PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

PONTO DE PARTIDA (PÁG.1)
Reflexões sobre temas desafiadores e essenciais


ENTREVISTA (PÁG. 4)
Regina Parizi "As mulheres precisam aceitar mais desafios"


CRÔNICA (PÁG. 10)
Não estou a seu serviço


VANGUARDA (PÁG.12)
Novos avanços no tratamento do câncer


CONJUNTURA (PÁG.16)
A escravidão não acabou


DEBATE (PÁG.20)
Somos o país mais corrupto do mundo?


SINTONIA (PÁG.26)
A doença como metáfora


HOBBY (PÁG. 30)
Todas as cores do mar


GIRAMUNDO (PÁG.34)
Arte, genética e ciência


PONTO COM (PÁG.36)
-


CULTURA (PÁG. 38)
Kobra, muralista internacionalmente reconhecido, começou fazendo grafites


TURISMO (PÁG. 42)
Santiago de Compostela


CARTAS E NOTAS ( PÁG. 46)
-


MÉDICOS QUE ESCREVEM (PÁG. 47)
Retrato da vida


FOTOPOESIA (PÁG. 48)
Em tudo nela brilha e queima


GALERIA DE FOTOS


Edição 82 - Janeiro/Fevereiro/Março de 2018

CARTAS E NOTAS ( PÁG. 46)

-

Campanha visa obrigatoriedade do exame de egressos

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) lançou uma petição on-line (exameobrigatorio.com.br) que objetiva alcançar meio milhão de assinaturas para serem encaminhadas ao Congresso Nacional, visando agilizar o processo de aprovação da obrigatoriedade do Exame para recém-formados em Medicina. O projeto de lei, que está tramitando no Senado Federal, prevê validade da prova em todo o país, a exemplo do Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Para incentivar a assinatura da petição, o Cremesp está lançando uma intensa campanha, por meio das mídias digitais e tradicionais (televisão, rádio e revista) com o propósito de conscientizar médicos, autoridades, estudantes, formadores de opinião e a população em geral sobre a importância da prova, como medida para a qualificação profissional e de incentivo à boa formação.


Sistema de Gestão da Qualidade do Cremesp conquista ISO 9001

O Sistema de Gestão da Qualidade do Cremesp recebeu, no final de janeiro último, a Certificação pela norma ISO 9001:2015, concedida pela Fundação Vanzolini, após auditorias e avaliação. A certificação envolve o escopo atendimento, na Sede e na Delegacia Vila Mariana, pertinente à prestação de serviços cartoriais de registro de profissionais e de empresas.

Os principais objetivos da norma ISO 9001 são fornecer serviços de qualidade, atendendo ao público de maneira eficaz; aumentar a satisfação do cliente; e promover a melhoria contínua dos processos. O presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim, destacou o papel dos funcionários do Conselho nesse desafio, e acrescentou: “mais do
que conseguir certificações, nossa meta é mantê-las e renová-las.” A certificação é também um dos marcos da comemoração dos 60 anos de existência da instituição.

 


Nelson Proença

“Fantástica a entrevista do Professor Nelson Proença, na última edição da revista (N.R.: Ser Médico nº 81). Não se poderia esperar outra coisa.

Por indicação do inesquecível Professor Humberto Cerruti, participei da diretoria da APM na sua primeira gestão como presidente. Num curto espaço de tempo, aprendi, e muito, com seu espírito de liderança, honestidade de propósitos, não só com a classe médica, mas também com nosso país.

Uma de suas características pessoais é a capacidade incansável para o trabalho e de organização de suas atividades. As horas do dia parecem se desdobrar para atendê-lo. Passei a admirá-lo, ainda mais, ao ler seus artigos nas publicações da APM.

Muito relevante e esclarecedor em sua entrevista foi a abordagem da falta de humanismo na relação médico-paciente, que, infelizmente, já há algum tempo vem ocorrendo em nossa profissão.

O Professor Proença, apesar de não termos mantido contato já há anos, continua sendo, para mim, uma das maiores e mais autênticas lideranças da classe médica brasileira.”

Rodolfo Pinto Machado de Araújo
CRM 18101

Erratas

Edição especial Cremesp – 60 anos (Ser Médico nº 81):

• Na matéria “Autonomia dos CRMs foi fruto da luta dos médicos paulistas”, na página 16, o nome do presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), em meados dos anos 50, foi equivocadamente apresentado como Jairo da Silva Ramos. O correto é Jairo de Almeida Ramos.

• Diferentemente do que foi publicado no box “60 anos em números”, na página 37, a população do Estado de São Paulo é de 45,1 milhões de habitantes, segundo estimativa divulgada pelo IBGE em 2017, e não de 68,4 milhões como foi publicado.

• Na matéria “Regulamentação dos planos de saúde, campanhas e Centro de Bioética”, nas páginas 26 e 27, o neurologista Luiz Alberto Bacheschi foi incorretamente apontado como um dos presidentes da gestão 1998-2003 do Cremesp. Ele foi presidente apenas em um período da gestão 2008-2013, tal como foi assinalado nas páginas 30 e 31. 


Este conteúdo teve 969 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

Delegacia da Vila Mariana:
Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2018 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 213 usuários on-line - 969
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior