PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

PONTO DE PARTIDA (pág.1)
João Ladislau Rosa - Presidente


ENTREVISTA (págs.4 a 9)
Adriane Fugh-Berman


CRÔNICA (págs.10 a 11)
Sady Ribeiro*


EM FOCO (págs. 12 a 15)
História da Telemedicina no SUS


ESPECIAL (págs. 16 a 21)
Hospitais verdes


MÉDICOS NO MUNDO (págs. 22 a 26)
O atendimento no acampamento de refugiados em Dagahaley (Quênia)


CONJUNTURA (págs. 27 a 28)
Álcool e direção: dupla perigosa


HISTÓRIA DA MEDICINA (págs. 29 a 31)
Primeiros médicos no Brasil


GIRAMUNDO (pág. 32 a 33)
Curiosidades interessantes


PONTO COM (pág. 34 a 35)
Informações do mundo digital


SINTONIA (pág. 36 a 37)
Números na Saúde


HOBBY (pág. 38 a 41)
Xadrez


CULTURA (págs. 42 a 46)
Museu da Cidade de São Paulo


CARTAS & NOTAS (pág. 47)
LEITORES


FOTOPOESIA (pág.48)
Alvaro Posselt


GALERIA DE FOTOS


Edição 67 - Abril/Maio/Junho de 2014

PONTO COM (pág. 34 a 35)

Informações do mundo digital

Vale a pena


Não é pouca coisa. A obra completa de Fernando Pessoa, o maior poeta da língua portuguesa e um dos melhores do mundo, está disponível para download gratuito no portal Domínio Público. Para ler os versos geniais do poeta de Valeu a pena? Tudo vale a pena / Se a alma não é pequena é só acessar: www.dominiopublico.gov.br. Na janela “Pesquisa Básica”, escolha a opção de mídia “texto” e, na opção autor, coloque o nome do poeta.



Fotos históricas


Uma das fotos: menino austríaco recebendo sapatos novos durante
a Segunda Guerra Mundial

Uma imagem vale mais do que mil palavras? Nem sempre, mas algumas fotos disponibilizadas no site Obvious Mag realmente valem. Entre elas, pode-se ver uma placa que anuncia a venda de quatro crianças, pela própria mãe; Charles Chaplin aos 27 anos; e um dos primeiros pacientes a se submeter a uma cirurgia plástica avançada de transplante de pele, em 1917. São apenas 40 fotos, mas registram momentos únicos ou extraordinários. Vale a pena acessar http://www.obviousmag.org e escrever “40 fotos históricas” na janela “pesquisar”, no alto da página inicial.

 


Imagens online

Está procurando fotos? O banco de imagens online Getty Images decidiu permitir o compartilhamento das suas, em mídias sociais e blogs, desde que sejam colocados, no pé delas, o crédito e o link para a página licenciada. A empresa está abrindo mão de sua logomarca – que aparecia como “marca d´água” sobre as fotos – na maior parte da sua coleção. A iniciativa visa a um maior controle da empresa sobre suas imagens, pois frequentemente seu conteúdo é compartilhado nas redes sociais sem nenhum crédito. Confira em http://www.gettyimages.pt



Enquanto você dorme

Já pensou em ajudar uma universidade na descoberta da cura do câncer e do Mal de Alzheimer? E fazer isso enquanto deixa seu celular carregando e vai dormir? Por meio do Sleep Power – aplicativo desenvolvido pela Universidade de Viena – isso é possível. Enquanto o aparelho carrega, seu processador recebe cálculos de sequências proteicas, decifra e os envia novamente para a universidade.  O processo acaba quando o despertador toca e o usuário começa a usar o celular. Quem quiser, pode usar também o computador e, até mesmo, um videogame para contribuir com as pesquisas. O aplicativo está disponível somente para os smartphones com sistema Android.




WhatsAppitis

Quem já viu jovens digitando, com incrível rapidez, mensagens por meio do WhatsApp ou outros aplicativos, no minúsculo teclado de um smartphone, não se surpreende. A respeitada The Lancet publicou, no final de março, o primeiro caso comprovado de WhatsAppitis do mundo, definido como uma dor no pulso e tendinite no polegar. No artigo, a médica espanhola Inés Fernandez Guerrero descreve o caso de uma paciente, também médica, que estava de plantão na noite do último Natal, e passou seis horas trocando mensagens pelo aplicativo. O movimento repetitivo gerou tendinite no polegar. Além do uso de antinflamatórios, a abstinência do uso de celular também está no tratamento. Um problema, certamente, em ascensão. Saiba mais em: http://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736%2814%2960519-5/fulltext




UBS conectada

A USP desenvolveu, em parceria com uma empresa privada, um aplicativo para dispositivos móveis que permite a captação de dados da saúde dos pacientes, de forma rápida e segura. A tecnologia – cujo projeto-piloto foi implantado na Zona Oeste da capital paulista – facilita o trabalho dos agentes das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Dados referentes a questões de moradia, ocorrências de epidemias, doenças crônicas, AVC e gravidez, entre outros, são coletados e enviados diretamente para o banco de dados da Faculdade de Medicina da USP, em tempo real.  As informações são georeferenciadas pelo GPS do celular e depois geram mapas. Atualmente a coleta de dados do Programa de Atenção Básica à Saúde é realizada por meio de formulários em papel.


(Colaborou: Fátima Lopes)

 

 


Este conteúdo teve 148 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 240 usuários on-line - 148
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior