PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

PÁGINA 1
Ponto de partida


PÁGINA 4 a 9
Entrevista


PÁGINA 10 e 11
Crônica


PÁGINA 12 a 15
Conjuntura


PÁGINA 16 a 19
Vanguarda


PÁGINA 20 a 26
Debate


PÁGINA 27 A 29
Em foco


PÁGINA 30 E 31
Giramundo


PÁGINA 32 E 33
Ponto com


PÁGINA 34 E 35
Hobby


PÁGINA 38 a 40
Cultura


PÁGINA 42 A 46
Turismo


PÁGINA 47
Médicos que escrevem


PÁGINA 48
Fotopoesia


GALERIA DE FOTOS


Edição 84 - Julho/Agosto/Setembro de 2018

PÁGINA 42 A 46

Turismo

Praia de Pipa

Bela, charmosa e pitoresca


Quando navegadores portugueses chegavam à costa marítima no sul do Rio Grande do Norte em busca do pau-brasil, enxergavam uma pedra enorme parecida com um barril de vinho, cachaça ou azeite que, em Portugal, tem também o nome de pipa. Desde então o lugar ficou conhecido como Praia da Pipa, uma das dez mais bonitas do Brasil, a 85 quilômetros de Natal, também denominada de Pipa Brasil pelos estrangeiros que a frequentam, e são muitos.

Até os anos 80 ainda era uma tranquila vila de pescadores quando, devido às ondas e ventos, começou a ser frequentada por praticantes de esportes aquáticos, como o surf. Hoje é um dos destinos mais incríveis do Nordeste, acima de Recife.

Além das belezas naturais, formadas pelo mar de águas azuis, transparentes e cálidas na maior parte do ano, praias de areias brancas e fofas, reserva da Mata Atlântica, falésias e cenários deslumbrantes, reúne atrativos à parte, como a vila pitoresca, a gastronomia brasileira e internacional, baladas para os jovens, esportes radicais, vistas de golfinhos e tartarugas, barzinhos e lojinhas charmosos.

Pipa pertence ao município de Tibau do Sul, cujo nome indígena significa “entre duas águas” – pois é cercado pela Lagoa de Guaraíras e o Oceano Atlântico. São cerca de 10 km de praias lindíssimas. Em muitas delas é preciso estar atento à tábua de marés, pois são estreitas e inviáveis na maré alta. A que fica perto do ponto principal da vila, a movimentada avenida Baía dos Golfinhos, é chamada de Praia do Centro ou Praia Principal. É a que tem melhor infraestrutura, com várias barracas, restaurantes e ofertas de passeios, entre outras atividades. Quando a maré está baixa, o mar torna-se uma piscina natural.

À esquerda, fica a praia da Baía dos Golfinhos, que pode ser acessada a pé, apenas na
maré baixa. Por isso, não há infraestrutura. Em contrapartida, os turistas podem curtir a estreita faixa de praia entre a enorme falésia de vários tons terrosos e o mar azul fundindo-se com o horizonte. Não bastasse isso, com alguma sorte é possível ver golfinhos a olho nu.

  

 
Além das lindíssimas praias, Pipa tem áreas cosmopolitas

À direita da praia do Centro fica a Praia do Amor, também acessível a pé. O nome decorre de seu formato de coração, que pode ser visto a partir do Mirante do Chapadão. Tampouco tem infraestrutura, mas vale a pena reservar um dia para aproveitá-la.

Com acesso difícil pela praia, mas não impossível, a espetacular Praia do Madeiro é a preferida de muitos turistas, mas fica mais longe, no sentido de Tibau do Sul. Se não estiver de carro, é possível ir até lá de ônibus. A parada é em frente a um posto da Polícia Militar, na avenida Baía dos Golfinhos. Ele deixa os turistas no começo de uma escadaria de cerca de 150 degraus, que vai até a praia. Recomenda- se chegar cedo
para pegar as concorridas cadeiras das melhores barracas. No final do dia, atenção, golfinhos podem ser vistos.

Se estiver com tempo, vale a pena conhecer ainda várias outras praias, como a da Barra de Cunhaú, por balsa, e a de Guaraíras, na qual o mar se encontra com o rio. Na Praia de Sibaúna pode-se curtir as piscinas naturais, com a maré baixa, ou ver as enormes tartarugas, a partir de um pequeno mirante, quando a maré estiver alta; piscinas e tartarugas, ao mesmo tempo, impossível. Já nas dunas da Praia da Cacimbinha pode-se praticar sandboard, o popular “skibunda”.


Os turistas podem escolher entre várias praias, algumas das quais com falésias impactantes; golfinhos podem ser vistos na Baía dos Golfinhos

Gastronomia, lojinhas e baladas

De dia ou de noite, a pequena vila, com seu jeito hippie-chic é uma festa. Na avenida Baia dos Golfinhos e nas pequenas ruas e vielas, a gastronomia regional e internacional – proporcionada principalmente pelos inúmeros turistas brasileiros e estrangeiros que por lá se fixaram – surpreende. Há restaurantes, barzinhos e barracas de praia para todos os gostos e orçamentos. A cozinha típica é o famoso peixe e macaxeira fritos, caldos de camarão e ostra. Mas tem também comida japonesa, tailandesa, mexicana, árabe, sanduíches gourmets, pizza, crepes, sorveterias etc.

Quem quiser fazer compras, pode se esbaldar nas muitas lojinhas que vendem produtos diversos, como artesanato, roupas, arte local, bijuterias etc. Já a noite pipense, com seu ar cosmopolista, atrai principalmente os mais jovens por meio dos inúmeros bares com música ao vivo e duas baladas, com DJ´s. Os ritmos são variados, indo do forró ao rock e música eletrônica, até o raiar do dia.

Passeios

 

Passeios e atividades não faltam. Logo na entrada da vila, sobre as falésias, está o Santuário Ecológico, a maior reserva de Mata Atlântica da região, com 16 trilhas abertas ao público. E, além dos esportes aquáticos, como surf e kitesurf,sandboard nas dunas, há passeios de barcos, buggy, bicicleta, caiaque ou a cavalo; pôr do sol na
Lagoa de Guaraíras ou no Mirante do Chapadão, vôos de parapente nas falésias da Cacimbinha, arvorismo e tirolesa com vista para a Praia do Madeiro. Há também diversas fazendas de camarão nos arredores, que podem ser visitadas. Na Ecofeira, realizada todas as sextas-feira, na Praça do Pescador, das 16 às 20 horas, pode-se comprar produtos orgânicos, caseiros e artesanais.

O dinamismo de Pipa abrange também inúmeros eventos que lá são realizados durante o ano. Um deles é o Festival Gastronômico, que abre a alta temporada local, entre final de agosto e início de setembro. São realizadas oficinas, workshops, aulas, apresentações culturais e um famoso concurso no qual é possível degustar os pratos competidores a preços corretos. O Festival Literário e o Fest Bossa & Jazz, que aconteciam anualmente, foram atingidos pela crise financeira e não serão realizados este ano. Mas o Festival Literário Alternativo permanece e ocorrerá em meados de novembro. Durante as férias de verão, há festas e eventos, diariamente, pagos ou gratuitos. Sem falar no Revéillon e no Carnaval, que atraem cada vez mais turistas.

Transporte e hospedagem

 
Entardecer entre a praia de Pipa e Simbaúba


O transporte de Natal para a Pipa tem diversas opções: aluguel de carro, transfer direto do aeroporto ou dos hotéis, táxis ou aplicativos como o Uber, e ônibus – geralmente não muito confortáveis – ou micoônibus, cujo ponto de partida é o Terminal Rodoviário, sem opção de venda online.

De carro, pela rota mais rápida, a BR 101, a viagem dura em média 1h30. Mas o trajeto mais deslumbrante é o da Rota do Sol, que passa por diversas praias e mirantes. Pode-se avistar praias espetaculares como a do Cotovelo, Pirangi do Norte e Tabatinga. Com tanta beleza, a viagem pode demorar muito mais do que as 2h30 regulares.

Quanto à hospedagem, Pipa também é democrática. Tem desde resorts e hotéis luxuosos, até pousadas que são uma atração à parte, cada uma com seu estilo e personalidade; hostels bem localizados e campings. Mas nas altas temporadas é preciso fazer reserva com bastante antecedência devido ao grande afluxo de turistas
brasileiros e estrangeiros. Com todos esses atrativos, dá para entender...

 


 


Este conteúdo teve 388 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

Delegacia da Vila Mariana:
Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2018 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 77 usuários on-line - 388
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior