HOMEOPATIA - Área de atuação: Sem área de atuação

Voltar

Trata-se de método terapêutico baseado no princípio da cura pelo semelhante (Similia Simibilus Curentur), preconizado por Hipócrates ( 460 AC) e desenvolvido por Samuel Hahnemann no final do século XVIII. A cura pelo semelhante significa que uma substância capaz de produzir determinada alteração ( sintoma) em um indivíduo são, tem a propriedade de curar esta alteração em uma condição de doença, quando dada em doses atenuadas.

A Homeopatia foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina em 1980 resolução(1000/80)e pelo Conselho de Especialidades Médicas da Associação Médica Brasileira em 1990. Desde esta data, a AMHB( Associação Médica Homeopática Brasileira) realiza provas para o Título de Especialistas em Homeopatia em convênio com a AMB- CFM.

Na terapêutica Homeopática, utilizam- se substâncias do reino vegetal, animal e mineral, sendo os medicamentos preparados por farmacotécnica homeopática apropriada. Sua abrangência vai desde a infância até a velhice, podendo ser tratados desde os transtornos funcionais leves, até doenças mais estruturadas .

A abordagem do paciente é completa do ponto de vista mental, geral e local, ou seja, antes da prescrição médica todas as queixas do paciente são levadas em consideração, não existindo, para os homeopatas, "queixas vagas ".

 Há que se esclarecer alguns conceitos errôneos sobre a Homeopatia:

• O uso de ervas, chás, não é Homeopatia, e sim Fitoterapia;

• Não existe medicamento homeopático específico para emagrecimento;

• O tratamento homeopático não é lento e sim rápido e seguro, desde que a medicação seja correta, prescrita na dose ideal, que a pessoa tenha vitalidade para responder por sí mesma aos estímulos específicos do medicamento e os obstáculo da cura sejam afastados

Embora haja mais de uma corrente de pensamentos homeopáticos, todos procuramos associar a prescrição do medicamento homeopático, ao conjunto de sintomas e peculiaridades que o paciente apresenta.

 Para o médico homeopata, a clínica é soberana. Antes de ser homeopata o médico tem que ser bom Clínico Geral, que se utiliza de suas experiências em detectar sintomas de exame físico e solicitar exames complementares e pareceres de outras especialidades, quando necessário.

O médico homeopata não exclui e, pelo contrário, necessita fundamentalmente da contribuição de todas as especialidades médicas e de todos os exames complementares para uma boa prática médica.

Assim, não raras vezes, consultamos nossos pares nas diversas especialidades e cada vez mais recebemos pacientes de nossos colegas, com os quais discutimos sobre a melhor abordagem terapêutica em cada caso.

Por esta razão cresce o respeito pela Homeopatia no mundo inteiro, pois estabelecendo nossos limites, aumentamos nosso entrosamento com os demais médicos e com os pacientes, razão maior da nossa nobre missão.



CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede - Consolação: Rua da Consolação, 753
Centro - São Paulo/SP - 01301-910

Sede - Luís Coelho: Rua Luís Coelho, 26
Consolação - São Paulo/SP - 01309-900

Subsede - Vila Mariana: Rua Domingos de Moraes, 1810
Vila Mariana – São Paulo/SP - 04010-200

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 5908-5600 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2017 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 104 usuários on-line - 700
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior