não se envolver em concursos de empresas que promovem eventos com premiações de “melhores profissionais”, concursos ou homenagens do tipo. E nem permitir que seu nome esteja associado a esses eventos. [11] skynesher / istockphoto.com [11]

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