GUIA DE BOAS PRÁTICAS NA DIVULGAÇÃO MÉDICA 31 REPOSTAGENS É natural que o médico queira compartilhar elogios de pacientes e, eventualmente, de colegas, sobre sua atuação. Com a nova resolução, isso é permitido, contanto que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) seja respeitada. E que as repostagens não sejam reiteradas, ou seja, realizadas em uma frequência superior a duas por semestre, para que não configure sensacionalismo e prática de concorrência desleal. MÉDICO INFLUENCIADOR DIGITAL O conceito de influenciador foi expandido com a internet. Se antes os influenciadores eram artistas, empresários, políticos e outras figuras públicas com presença frequente na mídia, atualmente levam esta denominação aqueles que são relevantes para um grupo de pessoas, reunidas no universo virtual, exercendo grande influência sobre elas. Desta forma, ummédico especialista ou que elabore conteúdo de uma área específica em seu canal nas redes sociais ganha ainda maior responsabilidade ao se tornar influenciador digital. Influenciadores são amplificadores de uma mensagem nas redes. Tenha certeza de que o tema tratado tem bases científicas ou são calcados em estudos aprovados e regulamentados, e deixando claro se estão disponíveis no Brasil. Os médicos influenciadores devem se ater às mesmas normas aplicadas à publicidade, definidas pela Resolução n° 2.336/23 do CFM. Vale ressaltar que, a partir do momento em que o médico reposta publicações ou mensagens de terceiros em seu perfil, estas passam a ser consideradas postagens do médico, e estão sujeitas às normas do Manual da Codame do CFM e da Resolução n° 2.336/23.
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