CAPA
PONTO DE PARTIDA (pág. 1)
Bráulio Luna Filho
CONFERÊNCIA (pág. 4)
Fronteiras do Pensamento
CRÔNICA (Pág.10)
Luis Fernando Verissimo*
EM FOCO (Pág.12)
Obesidade
ESPECIAL (Pág. 16)
Comportamento
CARTAS E NOTAS (Pág. 23)
Projeto Ministério Público pela Educação
MÉDICOS NO MUNDO (Pág. 24)
Neurocirurgia
HISTÓRIA DA MEDICINA (Pág. 28)
Ácido acetilsalicílico
GIRAMUNDO (Pág. 32)
Medicina & Ciência
PONTO COM (Pág. 34)
Mundo digital & tecnologia científica
HOBBY (Pág. 36)
Carros antigos
GOURMET (Pág. 40)
Costelinha suína com farofa de couve
CULTURA (Pág. 44)
Adoniran Barbosa
FOTOPOESIA (Pág. 48)
Jorge Fernando dos Santos
GALERIA DE FOTOS
CARTAS E NOTAS (Pág. 23)
Projeto Ministério Público pela Educação
Educação surreal
As fotos de Claudia Martini foram expostas no
Memorial da Procuradoria Geral da República,
em Brasília, em abril de 2014.
Mas é possível vê-las no site www.claudia.martini.com
A extraordinária foto da capa desta edição da Ser Médico e a foto acima, de autoria de Claudia Martini, fazem parte da documentação fotográfica que integra o Projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), parceria entre o Ministério Público Federal e os Estaduais, objetivando estabelecer o direito à educação básica de qualidade para os brasileiros. Coleta de informações, realização de audiências públicas, análise de questionários e visitas às escolas por procuradores e promotores estão sendo realizadas para diagnosticar as condições das escolas públicas de ensino básico, permitindo uma atuação do MP junto aos gestores públicos. O projeto é coordenado nacionalmente pela procuradora federal Maria Cristina Manella Cordeiro.
Com base no diagnóstico obtido, o MPEduc encaminha recomendações aos gestores públicos para que sejam tomadas providências objetivando sanar as irregularidades encontradas, com prazo estipulado. Após o término deste, a instituição realiza nova audiência pública para informar a sociedade sobre os trabalhos desenvolvidos e as providências adotadas ou não pelos gestores.
Fotos que emocionam
Para retratar as condições físicas das escolas públicas nos sete municípios pilotos do MPEduc – Seropédica e Vassouras (RJ), Santana do Mundaú (AL), Novo Repartimento (PA), Cocalzinho (GO), Alto Alegre (RR) e Oiapoque (AM) – foi convidada a fotógrafa Claudia Martini. Ela viajou durante cinco meses, entre 2013 e 2014, fotografando as escolas com o menor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “O que vi foi surreal. Me emocionei inúmeras vezes ao clicar...”, relata Claudia.
“O que falar para uma professora que, diariamente, retira o ‘quadro negro’ da parede para que os cupins não o devorem de vez?... O que falar para uma criança que pede um banheiro para sua escola porque tem medo de andar no mato e usar uma latrina? O que falar para uma mãe que diz que seu filho sente fome e que a escola oferece merenda somente alguns dias no mês? Para uma professora que faz as necessidades fisiológicas no mato, atrás da escola, porque a água foi cortada pelo dono da terra e a Secretaria de Educação não tomou providências? Para as crianças que não têm um mobiliário adequado e saber que mesas e carteiras estão estocadas no galpão da Prefeitura há meses?... O que falar para os alunos que dividem um livro didático, enquanto no galpão da Secretaria de Educação os livros são tratados como lixo?... O que falar?”, emociona-se a fotógrafa, desejando que suas fotos “façam parte de um passado”.