PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

PONTO DE PARTIDA (pág.1)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág.4)
Susan Greenfield


CRÔNICA (pág.11)
Fabrício Carpinejar*


SINTONIA (pág.12 a 15)
Neurociência e Filosofia


DEBATE (págs.16 a 21)
Todos os cidadãos têm o direito à saúde garantido?


EM FOCO (págs. 22 a 25)
Medicina sobre rodas


GIRAMUNDO (pág.26)
Curiosidades de ciência e tecnologia, história e atualidades


PONTO COM (pág.28)
Informações do mundo digital


HISTÓRIA (págs. 30 a 33)
Com 112 anos de história, Intituto Butantan é um dos maiores centros de biomedicina mundial


HOBBY (págs.34 a 37)
Médicos dedicam-se a escrever poemas


CULTURA (pág.38 a 41)
Pinacoteca de São Paulo realiza mostra sobre gravura brasileira


LIVRO DE CABECEIRA (pág.42)
Por Marco Tadeu Moreira de Moraes*


CARTAS & NOTAS (pág.43)
Medicina na Bolívia atrai grande número de brasileiros


TURISMO (págs. 44 a 47)
Cidades de Santa Catarina guardam um pouco da cultura europeia


FOTOPOESIA (pág.48)
Oscar Niemeyer


GALERIA DE FOTOS


Edição 62 - Janeiro/Fevereiro/Março de 2013

PONTO COM (pág.28)

Informações do mundo digital


Diabetes tem site especial

Os portadores de diabetes têm agora um site especial (www.autocuidado.saude.gov.br), administrado pelo Ministério da Saúde, onde podem obter informações sobre os cuidados que devem ter para conviver com a doença de maneira positiva e saudável. Sugestões, dúvidas e críticas são bem aceitas. Pesquisa divulgada pelo MS mostra que, em 2010, 54,8 mil pessoas morreram em consequência do diabetes no país. A doença matou mais do que acidentes de trânsito (42 mil) e a Aids (12 mil).



Harvard sem sair de casa

Cursos gratuitos em muitas das melhores universidades do mundo sem sair de casa? Sim, é possível, mas... em inglês. O site www.coursera.org reúne, segundo o jornal Folha de S. Paulo, 207 disciplinas de 33 universidades dos Estados Unidos, Europa, Ásia e Oriente Médio. O aluno precisa apenas se cadastrar e assistir às aulas em vídeo, ler textos e resolver provas. No final recebe um certificado. Medicina; e Saúde e Sociedade & Ética Médica estão entre os cursos. Em outro site, o www.edX.org pode-se fazer cursos na Universidade de Harvard e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o mitológico MIT, entre outros. Outra iniciativa, do iTunes, da Apple, permite baixar palestras e seminários, também gratuitamente.



“Internet ameaça a civilização”

Artigos, reportagens e livros sobre a espionagem a que todos os usuários da internet estão submetidos multiplicam-se cada vez mais. Mas, dessa vez, o livro em questão – Cypherpunks, liberdade e o futuro da internet – é de um especialista no assunto, Julian Assange (foto), o famoso criador e editor-chefe do WikiLeaks, site que revelou ao mundo documentos ultrassecretos dos Estados Unidos e de outros países. Assange está há meses refugiado na embaixada do Equador em Londres. O novo livro reproduz um debate entre o jornalista australiano e três colegas ativistas – Jacob Appelbaum, Andy Müller-Maguhn e Jérémie Zimmermann. Nele, Assange prevê que, apesar de a internet ter possibilitado revoluções em todo o mundo, ela pode ser uma ameaça à civilização humana em decorrência da transferência de informações de populações inteiras às agências de espionagem e seus aliados corporativos, que não prestam conta de seus atos. Google, Facebook, Amazon, cartões de crédito e o governo dos EUA são os mais citados. Os ativistas abordam também o movimento cypherpunk, do qual fazem parte, que prega a utilização da criptografia e similares para se contrapor à espionagem em massa.



Narciso sem espelho


“Beleza interior” é uma expressão até usual. E a “feiúra interior”? Quase ninguém fala dela, mas o fotógrafo Rut Mackel, que vive em Londres, quis explorar, no ensaio The ugly truth (a verdade feia), “a beleza e a feiúra que existe dentro de cada um”. As fotos mostram pessoas esteticamente atraentes pressionando o rosto contra um vidro, deformando-o. “Como essas pessoas se sentem mudando repentinamente de aparência? Que emoções afloram disso? Elas começam a se ver de forma diferente? Como lidariam com isso? E nós, veríamos essas pessoas também de forma diferente?”, perguntou-se Mackel, ao fazer o ensaio fotográfico. Para ver as fotos, clicando em cima delas, acesse: http://www.rutmackel.com/gallery/67755/the-ugly-truth




Socorro!!!

Dúvidas a respeito de qual placa mãe comprar para seu computador ou como formatar um PC com Windows 7, rapidamente? Ou quer saber como recuperar a conexão depois de dar reset no modem? Para saber, basta acessar o fórum http://forum.techtudo.com.br/, que terá as respostas, dadas por outros usuários. Você pode enviar as suas dúvidas – das mais simples às mais complexas – ou ler milhares de outras perguntas e respostas sobre tecnologia em geral, sobretudo referente a hardwares e softwares. O site contém um útil ranking de assuntos (tags) mais abordados.




Emergência em queimaduras


Uma cartilha para tratamento de emergência de queimaduras está disponível no site do Conselho Federal de Medicina (www.portalmedico.org.br), no espaço dedicado à sua biblioteca, onde os textos poderão ser lidos ou acessados para download. O documento é fruto de parceria do CFM e do Ministério da Saúde, visando contribuir com a qualificação e a informação continuada dos médicos brasileiros.

Fotos: Mashable.com/Rut Mackel/Benoit Chartron-123RF


Este conteúdo teve 261 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 316 usuários on-line - 261
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior