Busca:

Palavra-chave:

TODOS OS SAÚDE EM PAUTA

ÚLTIMOS SAÚDE EM PAUTA

  • 07-04-2022
    Qualidade de vida
    Dia Mundial da Saúde comemora 74 anos de existência
  • 10-08-2021
    Agosto Dourado
    Estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças, menores de 5 anos, em todo o mundo
  • 04-02-2020
    Dia Mundial do Câncer
    Saiba quais são as estimativas da doença para 2025 e conheça formas diárias de prevenção
  • 26-07-2019
    Evento
    Fórum discutirá complicações dos procedimentos médicos injetáveis na Dermatologia e Cirurgia Plástica

Saúde em pauta



Condição genética


Dia Internacional da Síndrome de Down reforça a necessidade da inclusão social e da inserção de medidas igualitárias

Conscientizar a população e promover maior visibilidade social são os principais objetivos do Dia Internacional da Síndrome de Down, instituído no calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado por 193 países em 21 de março. A data foi escolhida em alusão à trissomia, falha genética característica de portadores da síndrome, que resulta em um par a mais no cromossomo 21.

A Síndrome de Down é definida pelo comprometimento intelectual e pela Hipotonia (diminuição do tônus muscular responsável pela língua protusa), que sequencia dificuldades motoras e atraso na articulação da fala, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). O estímulo é algo essencial nesse caso, e precisa ser cometido desde o nascimento e estendido até a vida adulta, para que as limitações impostas por essa alteração genética sejam superadas ou, ao menos, minimizadas. Por isso, a inclusão no meio educativo e profissional é primordial para o desenvolvimento de pessoas com a síndrome, e segue sendo um desafio atualmente.

De acordo com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), neste ano, o senado organizou um evento como meio de combater o preconceito e incentivar a inserção de pessoas com trissomia 21 na sociedade, composto pela evidenciação de relatos de superação de portadores de Síndrome de Down, além da apresentação de projetos que visam auxiliar no aperfeiçoamento da fala e da leitura. Paralelamente ao evento, o órgão exibirá, até o dia 28 de março de 2019, a exposição de fotos Um olhar especial para a natureza, fruto de um trabalho inclusivo realizado com indivíduos deste nicho.

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) enfatiza a necessidade de aderência a ações igualitárias e do respeito às diferenças, e reforça seu repúdio a qualquer ato discriminatório e exclusivo. A Síndrome de Down não tem cura, mas pode ser contornada por meio da conscientização e integração social.

Fontes: Fundação Oswaldo Cruz e EBC




CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 458 usuários on-line - 88
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.