Pareceres


Nova Pesquisa | Voltar
Enviar por e-mail | Imprimir apenas a ficha | Imprimir o parecer com a ficha

PARECER Órgão: Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo
Número: 84152 Data Emissão: 22-11-2016
Ementa: É necessário esclarecer que atendimento no Pronto Socorro, no setor de Pediatria, exige como fator de segurança para a população, uma equipe específica para este fim, não cabendo ao mesmo plantonista realizar cobertura de locais já citados pelo consulente e acrescentando ainda a cobertura em Unidade de Pronto Socorro. Existindo a necessidade de atendimento pediátrico em Unidade de Pronto Socorro, cabe a Instituição providenciar este modelo de atendimento.

Imprimir apenas a ficha


Imprimir o parecer com a ficha
 

Consulta nº 84.152/16

 

Assunto: Sobre modelo de atendimento pediátrico.

Relator: Conselheiro Luiz Antônio Costa Sardinha.


Ementa: É necessário esclarecer que atendimento no Pronto Socorro, no setor de Pediatria, exige como fator de segurança para a população, uma equipe específica para este fim, não cabendo ao mesmo plantonista realizar cobertura de locais já citados pelo consulente e acrescentando ainda a cobertura em Unidade de Pronto Socorro. Existindo a necessidade de atendimento pediátrico em Unidade de Pronto Socorro, cabe a Instituição providenciar este modelo de atendimento.

 

O consulente, Dr. J.L.M., relata a esta Casa, modelo de atendimento pediátrico que sua equipe, possivelmente através de P.J., realiza em cidade do interior de São Paulo.

Em sua missiva esclarece que atualmente realiza orientação via telefone de casos mais graves em atendimento pediátrico  realizado no Pronto Socorro Municipal, o que faz este parecerista alertar que tal conduta de avaliação de paciente via telefone, sem realização de exame local do paciente fere o atual Código de Ética Médica, alertando ao consulente que não realize mais tal forma de atuação.

Relata ainda que atualmente sua equipe realiza cobertura de atendimento local na Santa Casa e através de atendimento ao centro cirúrgico em nascimento, pacientes internados, visitas ao alojamento conjunto e intercorrências de RN's patológicos. A direção da Santa Casa solicita que a mesma equipe assuma atendimento de casos mais graves no Pronto Socorro da Instituição.

PARECER

 

É necessário esclarecer que este parecerista desconhece o modelo de contrato de trabalho do consulente, ficando em dúvida sobre o que reza tal relação de trabalho. Mas com relação a realizar cobertura de atendimento em Unidade de Pronto Socorro com a mesma equipe que realiza outras coberturas não seria de modo ético e seguro para a população e nem para os médicos que a realizariam.

É necessário esclarecer que atendimento no Pronto Socorro, no setor de Pediatria, exige como fator de segurança para a população, uma equipe específica para este fim, não cabendo ao mesmo plantonista realizar cobertura de locais já citados pelo consulente e acrescentando ainda a cobertura em Unidade de Pronto Socorro.

Existindo a necessidade de atendimento pediátrico em Unidade de Pronto Socorro, cabe a Instituição providenciar este modelo de atendimento.

 

Este é o nosso parecer, s.m.j.


Conselheiro Luiz Antônio da Costa Sardinha


APROVADO NA REUNIÃO DA CÂMARA DE CONSULTAS, REALIZADA EM 11.11.2016.
HOMOLOGADO NA 4.752ª REUNIÃO PLENÁRIA, REALIZADA EM 22.11.2016.

Imprimir o parecer com a ficha

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede - Consolação: Rua da Consolação, 753
Centro - São Paulo/SP - 01301-910

Sede - Luís Coelho: Rua Luís Coelho, 26
Consolação - São Paulo/SP - 01309-900

Subsede - Vila Mariana: Rua Domingos de Moraes, 1810
Vila Mariana – São Paulo/SP - 04010-200

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 5908-5600 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2017 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 92 usuários on-line - 99
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior