PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

PONTO DE PARTIDA (pág.1)
Bráulio Luna Filho


ENTREVISTA (págs. 4 a 9)
Göran Hansson


CRÔNICA (págs. 10 a 11)
Sady Ribeiro*


EM FOCO (págs. 12 a 15)
Oliver Sacks


DEBATE (págs.16 a 21)
Ética e Bioética


SINTONIA (págs. 22 a 24)
Tudo em excesso é veneno!


CARTAS & NOTAS (pág. 25)
Espaço dos leitores


DEPOIMENTO (págs. 26 a 29)
Por dentro de um CAPSad


GIRAMUNDO (págs. 30 a 31)
Curiosidades da Medicina


PONTO.COM (págs. 32 a 33)
Ciência no mundo digital


HISTÓRIA DA MEDICINA (págs. 34 a 37)
Stefan Cunha Ujvari*


CULTURA (págs. 38 a 42)
Coleção de arte


+CULTURA (págs. 42 a 43)
Galeano & Grass


TURISMO (págs. 44 a 47)
Ouro Preto e Diamantina


FOTOPOESIA (pág. 48)
Eduardo Galeano


GALERIA DE FOTOS


Edição 71 - Abril// de 2015

PONTO.COM (págs. 32 a 33)

Ciência no mundo digital

Google. Também na Medicina?!?

Os tentáculos do Google estão se movendo também rumo à Medicina. Em seu laboratório experimental e semi-secreto, o Google(x), destinado aos avanços tecnológicos, cientistas se dedicam ao estudo de nanopartículas magnéticas, que seriam ingeridas e iriam para a corrente sanguínea do paciente. O objetivo é projetá-las para ligar seletivamente as moléculas-alvo, podendo atacar o câncer, ou furar as proteínas que promovem, por exemplo, o desenvolvimento da doença de Parkinson. Tudo isso com um dispositivo que pode ser usado no pulso, tornozelo, cintura, peito ou em outras partes do corpo. O método já teve seu pedido de patente registrado em setembro de 2013.

 

Máquinas versus humanidade

“A chance de um computador ser responsável pelo fim do mundo é de até 10%, contra 0,005% de uma guerra nuclear, e 0,0001% de uma pandemia global”. Impossível? A conclusão, apavorante, é do estudo 12 Riscos que ameaçam a civilização humana, do grupo sueco Global Challenges Foundation. Um dos coautores do texto, o professor Stuart Armstrong, da Universidade de Oxford, explica em seu livro Smarter Than Us como a inteligência artificial (IA) é mais ameaçadora do que imaginamos, porque simula e supera o homem na sua vantagem sobre a natureza: a inteligência. Felizmente (ufa!...), não há consenso a respeito do assunto entre os especialistas de IA.

 

Melhor app social do mundo

Motivado pela tentativa de facilitar a comunicação com sua filha, Clara, que tem paralisia cerebral, o analista de sistemas brasileiro Carlos Pereira desenvolveu o Livox, que, no início do ano, foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Melhor Aplicativo de Inclusão Social do Mundo. Por meio de uma interface simples, ele converte milhares de imagens e símbolos em sons, permitindo que pessoas com deficiência possam se comunicar. O Livox pode até mesmo auxiliar o usuário a aprender a ler, escrever e fazer cálculos. Mais informações em http://www.livox.com.br

 

Adolescentes fazem sexting

    Adolescentes trocam mensagens, fotos ou vídeos eróticos pelo celular – o chamado sexting –, mas os pais podem ficar tranquilos, garante uma pesquisa da Universidade do Texas Medical Branch, segundo a qual a atividade não está associada a comportamentos de risco no futuro.

Publicado na revista Pediatrics, o estudo lembra que o comportamento não é novo. “A novidade está na facilidade com que as novas tecnologias permitem a interação e o compartilhamento dos sextings”, afirmam os pesquisadores, alertando os pais, porém, sobre a necessidade de orientar seus filhos sobre prevenção, inclusive relacionada à privacidade na rede.

 

Imagens de tirar o fôlego

Um close microscópico de uma língua de gato, uma coluna extremamente curvada de uma mulher de 79 anos, neurônios do cérebro de um rato, grãos de pólen sendo liberados por uma flor (foto) e um modelo impresso em 3D de um pulmão humano, estão entre as 20 imagens finalistas do prêmio Wellcome Image Awards 2015 que elegeu o melhor das imagens cientificas produzidas durante 2014. Nelas, os pesquisadores usam técnicas e equipamentos de última geração para registrar detalhes da anatomia de animais e de humanos. As fotos serão exibidas em 11 centros científicos, museus e galerias do Reino Unido e dos Estados Unidos. Mas também  estão bem pertinho, por meio da internet, em http://www.wellcomeimageawards.org

 

Cidadãoquatro

Os fãs de Edward Snowden – o norte-americano que virou herói para milhares de pessoas no mundo preocupadas com a vigilância feita pelos Estados Unidos na internet – podem agora checar sua história no filme Citizenfour (Cidadãoquatro), vencedor do Oscar de melhor documentário este ano. Nele são narrados os bastidores do escândalo global causado pelas revelações e vazamentos do ex-analista da Agência Nacional de Segurança (NSA), dos EUA.

Em 2013, a diretora do filme, Laura Poitras, e o jornalista Glenn Greenwald – também norte-americanos – foram até Hong Kong conhecer o analista, com quem tinham  mantido contatos secretos e criptografados via internet. A partir desse encontro, ambos denunciaram publicamente o esquema de espionagem. O documentário retrata também a reação de Snowden, conforme os desdobramentos ocorriam e sua identidade ficava cada vez mais perto de ser revelada, mostrando todas nuances, que variam de coragem ao medo, do homem que sozinho enfrentou o poder e a fúria de Washington, ao provar, com documentos da NSA, que, por meio da internet, qualquer cidadão, de qualquer país, pode ser vigiado pelo governo dos EUA. Seu lançamento nos cinemas brasileiros ainda não tem previsão, mas sua diretora o disponibilizou na internet. Pode ser assistido, com legendas em português (mas com publicidade), em http://assistindofilmesonlinehd.net/assistir-citizenfour-cidadao-quatro-legendado-online ou na versão em inglês no endereço https://thoughtmaybe.com/citizenfour

 

(Colaborou: Rodrigo Carani)
 


Este conteúdo teve 54 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 517 usuários on-line - 54
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior