PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

PONTO DE PARTIDA
Editorial, com Isac Jorge Filho


ENTREVISTA
Nosso convidado é Diego Gracia, um dos papas da Bioética na Europa


CRÔNICA
Acompanhe texto bem-humorado de Tufik Bauab, médico radiologista


CONJUNTURA
Uma análise da história da hanseníase no país


BIOÉTICA
A situação sombria das mulheres indianas


MÉDICAS EM FOCO
Marilza Rudge e Mary Ângela Parpinelli contam suas trajetórias profissionais


DEBATE
A quebra das patentes dos medicamentos no Brasil


FOTOLEGENDA
Harold Pinter, prêmio Nobel de Literatura, e a política externa dos EUA


SINTONIA
Hospital expõe fotos tiradas por crianças e adolescentes internados


LIVRO DE CABECEIRA
Totalidade e Infinito - Emmanuel Lévinas


CULTURA
Faculdade de Medicina da Bahia: 1ª instituição do ensino superior do país


TURISMO
O crescimento - prazeroso - do turismo rural no Brasil


HOBBY DE MÉDICO
Quando a partitura se transforma em instrumento de trabalho...


POESIA
Entre o Sono e o Sonho - Fernando Pessoa


GALERIA DE FOTOS


Edição 34 - Janeiro/Fevereiro/Março de 2006

SINTONIA

Hospital expõe fotos tiradas por crianças e adolescentes internados

Pelos olhos dos pacientes 

Os calendários são companheiros diários durante todo o ano. E para adolescentes e crianças  maiores de dois anos que estiveram em tratamento no Instituto da Criança - ICr - da Faculdade de Medicina da USP, um motivo de satisfação ao ver fotografias, por elas produzidas, impressas no calendário oficial de 2006 feito pela instituição.

Em 2005, mais de cem pequenos pacientes foram convidados a passear pelos corredores do hospital para fotografar o que mais chamava atenção, dentro do tema Quando a Dor Rima com Amor – Pelos Olhos da Criança. Todos os que não estavam restritos ao leito receberam câmeras descartáveis e fizeram uma média de treze fotos cada um. O passeio fazia parte do programa Plantão Contra a Dor do ICr e resultou em um concurso de fotografia, sob a orientação da equipe de Terapia Ocupacional.  

Foram mais de mil fotos analisadas por uma comissão formada por representantes da Terapia Ocupacional, da indústria farmacêutica patrocinadora e da Unidade de Dor e Medicina Paliativa. A comissão selecionou 46 fotos que, em novembro do ano passado, foram expostas ao público, no saguão do ICr. Na ocasião, visitantes e funcionários votaram nas melhores imagens, que foram as escolhidas para o calendário de 2006.  Com 84 votos, a vencedora foi a menina Helizabeth de Mattos Trindade, de 7 anos, que ganhará uma máquina fotográfica digital.  

A garota Paloma Calixto Lima, de 13 anos, que voltou este ano ao hospital por causa de uma pneumonia, diz que adorou participar do projeto. Sua foto não foi escolhida para o calendário, mas ficou entre as selecionadas para a exposição. “Tirei um monte de fotos legais! Ficariam melhores se a máquina tivesse flash”, ensina Paloma.

Outro paciente que estava de volta ao hospital em janeiro era Raphael Marcondes Cândido, de 8 anos, portador de doença crônica, que há cinco anos o obriga a internações periódicas.  “Gostei muito de tirar foto, mas o que eu quero mesmo é ser desenhista. Aqui tem um livro da Tarsila - do Amaral. Eu copio todos os desenhos dela”, afirmou Raphael.  

Com o intuito de exibir todas as fotos que tinham qualidade visual, outra seleção indicou 100 fotos para a III Exposição de Talento Mirim, ocorrida entre 6 e 20 de dezembro no saguão do ICr. 

Terapia permanente 

A cada seis meses o ICr faz uma exposição do material produzido por crianças em tratamento. São desenhos, pinturas, atividades gráficas e, pela primeira vez, o instituto utilizou a fotografia.  Raphael, na foto ao lado, adora o hospital.



“Foi uma experiência inovadora para as crianças que puderam lidar com um material diferente, ter um resultado bonito e que mostra sua própria visão do local”, declarou Priscila Bagio, Terapeuta Ocupacional do ICr.  Segundo ela, cada evento é uma ação para integrar todos que trabalham no instituto a uma  causa: propiciar um ambiente confortável e que remeta ao mundo infantil.

Um dos lugares preferidos das crianças que estão no ICr é a brinquedoteca. Algumas crianças pedem para ficar doente, só para voltar para aquela sala colorida, cheia de brinquedos e livros.   


Calendário 2006 do ICr

Colaborou: Fernanda Ubatuba 


Este conteúdo teve 177 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 285 usuários on-line - 177
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior