CAPA
PONTO DE PARTIDA (pág. 1)
Luiz Alberto Bacheschi*
ENTREVISTA (pág. 4)
Jairo Bouer
AMBIENTE (pág. 9)
As comunidades quilombolas remanescentes no Estado de São Paulo
CRÔNICA (pág. 12)
Pasquale Cipro Neto*
CONJUNTURA (pág. 14)
Conselheiros analisam tratamento de saúde oferecido a estrangeiros
SINTONIA (pág. 19)
Renato Azevedo Júnior*
DEBATE (pág. 22)
Pesquisadores discutem estágio atual das pesquisas com células-tronco
GIRAMUNDO (pág. 28/29)
Curiosidades da ciência e tecnologia, da história e da atualidade
PONTO COM (pág. 30)
Acompanhe as novidades que agitam o mundo digital
EM FOCO (pág. 32)
Charges e desenhos sobre o ensino e a prática médica
CULTURA (pág. 34)
Marcelo Secaf *, presidente do conselho da Associação Pinacoteca
TURISMO (pág. 38)
Parque Estadual do Jalapão, em Tocantins
HOBBY (pág. 44)
Caratê: melhor concentração e controle das emoções
LIVRO DE CABECEIRA (pág. 47)
Obra da psicóloga e psicoterapeuta francesa Marie de Hennezel
POESIA( pág. 48)
Soneto de Machado de Assis
GALERIA DE FOTOS
PONTO COM (pág. 30)
Acompanhe as novidades que agitam o mundo digital
Edifício árvore
(Designboom.com)
Taiwan se prepara para construir, até 2014, um edifício de 300 metros de altura, semelhante a uma “árvore tecnológica”. O design inclui um tronco com oito plataformas que se movem para cima e para baixo como se fossem folhas ao vento. O projeto é de autoria do arquiteto romeno Stefan Dorin e foi o vencedor de um concurso promovido pela cidade de Taichung, a terceira maior do país e financiadora da obra.
Link: http://migre.me/37WKG
Do portal do Cremesp
Sustentabilidade 1
Já está em teste no Rio de Janeiro o asfalto sustentável, formado por uma mistura de pneus triturados que, segundo os engenheiros responsáveis, deixa a pista menos escorregadia em dias de chuva e tem maior durabilidade, oferecendo mais segurança para motoristas. A ideia é também aproveitar pneus usados e geralmente abandonados em grandes quantidades em borracharias, depósitos de ferros velhos, estacionamentos e vias públicas: cada metro quadrado de asfalto ecológico retira do meio ambiente o equivalente a um pneu usado! A primeira estrada brasileira a receber 35 quilômetros desse tipo de asfalto será a RJ-122, conhecida como Rio-Friburgo, rodovia que liga os municípios de Guapimirim e Cachoeiras de Macacu.
Sustentabilidade 2
(Rgrant/Dreamstime.com)
Apenas 5% da população está engajada nas mudanças de atitude. Este é o resultado parcial de um levantamento inédito realizado pelos Institutos Akatu e Ethos . Com o mote “O Consumidor Brasileiro e a Sustentabilidade: Atitudes e Comportamentos frente o Consumo Consciente, Percepções e Expectativas sobre a Responsabilidade Social Empresarial. Pesquisa 2010”, o objetivo do estudo foi avaliar o quanto a população compreende o termo sustentabilidade para aplicá-lo em seu dia a dia. Acredite: 56% dos consumidores jamais ouviram falar em sustentabilidade!
Veja mais em: http://www.cremesp.org.br/sustentabilidade/
WikiLeaks incomoda muita gente
(Wikileaks.org)
Julian Assange, criador do site WikiLeaks que foi preso por divulgar, na rede, informações consideradas secretas e assuntos de segurança de Estado, segue ganhando admiradores e inimigos por todo o mundo. Além da rede de colaboradores anônimos que abastecem o site, muitas pessoas simpatizaram com a iniciativa do jornalista australiano. Ele teve parte de sua fiança paga pelo cineasta Michael Moore e outras personalidades.
Apesar da grande mobilização e apoio popular, empresas como Visa e Mastercard cancelaram os serviços ao Wikileaks. As mesmas instituições financeiras não impedem doações para a organização racista Ku Klux Klan, por meio de seus serviços. Assange disse que as operadoras são “instrumentos de política externa dos EUA”.
Camundongo cantor
Um experimento científico liderado pelo pesquisador Arikuni Uchimura, da Universidade de Osaka, no Japão, modificou geneticamente um camundongo, que canta como um passarinho. ”Fiquei surpreso porque estava esperando um camundongo com características físicas diferentes”, disse Uchimura. O vídeo do camundongo está disponível no site http://www.youtube.com/watch?v=yLu37VvCozw
Fonte: Folha.com
Imagem: Cameradave/Dreamstime.com/MB
Dados pessoais na internet
(Eyedear/Dreamstime.com)
A maioria dos jovens brasileiros (83%), entre 13 e 17 anos, utiliza a internet para publicar informações pessoais, segundo estudo da agência de segurança da informação McAfee, encomendada à empresa de pesquisas de mercado TNS, realizada em setembro. O estudo também aponta que oito em cada dez adolescentes acessam frequentemente seus perfis em redes sociais. Destes, 46% incluem informações referentes à sua localização geográfica. Mesmo assim, 79% dos entrevistados disseram que sabem como se proteger das ameaças virtuais.
Opine sobre estas matérias: editoria@cremesp.org.br