Busca:

Palavra-chave:

TODOS OS SAÚDE EM PAUTA

ÚLTIMOS SAÚDE EM PAUTA

  • 07-04-2022
    Qualidade de vida
    Dia Mundial da Saúde comemora 74 anos de existência
  • 10-08-2021
    Agosto Dourado
    Estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças, menores de 5 anos, em todo o mundo
  • 04-02-2020
    Dia Mundial do Câncer
    Saiba quais são as estimativas da doença para 2025 e conheça formas diárias de prevenção
  • 26-07-2019
    Evento
    Fórum discutirá complicações dos procedimentos médicos injetáveis na Dermatologia e Cirurgia Plástica

Saúde em pauta



Combate ao Colesterol


A prevenção é essencial para impedir o surgimento de doenças

O Dia Nacional de Combate ao Colesterol (8/8), visa ressaltar para a população os risco de doenças, principalmente cardiovasculares, associadas aos altos níveis do colesterol.

Apesar de ser uma gordura importante para o organismo, ajudando na estruturação da parede das células, na digestão, produção de hormônios e na fabricação da bile, o excesso de colesterol pode causar diversas complicações para a saúde. Por isso, é preciso ingeri-lo de forma equilibrada para manter as taxas regulares.

Entre as complicações decorrentes do excesso da substância no organismo, está a aterosclerose, que o acúmulo de placas de gorduras nas artérias que impede a passagem do sangue e pode causar problemas cardíacos, como infarto, e acidente vascular cerebral.

Um dos motivos da alteração dos níveis de colesterol é o consumo excessivo de gorduras saturadas, presentes em alimentos de origem animal, como carnes, ovos, derivados do leite, além de produtos ultraprocessados como biscoitos, comidas congeladas, bolos prontos e sorvete. 

 

Prevenção

A combinação entre hábitos alimentares saudáveis e prática regular de exercícios físicos é capaz de manter as taxas de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL) em equilíbrio, afastando o risco de infarto e derrame cerebral, além de outras doenças. Outra recomendação, é a realização de exames periódicos para o acompanhamento das taxas de colesterol.

Entre os alimentos que ajudam a regular o colesterol, estão principalmente os ricos em fibra, como aveia, alimentos integrais, castanhas. Além disso, as frutas são extremamente importantes, em especial as vermelhas, como morango, goiaba e acerola.

 

Fonte: Ministério da Saúde


Tags: colesterol.



CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 487 usuários on-line - 33
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.